18.3 C
fpolis
18.3 C
fpolis
domingo, 29 maio, 2022

Band e os desafios da pandemia

Últimas notícias
Band e os desafios da pandemia
Divulgação

Na série especial sobre os desafios da pandemia, o portal Making Of ouve os dois coordenadores de jornalismo da TV Barriga Verde, afiliada da Band, em Santa Catarina, Léo Pereira e Leda Limas.

 

Making Of: Dezoito meses após o início da pandemia, quando, como e onde o Jornalismo precisou se adaptar à nova e dura realidade?

Léo Pereira e Leda Limas: Fomos nos adaptando ao longo de todo o processo. Traçamos novas estratégias, principalmente na produção das reportagens, quando usamos muito a internet para ouvir as fontes, utilizando formato híbrido. Conciliar o trabalho com o home office foi o maior desafio.

 

Making Of: Como você avalia o caminho percorrido? Houve perdas e ganhos?

Léo Pereira e Leda Limas: O caminho percorrido até aqui, foi de muito aprendizado e adaptação à nova realidade. Nossa avaliação é que tivemos muito mais ganhos, com uma maior integração da equipe, superando dia a dia as dificuldades. Destacamos a superação de todos os colaboradores do Grupo Barriga Verde, mesmo com a redução de carga horária e do home office, nenhum produto do jornalismo local deixou de ir ao ar. Tivemos mais presença nos produtos da BAND nacional, com reportagens especiais e participações ao vivo. Foram coberturas de desastres e eventos climáticos, dois processos de impeachment do governador e o dia a dia que incluiu as várias visitas do presidente Jair Bolsonaro ao Estado.

 

Making Of: Qual foi o momento mais difícil e por quê?

Léo Pereira e Leda Limas: Foi no auge da pandemia, quando o medo da contaminação era ainda mais presente e mesmo assim nossas equipes precisaram estar na linha de frente.

 

Making Of: Qual foi a estratégia para manter a saúde da equipe? E como será daqui pra frente? Acredita em novo normal? O que será?

Léo Pereira e Leda Limas: A estratégia foi a emissão de comunicados com regras e orientações periódica. Além disso, temos o acompanhamento frequente do Dpto Pessoal aos nossos colaboradores no que se refere à saúde da equipe e de seus familiares. Semanalmente fazíamos distribuição de kits aos profissionais, como máscaras e álcool em gel. Daqui pra frente a ideia é seguir os protocolos até que toda a população esteja imunizada, mantendo nosso trabalho normalmente. Um “novo normal” não! Mas, uma nova realidade com adaptações diárias, de acordo com cada situação que se apresente.

 

Making Of: Visualiza o dia em que equipes poderão ir às ruas sem máscaras?

Léo Pereira e Leda Limas: Sim! É o que esperamos que aconteça o mais breve possível.

 

Making Of: O que vai permanecer para o futuro do aprendizado nesse período de dificuldades?

Léo Pereira e Leda Limas: Vai permanecer a nossa capacidade de se reinventar todos os dias, buscando sempre novas formas de fazer chegar a notícia até nossos telespectadores.

 

Making Of: O jornalismo está melhor, igual ou diferente de antes da pandemia?

Léo Pereira e Leda Limas:  O jornalismo está diferente. Por conta do distanciamento das fontes, acabamos nos limitando na redacão e nos tornando mais dependente da tecnologia.

 

Making Of: Alguma observação final?

Léo Pereira e Leda Limas: Para nós jornalistas, esse período de pandemia vai deixar aprendizados para o resto de nossas vidas, não só como profissionais, mas também como seres humanos.

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Jesse Koz e Shurastey serão homenageados com pintura e dog park em BC

O influenciador Jesse Koz e o cão Shurastey, que morreram em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, na...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }