Faleceu na madrugada desta segunda-feira, 5, Rubens Antônio da Silva, Caçulinha, aos 86 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Santa Maggiore em São Paulo há 10 dias depois de sofrer um infarto.
“Uma vida de dedicação à música popular brasileira. O maestro, com ouvido absoluto, que tocou com os grandes artistas, gravou mais de 30 discos e divertiu muita gente por 60 anos na televisão, deixa um legado imenso de amor à arte”, diz nota publicada no perfil do Instagram de Caçulinha.
Trajetória de Caçulinha
Nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, em 15 de março, Caçulinha largou o colégio na quarta série para mergulhar na música. Ao longo da sua trajetória profissional, ele tocou com Elis Regina, Jair Rodrigues, Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, João Gilberto, Simonal, Dominguinhos, Gonzaguinha, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia e Milton Nascimento.
O apelido Caçulinha surgiu quando substituiu o tio na dupla Mariano & Caçula: Caçula era o tio, mas ele virou fazendeiro.
Antes de fazer sucesso com Faustão, teve contrato com a Record em 1965 para tocar no programa Fino Trato. Na Band, também comandou o programa Caçulinha Entre Amigos nos anos 80 e participou do Perdidos na Noite.
Na Globo, entrou junto com Fausto Silva: em 1989, mas ficou até 2014. Em 2015, foi para a TV Gazeta e integrou o Todo Seu, apresentado por Ronnie Von. Ficou por lá até 2019.
*Texto com informações do NaTelinha e do ISTOÉ Gente