18.6 C
fpolis
18.6 C
fpolis
domingo, 3 julho, 2022

Band faz parceria com Piql para preservar acervo audiovisual

Divulgação
Últimas notícias

Durante seus 85 anos de história, o Grupo Bandeirantes de Comunicação produziu um grande acervo audiovisual que registra parte importante da história do Brasil. No caso da TV Bandeirantes, que completa 55 anos de existência dia 16 de maio, são cerca de 17 mil horas de registros dos mais importantes momentos históricos da política, do esporte e da cultura brasileira.

Para recuperar e remasterizar essas relíquias da produção audiovisual brasileira, o grupo fechou uma parceria com a empresa de tecnologia norueguesa Piql, especializada em fornecer soluções de preservação digital e conversão de filme sensível à luz em mídia de armazenamento digital, responsável pelo Cinevator, referência em impressão digital de filmes.

Há três meses, a equipe da Band vem trabalhando com a Piql para implementar um sistema de remasterização de imagens usando a tecnologia de inteligência artificial que a empresa disponibiliza para clientes em todo mundo.

O primeiro conteúdo em fase de remasterização é a novela “Os Imigrantes”, exibida pela emissora em 1981. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Wilson Aguiar Filho e Renata Pallottini; dirigida por Atílio Riccó e Henrique Martins, com supervisão de Antonio Abujamra, a obra conta a saga dos imigrantes que ajudaram a construir o Brasil como o conhecemos, deixando seus países de origem em busca de uma vida melhor.

“Os Imigrantes” terá todos os capítulos remasterizados para resolução Full HD. O processo, realizado em conjunto pelas equipes da Band e da Piql, consiste em resgatar todo os capítulos da novela em seu formato original NTSC (720X480) e remasterizar as imagens com ganho de pixels para Full HD (1920X1080) com a aplicação de filtros de restauração e otimização da imagem com uso de inteligência artificial.

“É um orgulho para a Piql implementar a nossa plataforma de remasterização por IA para o Grupo Bandeirantes, esperamos contribuir cada vez mais com a remasterização do acervo da Band”, afirma Rune Bjerkestrand, CEO da Piql.

A novela “Os Imigrantes”, grande sucesso dos anos 80, produzida pela TV Bandeirantes, está sendo exibida em versão remasterizada pela TV Brasil.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Sessão Especial na Alesc vai celebrar 90 anos de fundação da ACI

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) - Casa do Jornalista será homenageada pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }