14.2 C
fpolis
14.2 C
fpolis
domingo, 3 julho, 2022

Cara a Cara – celebrando o olhar para o outro

Últimas notícias

Um convite para olharmos para além de nós mesmos, para que possamos nos ver espelhados nos outros, na alegria, na dor, na fragilidade, sempre com empatia. Este é o chamado da música Cara a Cara, do cantor e compositor Marcoliva, que tem seu clipe lançado nesta segunda-feira (11). A canção, que tem participação da cantora Khrystal, celebra o encontro criativo de muitas “caras” que formam o EP de mesmo nome, já disponível nas plataformas digitais e no canal youtube.com/c/Marcoliva.

A ideia do EP, que reúne seis músicas, surgiu no evento PalavrAcanção, realizado em Florianópolis, em 2019. “Foram nove edições, realizadas mensalmente no bar Qualé Mané, que reuniram mais de 200 artistas para apresentações musicais, leituras de poesias, lançamentos de livros, vendas de CDs e exposições”, lembra Marcoliva, um dos organizadores, ao lado de Silvia Abelin e Marcio Fontoura. Foi um ambiente rico para provocar parcerias: compositores se apropriando de poemas ditos ou publicados em livros e músicas instrumentais inspirando letras.

“Além de olhar o outro, também preciso perceber que em mim eu também vejo o outro e que fazemos parte de um mesmo mundo”, explica Marcoliva. O conceito do EP também nasce da proposta do “não eu”, que não é a ausência de si, mas sobretudo da presença e da valorização do outro. “A experiência desse EP é exatamente isso, diversas caras que perfazem o todo, uma complementando a outra, com suas diversidades e riquezas”, completou.

Cara a Cara também se inspirou no poema Contranarciso, de Paulo Leminski, que diz: em mim/ eu vejo o outro/ e outro/ e outro/ enfim dezenas/ trens passando/ vagões cheios de gente/ centenas/ o outro/ que há em mim/ é você/ você/ e você/ assim como/ eu estou em você/ eu estou nele/ em nós/ e só quando/ estamos em nós/ estamos em paz/ mesmo que estejamos a sós.

“O final da poesia tem tudo a ver com nosso contexto recente, de isolamento por conta da pandemia, mas também de busca por encontros e reencontros. Com este lindo clipe de Cara a Cara, cheio de gente e natureza, agradeço a todos e todas que compartilham deste sentimento de esperança no ser humano e de crença na força da arte feita de forma colaborativa”, concluiu Marcoliva.

O clipe foi dirigido e montado por Claudia Aguiyrre, com fotografias do Guto Campos, após um ensaio com todos os profissionais envolvidos no projeto.

*****

Show de delícias

[media-credit name=”José Somensi Fotografia” align=”none” width=”300″][/media-credit]

A bela Elisa Freitas em noite de aula show na Ilha da Magia com o chef Henrique Fogaça, que veio para Floripa a convite do Bistek Supermercados.
*****

Super ariana

A semana começa com festa para Kim Kristtal, que celebra mais um aninho de vida nessa segundona. Feliz aniversário, Kim querida!

*****

Múltipla Dança

O Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea propõe uma proposta de reflexão que se estrutura por meio do projeto Memória, Arquivo e Autoestima no Circuito de Dança de Santa Catarina.

O encontro cultural no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no dia 30 de abril, em Florianópolis, consiste em quatro mesas-redondas denominadas Diálogos, abertas e inclusivas, presenciais e transmitidas ao vivo no YouTube com interpretação de libras.

[media-credit name=”Foto Cristiano Prim” align=”alignnone” width=”300″][/media-credit]

Entre os quatro temas, duas mediadoras e oito convidados estão a pesquisadora Sandra Meyer e Marco Martins.

[media-credit name=”Foto Marco Cezar” align=”alignnone” width=”216″][/media-credit]

Sandra atua no campo da dança contemporânea, Marco no cinema e na televisão. Em mesas distintas, ela falará sobre a plataforma Midiateca de Dança e ele integra, ao lado do historiador Fernando Boppré, a mesa “Arqueologia Digital: Do Passado ao Futuro”.

*****

Café filosófico

O professor e advogado Carlos Alberto Antunes Maciel foi o convidado do último sábado do Café Filosófico do Instituto dos Advogados de Santa Catarina. O anfitrião do encontro foi o presidente do Iasc, advogado Cassio Biffi.

“Além de troca de ideias, projetos e parcerias com editoras, tivemos a oportunidade de refletir sobre a importância da dúvida, em palestra conduzida pelo professor Maciel com o seu apanhado de grandes filósofos”, comentou Cassio.

Graduado em Direito na UFSC, com mestrado e doutorado em Letras Modernas e Lingüística Francesa na Universidade de Strasbourg, professor Maciel hoje é professor emérito da Universidade de Nantes e membro pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica de Nice.

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

NSC anuncia substitutas de Adriana Krauss no JA Blumenau

A NSC anunciou as substitutas de Adriana Krauss na apresentação e coordenação do Jornal do Almoço Blumenau. Adriana deixou...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }