Um sábado de muito futebol para os torcedores da capital. De um lado o Avaí recebendo o Londrina, às 16 horas, em jogo com cheiro de decisão pela situação incomoda na tabela, num grande vexame na Série B. De outro, o Figueirense em Belém do Pará, alimentando a esperança de conquistar a sua segunda vitória fora de casa na Série C, após ganhar do Brusque no último sábado.
São muitas emoções para um futebol que precisa de afirmação e evolução. Os objetivos hoje estão diferentes daqueles do início da competição. O Figueirense luta pela classificação no G-8, que dará direito a disputar o quadrangular e aí sim buscar o Acesso. Enquanto o Avaí, afundado na tabela, nem sonha com o acesso. O pensamento mudou e hoje escapar da degola no ano do seu Centenário é o que a torcida mais quer. É bom lembrar que em 2021 o Avaí foi campeão catarinense e subiu para a Série A. Tudo mudou assim, tão de repente.
Morínigo fora
A estreia do diretor executivo de futebol Eduardo Freeland pode gerar um clima diferente no Avaí. As conversas individuais com os jogadores buscam recuperar a autoestima de todos, um grupo arrasado pelo rendimento e falta de resultados. A expectativa também é boa, uma vez que o técnico Gustavo Morínigo teve duas semanas para a preparação da equipe. Suspenso pelo terceiro amarelo, Morínigo será substituído no banco pelo auxiliar técnico Diosnel Burgos.
Igor Bohn
A equipe azurra para este confronto contra o Londrina deve ter poucas mudanças em relação ao time que empatou a última partida em casa frente ao Botafogo-SP. O goleiro Igor Bohn deve retornar ao gol azurra depois de um longo período afastado. E o provável time será este: Igor Bohn; Igor Inocêncio, Roberto, Felipe Silva e Natanael; Giva, Jean Cléber e Eduardo; Dentinho, Ricardo Bueno ou Patiño e Waguininho.
A lei do ex?
O Londrina traz a Florianópolis alguns jogadores conhecidos da torcida do Avaí, que recentemente passaram pela Ressacada. Diego Jardel, autor do gol do acesso em 2016, Lucas Frigeri, goleiro campeão catarinense pelo Avai em 2019, naquela disputa de penaltis contra o Chapecoense e ainda o atacante Higor Leite, que passou pelo clube em 2013. A diretoria fez promoção de ingressos e a torcida azurra precisa apoiar nesta recuperação.
Figueira em Belém
A conquista da primeira vitória fora de casa diante do Brusque depois de um ano de jejum deu ao Figueirense uma semana de tranquilidade e preparação. A equipe cruzou o país para tentar repetir o feito diante do Remo, no Estádio Mangueirão, às 16h30min, pela Série C. O técnico Paulo Baier deve repetir o time: Wilson; Elias, Guilherme Souza, Maurício e Raí Lopes; Robson Alemão, Léo Baiano e Gledson; Gustavo França, Bruno General e Cesinha, uma vez que Guilherme Pato não viajou com a delegação. Marquinho, que pertence ao Barra, também ficou em Florianópolis.
Robson Alemão
O volante Robson Alemão foi eleito o melhor em campo na vitória sobre o Brusque. Confira a entrevista:
Confronto Catarinense
Clássico catarinense na Série B também neste sábado. A Chapecoense recebe o Criciúma em jogo bastante equilibrado e de opostos. Enquanto a Chapecoense faz companhia ao Avaí na zona de rebaixamento, o Criciúma espera vencer e voltar ao G-4, de onde saiu na última rodada. É uma incógnita este jogo, uma vez que Gilmar Dal Pozzo está praticamente iniciando a caminhada e o Tigre tem o trabalho longevo e consolidado de Cláudio Tencati.
Asa com Linguiça
Os oficiais da PM criaram um grupo de peladas chamado Asa com Linguiça, que sempre se encontra às terças-feiras, na Centro de Ensino da Polícia Militar, na Trindade. Asa com linguiça foi o nome escolhido porque sempre era o prato após a brincadeira, que virou séria e chega neste sábado aos 30 anos. O presidente do grupo é o Coronel Oscar Vasques, o Casinho, que reúne os integrantes, familiares e amigos para uma confraternização.
Mini Catarinense
A Copa Santa Catarina, um mini campeonato catarinense, competição que garante uma vaga na Copa do Brasil ao campeão, terá dez participantes. Destaque para Avaí, Figueirense e Chapecoense, que buscam a vaga milionária. Participam ainda Nação, Joinville, Barra, Marcílio Dias, Concordia, Hercílio Luz e o Internacional de Lages. O início da competição está previsto para o dia 03/09.
Rubinho
O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, falou na Jovem Pan News Florianópolis, que vai buscar adaptar a tabela de forma a atender aos interesses dos clubes que hoje disputam o Brasileiro nas Séries B, C e D. Uma medida providencial pela importância dos objetivos em jogo.
Papelão
A violência das torcidas de Santos e Vasco esta semana gerou um clima de grande preocupação entre as autoridades do futebol brasileiro. Afinal, quando o time vai mal pode quebrar tudo? A punição preventiva ao Santos é um lenitivo, pelo que a torcida fez na derrota para o Corinthians e o Vasco vai no mesmo caminho, pois a torcida reagiu de forma violenta na derrota para o Goiás. Se não for barrada agora, a violência nos estádios pode ficar fora de controle. Quem perde é o futebol.