O Burger King aproveita o Dia da Mentira para convidar os consumidores a trocarem fake news por um Whopper de verdade. A ação é feita em parceria com o Aos Fatos, uma das principais agências independentes de checagem de notícias do Brasil, e estará disponível para os clientes entre os dias 1 e 3 de abril, limitada às 300 primeiras pessoas que participarem da ação.
A campanha, idealizada pela Agência Ginga, levanta um debate importante sobre a disseminação de notícias falsas, principalmente nas redes sociais. Segundo pesquisa dos institutos IDEIA e Vero (2021), oito em cada dez brasileiros consideram a disseminação de notícias falsas como sendo um problema grave.
Os consumidores deverão enviar suas suspeitas de fake news diretamente para o bot Fátima, do Aos Fatos, no número (21) 99747-2441, com a hashtag #WHOPPERDEVERDADE e na sequência o link da notícia falsa.
Após o envio, ele receberá automaticamente uma mensagem de resposta, contendo um cupom de desconto de R$ 14,90, valor equivalente a um WHOPPER, junto com o passo a passo para o resgate. A fake news será avaliada posteriormente pela equipe do Aos Fatos.
“A desinformação é uma questão urgente que deve ser discutida entre todos. Aproveitamos o Dia da Mentira para levantar a importância de checar informações antes de passá-las para frente. Hoje temos instituições, como o Aos Fatos, que se dedicam ao trabalho de checagem e que podem ajudar a evitar que muitas fake news sejam espalhadas por aí, muitas vezes causando situações irreversíveis”, diz Fernanda Fontes, CCO da Agência Ginga.