Avaí e Chapecoense vão decidir o título do Campeonato Catarinense pela sexta vez na história. O Leão da Ilha tem a vantagem por ter feito melhor campanha. O primeiro jogo será em local a ser definido nesta segunda-feira. A Chape quer jogar no Estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia. A Arena Condá está em obras para troca do gramado para grama sintética. O regulamento pede estádios com mais de cinco mil lugares. A decisão final será na Ressacada. Clima de revanche ou apenas mais um capítulo dessa rivalidade? Emoções à vista no Estádio Josué Annoni e também no Sul da Ilha.

Histórico quente
A primeira decisão entre os dois aconteceu em 1977, com direito a polêmica e arbitragem discutível. A Chape venceu também em 2017. Já o Avaí levou a melhor em 2009, 2019 e 2021. O tabu continua ou teremos um empate na estatística? Se der empate leva o Avaí, que tem a vantagem de dois resultados iguais pela melhor campanha como aconteceu com a Chape em 2017: 1 x 0 aqui e 1 x 0 na Arena Condá.

Velhos conhecidos
O reencontro será especial para alguns. O técnico Gilmar Dal Pozzo, o auxiliar Emerson Nunes, o preparador físico Jaelson Ortiz e o atacante Getúlio já vestiram azul e branco. Agora, querem mostrar serviço do lado verde. “Conhecemos bem o Avaí”. Mas o Avaí também os conhece… Quem vence esse duelo: Enderson Moreira ou Gilmar Dal Pozzo, confronto que também se repetirá na Série B deste ano. Claro, se os dois estiverem no comando até lá.
Drama no Alfredão

A classificação do Avaí não foi fácil. Após empate em 1 x 1 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, com emoção até a última batida. O herói? O goleiro Igor Bohn, que defendeu duas cobranças e garantiu a vaga. Para alívio do presidente Júlio Heerdt, que suou mais que os jogadores e recoloca o Avaí na Copa do Brasil, ausente durante dois anos. Se for campeão, será o 19º título da história, o mais vezes campeão de Santa Catarina.
Laranja Mecânica

O Santa Catarina foi uma das surpresas do campeonato e deixou sua marca. Com a vaga na Série D garantida, a equipe de Rio do Sul se despede com orgulho. Mas com um detalhe: Mendes, o camisa 10, deve ser anunciado pelo Avaí em breve. Reforço importante para a Série B!
Explosão errada
Festa bonita em campo, mas um fato lamentável nas arquibancadas em Rio do Sul. Um torcedor acendeu um foguete e apontou para a torcida azurra. Resultado: pai e filho levemente feridos. O agressor foi preso, mas liberado em seguida. Falta de esportividade sem espaço no futebol.
Verdão embalado

A Chapecoense venceu o Joinville por 2 x 1 no domingo, com dois gols de Mário Sérgio e vaga garantida na final. E na Copa do Brasil também em 2026. O time de Gilmar Dal Pozzo superou a retranca de Hemerson Maria e sonha com o oitavo título estadual. A Chape gosta de uma decisão…
Justiça desportiva
O julgamento do caso Barra x Caravaggio promete novas reviravoltas. O Tribunal de Justiça Desportiva suspendeu a homologação do resultado e pode haver recurso no STJ. Na quinta-feira teremos julgamento no Pleno, onde todos terão espaço para acusação e defesa. O rito normal de um caso polêmico como esse. Teremos novela jurídica no Catarinense?
Outros estaduais pegando fogo
- Paulista: Corinthians na final. Palmeiras e São Paulo disputam a outra vaga.
- Carioca: Mais um Clássico das Multidões! Fla x Flu decidirão o título.
- Gaúcho: Inter bateu o Grêmio por 2 x 0 e está na frente.
- Mineiro: O Atlético colocou um pé na taça com 4 x 0 na ida.
- Baiano: Ba-Vi na final! O clássico promete.
- Paranaense: Sem o Coritiba, Athletico encara o Azuriz. Londrina e Operário fazem a outra semi.
A bola segue rolando e as decisões prometem grandes emoções! Quem leva o Catarinense? Avaí ou Chapecoense?