14.2 C
fpolis
14.2 C
fpolis
domingo, 3 julho, 2022

Brinquedos que fazem bem ao cérebro e aliviam ansiedade de crianças e adultos

Últimas notícias

Quando comentamos que brincar é considerada uma terapia, nunca falamos tão sério. Cientistas da ONG The National Institute for Play comprovaram que alguns brinquedos trazem ótimos benefícios para o cérebro de adultos e crianças, principalmente para amenizar a ansiedade.

E, eles ainda foram além e conseguiram detalhar o papel desses brinquedos para a saúde cerebral. Cada tipo consegue atuar em áreas diferentes e, consequentemente, são indicados para casos específicos. Toda e qualquer atividade que envolva um trabalho manual faz com que crianças e adultos coloquem o foco na brincadeira, minimizando os efeitos da ansiedade no organismo, já que transfere a tensão para o que está fazendo.

 

Os brinquedos e o que provocam

O The National Institute for Play confirma que brincar com objetos tridimensionais, como o cubo mágico, por exemplo, age no lobo frontal, a área executiva do cérebro. Os mais lúdicos, como bonecas, atuam no sistema límbico, das emoções. Abraçar um ursinho de pelúcia, por sua vez, libera uma série de neurotransmissores, como a endorfina, que acalmam e relaxam.

As pessoas ansiosas, por sua vez, sentem alívio e tranquilidade com brinquedos que trazem a sensação de conforto. O cérebro desses pacientes gosta, por exemplo, de apertar uma bolinha que se expande, estourar o famoso plástico-bolha e ter uma pelúcia fofinha para abraçar sempre que sentir necessidade.

 

Os cinco melhores brinquedos para o cérebro

De olho nesse contexto científico, separamos cinco brinquedos que são mais indicados para ajudar o cérebro de crianças e adultos a se manter saudável, ativo e sem estresse ou ansiedade;

Massinha de modelar – Apertar uma massinha de modelar traz a sensação de alívio. Além disso, esse brinquedo ainda proporciona a possibilidade de exercer a criatividade, fazendo a pessoa se concentrar naquele momento e esquecer os problemas que provocam a ansiedade.

Pop-it – O brinquedo de silicone ajuda a aliviar a ansiedade por causa dos movimentos repetitivos, do toque suave à superfície emborrachada e do barulho semelhante ao estouro de um plástico-bolha. Tudo isso produz uma sensação agradável, porque ativa áreas do cérebro ligadas à gratificação, ao alívio e conforto.

Pelúcias – As pelúcias feitas de fibra de poliéster, tecido com uma textura macia, proporcionam uma estimulação tátil calmante e satisfatória. A BR Machine, líder do mercado de gruas de pelúcia nacional, está presente em mais de 250 shoppings e em grandes redes varejistas. A marca possui fãs em todo o Brasil e isso se dá tanto pelo alto índice de premiação e credibilidade, quanto pela qualidade das pelúcias da marca. A superfície agradável e o design fofo das pelúcias são um convite para um abraço apertado. Abraçar libera uma série de neurotransmissores, como a endorfina, que acalmam e relaxam.

Cubo infinito – Esse brinquedo é formado por oito cubos pequenos que podem girar em qualquer direção e ângulo, sem restrições. Ele ajuda a manter o foco, além de estimular a criatividade.

Slime – Proporciona alívio da ansiedade pela utilização do sentido tátil. Esse tipo de gel mais consistente ajuda a criança a se concentrar no presente, sendo uma distração para os problemas. Os barulhos produzidos com o apertar do brinquedo também geram boas sensações.

Deixar as mãos ocupadas executando uma tarefa repetitiva também ajuda a focar no presente e a se desligar do motivo que gera a ansiedade, afirmam especialistas. O impacto é observado tanto em adultos, quanto em crianças. Mas, no organismo em formação dos pequenos, ele é mais intenso, sobretudo no tratamento da ansiedade.

Mais notícias para você
Últimas notícias

NSC anuncia substitutas de Adriana Krauss no JA Blumenau

A NSC anunciou as substitutas de Adriana Krauss na apresentação e coordenação do Jornal do Almoço Blumenau. Adriana deixou...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }