Abril 06, 2021

Bradesco usa ofensas enviadas à assistente virtual para abordar assédio

Bradesco usa ofensas enviadas à assistente virtual para abordar assédio

Em 2020, a BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, recebeu em torno de 95 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Ainda que ela não seja uma mulher real, essa constatação revela uma realidade que as mulheres enfrentam.

Em campanha que estreou ontem, 5, no intervalo do Jornal Nacional, o Bradesco mostra agressões verbais reais sofridas pela BIA e quais eram as respostas dadas. As interações são representadas por meio de locuções em off e projeções em paredes. Em seguida, o filme mostra a mudança de tom das respostas da BIA, posicionando-se de forma contundente contra o assédio. 

Anteriormente, quando a inteligência artificial do banco recebia algum xingamento, a resposta era passiva: "Não entendi, poderia repetir?", em uma tentativa da pessoa mudar o tom da pergunta. A partir de agora, o posicionamento torna-se mais direto, forte, sem subserviência ou passividade. "Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém" e "Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento" são algumas das novas devolutivas da inteligência artificial do banco. 

 

Apesar das interações acontecerem de forma online com a BIA, a campanha traz mulheres de verdade no filme, representando todas aquelas que sofrem assédio no dia a dia. No começo, elas estão tristes e indignadas com as ofensas. Depois, conforme as novas respostas aparecem, as mulheres sentem-se respeitadas e fortalecidas. 

 

"Através dessa iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio", comenta o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.  

A campanha também prevê anúncios, OOH, ativações nas redes sociais com vídeos de funcionárias do Bradesco mostrando os bastidores do projeto e uma landing page com o manifesto do posicionamento, conteúdos sobre as diversas formas de assédio, canais de denúncia e projetos sobre o tema. 

Ao longo da semana de lançamento, o banco fará ainda uma ação no Twitter, convidando as inteligências artificiais de outras marcas para se juntarem a este movimento de combate ao assédio. 

No dia 8, no YouTube do Bradesco, haverá uma live com Rita Batista como host e convidadas como a atriz Glamour Garcia e a psicanalista Vera Laconelli, debatendo pontos de vista e dando dicas de comportamento contra o assédio. 

Além disso, influenciadoras foram convidadas para gravar uma temporada de podcasts, que terá Mariana Torquato como host. O objetivo é promover conversas a respeito do tema e mostrar como as IAs estão mudando para combater essa violência, incentivando que mulheres se unam para fazer o mesmo. Os podcasts vão ao ar a partir de 26 de abril no Spotify.  

 

Ficha técnica

Cliente: Bradesco 

Agência: Publicis Brasil 

Produto: Institucional - Inovação 

Título: Novas Respostas da BIA contra o assédio 

Aprovação no Cliente: Márcio Parizotto, Carla Mita e José Maurício Lilla 

CEO: Eduardo Lorenzi
CCO: Domenico Massareto
Diretor Executivo de Criação: Gustavo Victorino 

Diretores de Criação: Rico Lins e Juliana Utsch 

Diretores de Criação Associados: Bernardo Correa e Rafael Campos 

Criação: Luana Grybosi, Douglas Reis, Gabriela Moura, Rafael Barbosa, Mariella Coimbra e Thales Contri 

Conteúdo: Claudia Cecília, Aline Botelho, Julia Miranda, Henrique Dantas e Icaro Linconl 

Projetos e Tecnologia: Márcio Bueno, Renata Carvalho e Daniela Terng 

Atendimento: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Livia Toledo, Tahnee Riente, Otávio Santos, Daniel Siqueira e Isabella Misko  
Planejamento: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães e Giulia Joau 

Mídia:  Mauricio Almeida, Fabiana Rodrigues, Ester Ribeiro, Juliana Coralli, Lais Dalcin, Giovanna Passo, Lidia Rodrigues, Alinne Lopes, Raquel Tavernari, Rivagna Valcaci, Leandro Lessa, Tainah Toledo, Italo Brito e Priscila Santos 

Head Produção: Renata Sayão
RTVC: Renata Schincariol, Giuliano Springhetti e Léo Alves
Produtora: 
MAGMA 

Direção: Thatiane Almeida 

Produção executiva: Manuel Nogueira 

Atendimento: Lili Pulz 

Coordenação de produção: Renata Munaretto (Santa API) 

Direção de fotografia: Pepe Mendes e Milena Seta 

Assistente de direção: Patrícia Jaeger 

Diretor de produção: Arabi Mesquita e Guilherme Valiengo  

Produtora de elenco: Manu Menezes 

Direção de arte: Poliana Feulo e Nídia Aranha 

Figurinista: Nai Albuquerque  

Make: Welida 

Coordenador de Pós Produção: Time Liquor, Partners in Crime  

Montagem: Lorrana Souto 

Finalizadora: Jacqueline Lima  

Pós produção: Liquor Media  

Colorista: Diogo Comum 

Produtora de Som: Supersonica 

Produtora Musical: Elga Flanger 

Atendimento: Tatiana Nascimento 

Produção Executiva: Marilia Franco 

Produção Gráfica: Eduardo Bueno e Emerson Russo 

Revisão: Céres Vecchione e Ricardo Milesi

Tags:
marketing
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Redação Making Of

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