Setembro 21, 2021

Avaliação da imprensa dos confrontos na Comcap

Avaliação da imprensa dos confrontos na Comcap
Reprodução JP: repórter Simone Moreira

Os novos desentendimentos de hoje, 21, entre os funcionários e sindicalistas da Comcap e a Guarda Municipal, com direito a spray de pimenta, mereceram cobertura ao vivo de três emissoras de TV: ND, NSC e SBT. Só ficou de fora a Barriga Verde, certamente envolvida em problemas estruturais.

A Jovem Pan News foi a única rádio ao vivo do local, com a repórter Simone Moreira e o estagiário João Albuquerque. A emissora transmitiu imagens via YouTube da reintegração de posse e a entrada de caminhões.

As outros rádios da Capital continuam só fazendo jornalismo de estúdio, sem repórter para momentos importantes como esse. De certa maneira estão ludibriando os ouvintes.

 

TV

As três TV acompanharam satisfatoriamente os conflitos, mas com algumas particularidades. A ND tinha câmera melhor posicionada permitindo uma visão mais clara dos fatos. Já o SBT, com o repórter Clayton Ramos, acompanhou mais próximo dos empurrões e a ação do gás de pimenta, mas o cinegrafista fechava demais a imagem não dando amplitude a cena.

A NSC chegou um pouco depois do início dos conflitos e vacilou no posicionamento da equipe, entre a Guarda e os manifestantes, sofrendo com os efeitos do gás. Nesses casos, é sempre importante preservar distância dos fatos e não ser parte deles. A repórter Bárbara Barbosa também exagerou em uma narração coloquial, estilo “vem comigo”, quando poderia ser a narradora objetiva dos acontecimentos.  

A NSC seguiu acompanhando os fatos depois do Jornal do Almoço com o Redação TV. 

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!