Eduardo Barroca retorna ao Avaí quase um ano depois de sua primeira passagem e tem o desafio de evitar a queda da equipe. Sem vencer há 10 jogos e sete na zona de rebaixamento, o desafio do novo velho comandante é enorme. Barroca recebe um grupo desacreditado e sem qualificação, bem diferente daquele que tinha quando comandou a equipe na Série A em 2022. A sua primeira passagem também não foi boa, com 34 jogos disputados, sendo 10 vitórias, oito empates e 16 derrotas.
Barroca assume o cargo que até domingo foi de Gustavo Morínigo, cujo desempenho foi ruim demais. É a segunda vez que Barroca sucede Morínigo. O paraguaio era treinador do Ceará e saiu para a contratação de Eduardo Barroca. Mesma sequência agora no Avaí.
Em sua apresentação, Eduardo Barroca disse estar muito motivado em voltar ao Avaí por conhecer o projeto, muitos jogadores e mesmo os dirigentes. Sua maior preocupação será resgatar a autoestima dos atletas. Não entende a razão de um grupo com bons valores estar em posição tão desfavorável como a que o Avaí atravessa. Também disse que saídas deverão acontecer, bem como a chegada de reforços.
“Estou muito feliz em estar aqui, mesmo com um cenário desportivo adverso, porque vivi experiências aqui extremamente importantes na minha vida pessoal e profissional. Quando recebi o convite não pensei duas vezes em aceitar”, falou.
O treinador avaiano explicou os motivos que o fazem acreditar na mudança de panorama. “O momento esportivo é adverso. Precisamos sair deste momento o mais rápido possível. Primeiro porque o Avaí não tem jogadores do nível que está na colocação. Precisamos potencializar os jogadores o mais rápido possível. A primeira missão que tenho aqui é fazer com que os jogadores, através de uma forma coletiva de jogar, possam se desenvolver ainda mais individualmente. Fazer isso com alma, com sentimento”, acrescentou.
Disse que um dos pontos fortes como treinador é tentar passar isso aos jogadores. “Acredito no bom trabalho aqui. Foi para isso que eu vim, para um trabalho de médio a longo prazos, um trabalho de construção acreditando no Avaí”, afirmou.
Eduardo Barroca fará sua estreia diante da Ponte Preta neste sábado (8), às 17h, no estádio da Ressacada, pela 16ª rodada da Série B de 2023. Junto com o treinador, mais dois profissionais chegaram, o auxiliar-técnico Felipe Lucena, que também retorna ao clube e o também auxiliar-técnico, Anthoni Santoro.
Primeiro treino
Desta vez o Avaí não perdeu tempo. Barroca foi a campo para o primeiro treino com o grupo. Muitas orientações. Linguagem clara. Papo reto. Do jeito que a boleirada gosta. O Avaí contra a Ponte Preta sábado, será um time diferente. Mais suave, mais leve. Se vai vencer, só o tempo dirá.