Portal Making Of

Cara a Cara – Poesia e desconstrução da linguagem

Cara a Cara - Poesia e desconstrução da linguagem
Fotos Guto Campos

O cantor e compositor Marcoliva lança o EP Cara a Cara, com canções autorais de forte carga poética que flertam com a desconstrução da linguagem, neste domingo, dia 5 de dezembro.

 

O disco com distribuição pelo Selo Café Maestro estará disponível nas mais de 30 plataformas de streaming musical, entre elas Deezer e Spotify. Como celebração, será realizado o show Cara a cara, com Marcoliva, Rafael Meksenas e Fábio Carlesso, na terceira edição do Sarau dos Compositores de Florianópolis, e lançamento do videoclipe Acalanto para o Coração – direção de Cláudia Aguirre. 

Esse é o segundo EP lançado pelo artista neste período pandêmico. Estreou na carreira solo com Todos os Santos, em 2020. Marcoliva têm três livros publicados e cinco discos lançados em parceria com Tatiana Cobbett, com quem teve uma parceria de 18 anos. 

Cara a cara, com composições de Marcoliva e direção musical de Rafael Calegari, traz seis canções com arranjos minimalistas, muita poesia e com olhar permanente na possibilidade de desconstrução da linguagem. 

“Eu estou desvelando o que está por trás, a partir da própria palavra”, diz Marcoliva. 


Fora da caixa

As músicas do EP são apresentadas de forma não convencional, com instrumentação norteada por uma concepção moderna e fora da caixa.

“Temos um samba e não usamos elementos tradicionais como o cavaquinho e o pandeiro, por exemplo. A gente fez um samba com cajon, contrabaixo acústico e guitarra, que não é tão usual na forma convencional de se fazer samba. Não usamos bateria neste disco, então criamos padrões pops com a percussão – timbal, surdo virado e moringa”, afirma Rafael Calegari, diretor musical.

*****

 

Quarta é dia de Casario     Foto Felipe Machado

Dezembro chegou com carinha de verão à vista e a noite merece uma programação especial. O Casario 283 está com menu especial cheio de novidades e nesta Quarta-feira tem Open Wine até as 22h com Acústico Bruna Nogueira. Uma boa pedida para curtir com amigos ou em casal.

Para quem prefere petiscos e drinks, o Chef Bernardo Bulcão Viana preparou umas novidades de entradinhas deliciosas, e o bar do Casario arrasa nas combinações para drinks espetaculares. A equipe está preparada para atender com qualidade e muito carinho.  Reserve uma mesa e aproveite o ambiente agradável e excelente atendimento!

Faça como o Guilherme Coelho, o Vitor Gava, a Flávia Brandão e a Naiara Valar. Hoje a casa abre às 19h, com alta gastronomia, drinks e excelente carta de vinhos.

*****

 

Nove histórias errantes       Foto Sérgio Vignes

Personagens femininas instigantes emergem das páginas de “Nove histórias errantes”, primeiro livro da jornalista gaúcha que vive em São José/SC há 27 anos, Márcia Feijó. Publicada pelo Estúdio Semprelo, com ilustrações de Bruno Barbi, Carina Santos, Osmar Yang e Serge Kabongo, a coletânea de pequenos contos tem lançamento no próximo hoje no Ponto. Bar & Piadina, no Centro de Florianópolis.

As nove histórias foram criadas durante os trajetos a pé da casa de Márcia até o novo trabalho dela durante a pandemia. Apesar dos mais de 20 anos de trânsito no jornalismo escrito, como repórter e editora na área cultural com passagens pelo Jornal Pioneiro (RBS) e dezoito anos de atuação no Diário Catarinense, e também como assessora de imprensa, os contos foram gestados primeiro mentalmente nessas caminhadas e só depois de prontos ganharam o papel.

Por isso, os textos têm como característica marcante a oralidade, que segundo Márcia vem do hábito de compartilhar histórias, presente na sua trajetória de vida e também comum nas famílias afrodescendentes como a dela. “Eu ia todos os dias, principalmente no caminho de ida, pensando em pedaços da história. Era como se essas personagens me contassem suas histórias dentro da minha cabeça e como se eu estivesse contando para mim mesma”, explica.

*****

 

Açaí, uma paixão de família

Direto de Minas para Florianópolis, os irmãos Raphael e Fhelipe Pereira chegaram nas terras catarinenses com Açaí na mala e muita vontade de expandir negócios por aqui. Hoje eles são proprietários do Açaí Mineirinho, uma das maiores fábricas do produto na região Sul do país.

A marca produz e distribui mais de 10 mil toneladas de cremes e polpas da fruta por dia, fomentando a demanda de sorveterias, supermercados de bairro, hotéis, pousadas, lanchonetes, restaurantes e cafés. Além de atenderem a pedidos de clientes finais de forma personalizada. Em meio a pandemia, a empresa familiar deu um salto, aumentou as vendas e cresceu 300% em faturamento.

*****

 

Recuo nos lançamentos imobiliários

Os lançamentos imobiliários na Grande Florianópolis seguem em desaceleração. Esse é o resultado do Censo de Mercado Imobiliário com dados do 3º trimestre de 2021, apresentado pelo Sinduscon Grande Florianópolis na última segunda-feira, dia 29.

De julho a setembro deste ano, o recuo nos lançamentos, realizados nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, correspondeu a 37%. Em relação a unidades lançadas, a queda é ainda maior. O terceiro trimestre deste ano registrou 850 lançamentos, enquanto que o mesmo período de 2020 somou 2.637 – um declínio de 68%.

 

Melhora do Setor

O presidente da Entidade, Marco Aurélio Alberton, segue confiante na mudança deste cenário: “Esperamos que todo o esforço do poder público possa efetivar e levar à frente a aprovação e ajustes do Plano Diretor. Que as mudanças que se fazem necessárias possam destravar a habitação social, como também resolver o problema das antenas 5G, incentivar o desenvolvimento nos bairros e, consecutivamente, melhorar a mobilidade, a segurança jurídica, entre benefícios à cidade. Certamente essas mudanças vão refletir na economia e na geração de empregos e renda à sociedade”, ressalta.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Claus e Vanessa bem ao “Natural”

Completando 24 anos de carreira, a dupla Claus e Vanessa traz para Florianópolis o show da tour Natural. A apresentação do duo gaúcho será no

Vem aí o Comida Di Buteco 2024

Neste momento inicial divulgo na coluna o release mesmo, do Concurso Nacional Comida Di Buteco 2024. Mas a partir do momento que a disputa começar

De mulher para mulher, Taisaaa…

No mês das mulheres, em parceria com a empresária Taísa Figueiredo, o Shopping Itaguaçu promove o evento “De mulher para mulher, Taisa”, discutir e proporcionar

Onde a arte é venerada

Desde que foi inaugurada, no final de 2023, a Galeria Venere vem se fortalecendo como um lugar de convivência entre apreciadores de arte, exposições e de

Claus e Vanessa bem ao “Natural”

Completando 24 anos de carreira, a dupla Claus e Vanessa traz para Florianópolis o show da tour Natural. A apresentação do duo gaúcho será no

Vem aí o Comida Di Buteco 2024

Neste momento inicial divulgo na coluna o release mesmo, do Concurso Nacional Comida Di Buteco 2024. Mas a partir do momento que a disputa começar

De mulher para mulher, Taisaaa…

No mês das mulheres, em parceria com a empresária Taísa Figueiredo, o Shopping Itaguaçu promove o evento “De mulher para mulher, Taisa”, discutir e proporcionar

Onde a arte é venerada

Desde que foi inaugurada, no final de 2023, a Galeria Venere vem se fortalecendo como um lugar de convivência entre apreciadores de arte, exposições e de