Após determinação do TCU (Tribunal de Contas da União), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou nesta sexta-feira, 24, à Caixa Econômica Federal, em Brasília, as joias que recebeu de presente da Arábia Saudita em 2021. A informações é da Folha de São Paulo.
O kit com relógio, caneta, anel, abotoaduras e masbaha (um tipo de rosário) entrou no país em 2021, no mesmo dia em que a Receita barrou a caixa que seria entregue a Michelle Bolsonaro.
No último dia 15, o TCU decidiu que o ex-presidente deveria entregar, em até cinco dias, o segundo pacote de joias enviado a ele pelo governo saudita. O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, alegou que o Bolsonaro não poderia ficar com as joias e disse que, para um presente ser incorporado ao patrimônio privado de um presidente, deveria ser classificado como item personalíssimo e ser de baixo valor.
O tribunal ainda determinou que o conjunto de joias e relógio avaliado em R$ 16,5 milhões que seria para a ex-primeira-dama, retido pela Receita no aeroporto de Guarulhos (SP) em 2021, também seja enviado à Caixa.