18.6 C
fpolis
18.6 C
fpolis
quinta-feira, 19 maio, 2022

Campeões, Mundial de Doha, manés e vai começar o brasileiro

Últimas notícias

1 – Campeões do Scarpelli

Emocionei-me vendo Abel chorando abraçado ao Yago. Os dois foram jogadores no Figueira. Começaram como profissionais atuando no Estádio Orlando Scarpelli. Abel chegou em 1973, aos 21 anos de idade, trazido por Antoninho. Disputou o “nacional” daquele ano e voltou ao Fluminense, esteve em Portugal e França como jogador e treinador. Neste dia 2/04 conquistou seu 5º título como treinador: campeão carioca de 2022 com o Fluminense. [i] Yago foi rejeitado pela torcida, exilou-se na Bahia e em Goiás, até chegar ao Fluminense para ser campeão. Mostrou seu valor!

2 – Mundial de Doha

Reprodução
Reprodução

No dia 21 de novembro de 2022, o mundo irá parar para assistir ao Mundial, o primeiro no Oriente Médio; no outono do hemisfério norte; em um território de 11.581 km² e 3 milhões de habitantes[ii]. Foram construídos sete estádios e remodelaram o histórico Al Khalifa. Um Mundial aonde as delegações não irão se deslocar de avião e nem mudar de hotel. Os torcedores poderão assistir mais de um jogo por dia, graças à rede de metro de Doha. Será um Mundial diferente.

Reprodução
Reprodução

 

3 – O craque da

Sérvia, adversário do Brasil na primeira fase, junto com a Suíça, os mesmos de 2018 na Rússia. O craque da Sérvia atende pelo nome de Dusan Vlahovic, joga na Juventus, da Itália. A defesa brasileira vai ter que correr muito atrás dele. Está no nível de: Mbappé, Haaland e Vinicius Jr.

4 – Messi e Ronaldo

Se não ganhar este Mundial em Doha, não superará Maradona; Neymar Jr não irá ganhar o troféu Bola de Ouro e Cristiano Ronaldo, os portugueses irão construir um monumento ao lado da Torre do Tombo e as novas gerações esquecerão Eusébio, Pelé, Maradona e Messi.

5 – Aos meninos de ouro do Chile

Estão fora do mundial. O tempo não perdoa, é implacável! Formam uma seleção de jogadores com média de idade acima de 32 anos, que não passou nas eliminatórias.

6 – Repescagem

Ao mundial será jogado nos dias 13 e 14 de junho, em jogo único em Doha: entre Costa Rica x Nova Zelândia e Peru x Austrália ou Emirados Árabes.  E País de Gales x Escócia ou Ucrânia será na Europa, pois faz parte da eliminatória da UEFA, pendente por causa da invasão russa à Ucrânia.

7 – Contratações na hora

Do início dos campeonatos brasileiros. O Figueira trouxe Serginho, 35 anos, zagueiro, em fim da carreira. No Avaí baixaram a idade e estão chegando: Kevin, Rodrigo Freitas (foto), Jean Pyerre (até o salário o Grêmio paga), Dentinho, Matheus e Bissoli, este chega do Athletico PR que levou Jonathan, formado no Avaí.

Reprodução

8 – Quarenta e quatro (44)

O futebol é uma atividade que está fora da realidade. Os clubes ricos da Europa inscrevem 27 jogadores, no Brasil, nos torneios da Conmebol, o Athletico e Flamengo inscreveram 50 jogadores, número imposto pelos dirigentes falidos. O Avaí, clube rico, que vai disputar 38 jogos da Série A, contratou 46 jogadores. Com o dinheiro que estão gastando, dá para contratar 15 jogadores de “nível”. Ricos com um “Visa” sem limite.

9 – Quadricolor ou Bicolor

Porque o torcedor não gosta do nome do clube e bota um monte de apelido: “quadricolor”; marreco, bruscão… Por que motivo? Chamar o Brusque de “quadricolor” é o quadro da dor. Estou esperando um torcedor chamar um clube que usa duas cores da camisa de: bicolor.

10 – Área do goleiro

Técnico de time e treinador de goleiros que não preserva a área pequena e o espaço que este trabalha, não merece o respeito. Age como amador e varzeano. É como ir trabalhar com o escritório sujo.

11 – Ganso e o Flu

Paulo Henrique Ganso jogou contra o Flamengo como jogava em 2010, no Santos. Este ano teve que fazer exercícios de reequilíbrio muscular na coxa, curou uma lesão na panturrilha, lombalgia, superou sequelas da Covid-19 e de uma cirurgia de apendicite. Mancava e arrastava a perna direita, desde quando esteve na Espanha.

12 – O talento

Reprodução
Reprodução

Aos 18 anos, Carlos Alcaraz foi o primeiro espanhol a vencer o torneio Masters, de Miami. Lembrei do Guga e do Larri Passos, que percebeu o talento antes de Guga chegar a ser o primeiro do mundo. Os “manezinhos” acharam que Larri não servia, não tinha a grandeza para treinar Guga. Queriam um treinador paulista. A grandeza do “Mané”, diminui quando acredita que o outro por ser carioca ou paulista é melhor do que nós. Por isso somos conhecidos pelo diminutivo: “manezinho”.

FIM.

________________________________

[i] Em 1973, foi emprestado ao Figueirense para disputar o Campeonato Brasileiro daquele ano, tendo atuado em 18 partidas pelo clube catarinense e marcado um gol.

[ii] Santa Catarina tem 95.346 km² e 7.165 milhões de habitantes.

Paulo Brito
Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Congresso ACAERT tem início neste domingo com palestra de Hamilton Mourão

O 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, que a Acaert - Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }