Abril 04, 2021

Carmen avalia o cenário da pandemia

Carmen avalia o cenário da pandemia
RICARDO WOLFFENBÜTTEL/SECOM

Como o novo decreto estadual alterou somente a proibição da venda e o consumo de bebidas das 22h às 6h, até o dia 12 deste mês, o governo do Estado avalia novas medidas a partir da evolução dos casos de Covid-19 e do mapa de risco nos próximos dias.

Quem acompanha a deputada federal Carmen Zanotto (à esquerda na foto), ora investida no cargo de secretária estadual de Saúde, sabe que, tanto no Congresso quanto na vida profissional de enfermeira, ela é criteriosa e se debruçará com a equipe sobre dados concretos para imprimir uma política de restrições e flexibilizações.

Carmen foi pela terceira vez procurada pelo governo catarinense, por Moisés, no ano passado, em plena crise pós-compra dos 200 respiradores, por Daniela, na interinidade entre outubro e novembro de 2020, e, finalmente, aceitou o convite agora.

Depois de reuniões com a Comissão Intergestores Tripartite (CIB) e com o Centro de Operações de Emergências em Saúde (Coes), respectivamente na quinta (1°) e no sábado (03), a nova secretária tomou conhecimento mais profundo do quadro sob o ponto de vista dos técnicos e lançou as primeiras diretrizes, que passam a ser seguidas como um manual.

 

Carta branca

O volume de informações que Carmen coletou ditará o próximo passo, implementar decretos mais restritivos, sem a mínima possibilidade de se propor um lockdown mas sim flexibilizações pontuais.

Foram estas as costuras que levaram a deputada federal a aceitar o convite da governadora em exercício, e que deram a carta branca que passa pela obtenção de resultados práticos, aliados à política de vacinação, uso de máscaras, distanciamento social e o atendimento rápido dos pacientes que apresentarem sintomas da Covid-19.  

 

Situação crítica

O quadro da pandemia no Estado está longe de beirar a tranquilidade.

O mapa de risco divulgado no sábado mostrou que apenas na região de Xanxerê, no Oeste do Estado, houve mudança para asituação graves, enquanto nas demais 15 regionais o momento é de preocupação, inclusive com a falta de leitos de UTI em três delas.  

 

Posição

Ex-secretário estadual da Infraestrutrura, presidente do Imetro e vice-prefeito de São Lourenço do Oeste, João Carlos Ecker, assumirá formalmente a função que já lhe era confiada por Daniela Reinehr.

Passa a atuar na coordenação política da governadora em exercício.

 

Salvamento

A Secretaria estadual da Administração atendeu a um pedido de Gean Loureiro (DEM) para prorrogar a participação da prefeitura de Florianópolis no SC Saúde, que venceu em março passado.

O apelo de Gean foi atendido por Danielae vale por mais 90 dias, até que uma nova empresa seja conhecida no processo de licitação da Capital. A prefeitura de Florianópolis é a única incluída no plano dos servidores estaduais.

 

Promessa cumprida

Em tempos de uma nova escolha pelo quinto constitucional para um advogado assumir uma cadeira de desembargador do Tribunal de Justiça, surpreendeu a decisão do magistrado Ronei Danielle em pedir aposentadoria do cargo que ocupa há 10 anos.

A surpresa foi para quem está fora do circuito pessoal do desembargador, que sempre antecipou que pediria a saída da importante função após uma década de serviço no Tribunal de Justiça, o que, na prática, significará nova vaga para a OAB suprir.  

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Jornalista com 36 anos de profissão. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, editor-chefe, chefe de Redação, gerente e diretor de Jornalismo na RBS TV (Blumenau e Florianópolis), hoje NSC TV; na TV Record (Florianópolis) e na Rede TV Sul (hoje SCC SBT); comentarista na RIC TV (hoje NDTV) e na Record News; editor de Política e colunista no Diário Catarinense (DC), e colunista no Notícias do Dia (ND). Atuou nas rádios União AM e FM (Blumenau e Florianópolis) e na Rádio Record da Capital. Atualmente, além do Making Of, faz comentários na Rádio Cidade em Dia FM, de Criciúma, e é diretor de Conteúdo na TVBV (Band).
  • Youtube

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!