Dezembro 30, 2017

Bate-papo com Fábio Filippon, diretor do Colégio Energia

Fábio Filippon (a esq) com o time de coordenadores e parceiros do Energia

 

 

Como foi o ano de 2017 para o Sistema de Ensino Energia?

As novas tecnologias têm pressionado uma reavaliação completa do que fazemos e o papel do professor em sala de aula, que mudou bastante. Uma escola que se proponha seriamente a contribuir no desenvolvimento intelectual e comportamental de crianças e jovens, tem uma responsabilidade redobrada ao inserir novos parâmetros e critérios de qualidade de ensino.

Construímos uma parceria forte com a Microsoft e trouxemos diversos serviços tecnológicos para pais, alunos, professores e colaboradores, colocando a escola definitivamente dentro um ambiente digital. Também firmamos uma parceria importante com a International School e somos a primeira escola da região sul e a segunda do país a adotar, em todos os níveis da educação básica, um programa bilíngue dentro de uma abordagem inovadora de imersão.

Este ano também foi de reavaliação do nosso Projeto Político Pedagógico, buscamos adequar as nossas práticas a nova realidade da educação.

 

Novamente os alunos do Energia fizeram um bom papel ficando entre os dez primeiros colocados no vestibular da Acafe. Qual a fórmula para esse sucesso?

Uma das grandes motivações do Energia nesses quase 30 anos de existência é despertar no aluno o prazer em estudar. E o desafio está em fazer isso mesmo diante dessa avalanche de informações e uso de tecnologia que se tem hoje. 

Nossos professores e alunos realmente gostam do desafio de compreender toda essa informação e penso que esta é a principal razão que faz do Energia ser líder nas aprovações de vestibulares há tantos anos, inclusive na classificação do ENEM. Cuidamos também do psicológico dos nossos alunos, damos suporte e isso faz toda a diferença.

 

O Colégio foi destaque em rede nacional, no programa Como Será, da Rede Globo, com o Minecraft Education. Como foi a aceitação dos alunos e dos pais com este método inovador de ensino?

Somos referência em inovação educacional para muitas escolas do país. Dentro da Microsoft, nossa escola foi citada como modelo de implantação de tecnologia na interação entre aluno e professor.

Na International School, com o nosso programa bilíngue, a mesma coisa. Acreditamos que estamos no caminho certo e os pais e alunos percebem isso no dia a dia. O grande resultado já está aparecendo, nossos alunos são destaque em concursos e olímpiadas de ensino que participam.

 

Vocês planejam mais inovações como esta para 2018?

Completaremos 30 anos em 2018, será um grande ano para a nossa instituição. Será o momento de resgatarmos a nossa história, mas também de olhar adiante com foco em inovação. Teremos uma série de mudanças nos próximos anos pensando sempre na formação com qualidade.

 

O Sistema também tem uma faculdade. Podemos adiantar alguma novidade da Faculdade Energia (FEAN) para 2018?

O Ensino Superior é um desafio a parte. Não faz mais sentido esperar quatro ou cinco anos para então dizer que o aluno está "formado" para o mercado de trabalho. Precisamos de respostas rápidas e conseguimos isso com a ajuda do nosso time de professores. 

Não é por outra razão que os cursos da nossa Faculdade estão entre os melhores avaliados. O curso de Contabilidade é o melhor da região metropolitana de Florianópolis e está entre os melhores do Estado. Em Design os alunos saem preparados para fazer a diferença em qualquer área que atuem.

Em 2018 o foco estará no desenvolvimento do perfil empreendedor dos alunos para que possam interferir positivamente onde quer que atuem.

 

O Energia sempre surpreende com as campanhas publicitárias e ações com os alunos. Podemos esperar alguma novidade para o ano que vem?

Observamos nos últimos anos que os hábitos de mídia mudaram muito. Os alunos não assistem mais televisão como antigamente e os pais passaram a adotar outras plataformas de comunicação. Por isso, nossas campanhas também mudaram.

Criamos um setor interno de Design e Comunicação para compreender os nossos públicos. Podemos esperar muita novidade, novas interações com o público interno e externo.

 

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!
Onze 2