13.6 C
fpolis
13.6 C
fpolis
sexta-feira, 19 agosto, 2022

BRF utiliza drone para transporte de material genético em SC

Divulgação
Últimas notícias

A BRF deu início a operação diária com um sistema de drone na distribuição de material genético suíno para atender as seis granjas localizadas na fazenda de 1,3 mil hectares da empresa no município de Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina.

Inicialmente, a rota atende três das seis granjas. A expectativa é que o transporte seja utilizado em todas as granjas até o fim de junho, transportando sêmen que é coletado no Centro de Difusão Genética (CDG) da propriedade.

A aeronave utilizada atualmente comporta peso máximo de 2,5 quilos e pode levar em torno de 40 doses, realizando, em média, 23 viagens diárias – transportando, assim, cerca de 900 doses por semana.

A primeira granja fica a cerca de 542 metros do CDG e o transporte leva sete minutos de duração entre a ida e a volta do drone. Na segunda granja, 296 metros de distância, o tempo total é de seis minutos e, na terceira granja, 840 metros, o voo dura oito minutos entre ida e volta.

Anteriormente, o transporte era realizado por caminhão, com cerca de 1h30 a 2h de duração para atender todas as seis granjas.

O Diretor CIEX Agropecuária da BRF, Guilherme Brandt, afirma que o drone tem como objetivos, além de diminuir o tempo no transporte e os ganhos ambientais com a redução de emissão de carbono na atmosfera, a segurança sanitária e a biosseguridade. “A ideia, no futuro, é realizar voos mais longos, cobrindo áreas maiores e utilizar tecnologias que sejam funcionais no campo”, explica.

Mais notícias para você
Últimas notícias

PT faz o rodízio de suplentes na Câmara de Vereadores de Florianópolis

Na tarde de quinta-feira, 18, tomou posse na Câmara Municipal de Florianópolis o suplente de vereador Carlos Eduardo de...