
Os novos desentendimentos de hoje, 21, entre os funcionários e sindicalistas da Comcap e a Guarda Municipal, com direito a spray de pimenta, mereceram cobertura ao vivo de três emissoras de TV: ND, NSC e SBT. Só ficou de fora a Barriga Verde, certamente envolvida em problemas estruturais.
A Jovem Pan News foi a única rádio ao vivo do local, com a repórter Simone Moreira e o estagiário João Albuquerque. A emissora transmitiu imagens via YouTube da reintegração de posse e a entrada de caminhões.
As outros rádios da Capital continuam só fazendo jornalismo de estúdio, sem repórter para momentos importantes como esse. De certa maneira estão ludibriando os ouvintes.
TV
As três TV acompanharam satisfatoriamente os conflitos, mas com algumas particularidades. A ND tinha câmera melhor posicionada permitindo uma visão mais clara dos fatos. Já o SBT, com o repórter Clayton Ramos, acompanhou mais próximo dos empurrões e a ação do gás de pimenta, mas o cinegrafista fechava demais a imagem não dando amplitude a cena.
A NSC chegou um pouco depois do início dos conflitos e vacilou no posicionamento da equipe, entre a Guarda e os manifestantes, sofrendo com os efeitos do gás. Nesses casos, é sempre importante preservar distância dos fatos e não ser parte deles. A repórter Bárbara Barbosa também exagerou em uma narração coloquial, estilo “vem comigo”, quando poderia ser a narradora objetiva dos acontecimentos.
A NSC seguiu acompanhando os fatos depois do Jornal do Almoço com o Redação TV.