
Uma sequela inesperada da pandemia mobilizou O Boticário a criar uma solução baseada em dois dos principais pilares de atuação da marca nas redes sociais: a conexão com a comunidade e a promoção da diversidade e inclusão. Conhecida clinicamente como anosmia, a ausência da percepção de cheiros atinge cerca de 86% das pessoas com casos leves da doença, segundo uma pesquisa publicada este ano, no Journal of Internal Medicine1.
O cenário lançou luz sobre a importância do sentido e a falta que ele faz no dia a dia, não apenas pelo desempenho fisiológico, mas também pelo afetivo. Neste contexto, a marca especialista em perfumaria lançou a #QueCheiroTem, iniciativa de acessibilidade olfativa idealizada pela W3haus, agência de O Boticário para redes sociais e campanhas.
A iniciativa expande a cultura da acessibilidade nas redes sociais ao fornecer elementos descritivos para quem não pode sentir o cheiro das fragrâncias da marca – seja por perda de olfato ou por outra razão.
“É uma iniciativa importante que surgiu com a proximidade da marca no dia a dia das pessoas. Notamos que se tratava de uma dor da comunidade em entender a fragrância que estamos falando e identificamos que isso seria um recurso simples, mas efetivo e que quebra barreiras da comunicação. Com isso, queremos inspirar outras empresas a também serem cada vez mais inclusivas”, comenta Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo Boticário.
A novidade passa a ser implementada a partir da campanha de Natal deste ano, que lança luz sobre reconexão por meio da memória olfativa tendo como ponto de partida o olfato. A partir disso, todos os conteúdos em redes sociais de O Boticário passam a ter, além do #PraTodosVerem, com a descrição das imagens, uma descrição das fragrâncias dos produtos apresentados.
A #QueCheiroTem trará informações sobre ingredientes, notas, famílias olfativas, imagens, situações e sensações associadas às fragrâncias, de forma que o entendimento seja acessível através de uma linguagem próxima e menos técnica.