Na eleição municipal de Blumenau deste ano, o Podemos lançou como candidato a prefeito o ex-deputado estadual Ricardo Alba. O partido também tem a candidatura a vereador o Coletivo com o advogado Roberto da Luz como o nome principal e com Altemar José Nogueira e Edinei Pinheiro que completam a chapa.
O fato estranho é que Roberto, Altemar e Edinei ao invés de só pedirem voto para Ricardo Alba, publicam nas suas redes sociais um material com o rosto do candidato a prefeito do Novo, Odair Tramontin.
A legislação obriga os candidatos a vereador de um partido a fazerem menção somente ao candidato a prefeito da sigla ou da coligação que estão inseridos. A lei eleitoral nº 9.504 diz que os partidos políticos ou agremiações, e isso inclui seus candidatos a vereador, não podem fazer propaganda, de qualquer natureza, para candidatos de outro partido ou coligação.
O coletivo de Blumenau deve ter tido a inspiração na eleição da cidade de São Paulo, pois no dia 31 de agosto os candidatos a vereador Rubinho Nunes, Joice Hasselmann, Daniel José e Marcelo Aguiar, todos do Podemos, também abandonaram o candidato da sua coligação, Ricardo Nunes (MDB), e passaram a apoiar o candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal.
Já no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, o Coletivo com Roberto da Luz, Altemar Nogueira e Edinei Pinheiro são obrigados, por força da lei, a fazerem campanha para Ricardo Alba, mas nas redes sociais não se acanham em mostrar que estão trabalhando para Tramontin.
Esse é mais um modelo brasileiro que os nossos candidatos acabam adotando quando gostam do partido, mas não gostaram do candidato a prefeito escolhido pela executiva municipal.
Agora a palavra está com o Tribunal Regional Eleitoral. Roberto da Luz e Edinei Pinheiro já foram candidatos a vereador em outras eleições e imagina-se que saibam da lei eleitoral de cor e salteado.
Então, resta a direção do Podemos de Blumenau manter ou não o Coletivo dos três candidatos na disputa, pois parece que eles não vão mudar de opinião até o dia 6 de outubro.
Veja o vídeo da TV postado na rede social dos candidatos: