A fase não é boa, chove muito em Floripa, o torcedor meio que abandonou o time, pela presença no último jogo. Mas a esperança é sempre a última que morre. O Avaí vai com tudo para tentar vencer o América-MG na noite de sexta-feira (11), na Ressacada, pela 31ª rodada da Série B. Precisa manter acesa a chama do acesso, que está bem distante.
Jejum
O time de Enderson Moreira pode ter mudanças com o retorno de alguns titulares que estavam no DM, mas precisará muito mais do que isso para voltar a marcar gol e pensar em vitória. O ataque do Avaí só não é pior do que o Brusque, que tem 20 gols contra 23 do Leão da Ilha. Não comemora um gol faz três jogos. Falta futebol de qualidade, envolvimento coletivo e agressividade. Eu diria que falta também um pouquinho mais de coragem do próprio técnico para colocar o time no ataque.
O torcedor já está questionando a presença de Enderson no comando da equipe. A última entrevista dele após o empate melancólico diante do Brusque mostrou um técnico sem muitas convicções, cheio de dúvidas com os atletas que têm à disposição. Pelo tempo que está na Ressacada, não se consegue identificar um plano de jogo bem elaborado, que possa extrair o melhor de cada atleta. O Avaí é um amontoado de jogadores e pouca criatividade.
Love na seca
Vagner Love veio como a grande esperança do Avaí, mas até agora, em 16 partidas, contribuiu muito pouco para o objetivo do clube. Foram 19 pontos conquistados com ele em campo e dois gols marcados. O desempenho fraco, pouco efetivo, compromete o desempenho no ataque. Love joga muito distante dos zagueiros, não vai para o confronto nas disputas e demonstra que o gás acaba sempre o segundo tempo.
Equilíbrio
Avaí e América jogaram até o momento 21 partidas, com oito vitórias do América, sete do Avaí e seis empates. Um equilíbrio grande entre as duas equipes. O confronto no primeiro turno terminou empatado em 1 x 1. O gol azurra foi marcado pelo volante Willian Maranhão, enquanto o atacante Brenner empatou, os dois gols na primeira etapa.
Lisca não muito doido
O técnico Lisca retorna à Ressacada para enfrentar o Avaí depois da passagem meteórica pelo Leão da Ilha na campanha da Série A em 2022, quando a equipe caiu para a segunda divisão. Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi, 52 anos, conseguiu revigorar o futebol do América-MG. A equipe somou pontos importantes e está a uma posição do G-4. Precisa da vitória para alimentar o sonho de repetir o acesso de 2020, quando perdeu o título para a Chapecoense.
Figueira
Aguarda os resultados do fim de semana para ver se consegue se manter vivo para a última rodada, na esperança de conseguir a classificação para a fase decisiva da Copa Santa Catarina. Com a cabeça na assembleia de credores e com salários atrasados, o clima é tenso. Mas é preciso sobreviver com esperança e amor. Muita conversa e treinamento para enfrentar o Marcílio Dias, terça-feira (15), no Gigantão, em Itajaí.
Chapecoense
A derrota para o Paysandu foi muito ruim para a Chapecoense, combinada com outros resultados. A equipe está na porta do G-4. Precisará de superação para somar os pontos para a permanência. O consolo é Dal Pozzo, que melhorou o time e segue buscando as vitórias da salvação. Como ocorreu em outras oportunidades dirigindo o verdão.
Volta pra casa
O Brusque volta a jogar no Estádio Augusto Bauer depois de quase um ano. Enfrentará o Ituano numa briga direta contra o rebaixamento. Não tem moleza, mas pelo menos agora terá o apoio do torcedor, o décimo segundo jogador. Enfrentar o Ituano não é uma tarefa fácil, pois a equipe de Alberto Valentim é bem organizada e joga bem. O tapetinho da grama sintética do Augusto Bauer poderá ser uma arma para o renascimento do Brusque rumo à permanência.
Brasil no sufoco
Venceu o Chile de virada por 2 x 1 e era o que importava. Mas não fez uma boa partida, muitas mexidas do técnico Dorival Júnior. Um futebol pobre, de pouco envolvimento. O bom neste jogo foram os gols botafoguenses de Igor Jesus empatando a partida e Luiz Henrique no finalzinho. O Brasil pulou para quarto lugar nas eliminatórias. E agora joga terça-feira diante do Peru, no Estádio Mané Garrincha. Que venha nova vitória, pois o importante é classificar para a Copa.