Portal Making Of

Carnaval: sim ou não?

Carnaval: sim ou não?
Foto: Carnaval. Crédito: Pixabay

Toda decisão tem consequências. Muitos prefeitos pelo Brasil estão decidindo pela suspensão do Carnaval. Só em São Paulo mais de 70 cidades paulistas já decidiram não promover aglomerações e facilitar a transmissão do coronavírus. A diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a brasileira Mariângela Simão alertou na abertura do Congresso Brasileiro de Epidemiologia que a Europa vê novamente o ressurgimento de casos de Covid-19, que o vírus continua evoluindo com variantes mais transmissíveis e que o mundo está entrando na quarta onda da pandemia.

 

Questão técnica. A discussão sobre a realização ou não do Carnaval em 2022 pode gerar polêmica, mas não é apenas uma questão de opinião ou de interesse econômico, mas de respaldo técnico para decidir. Cabe aos Prefeitos o “livre arbítrio” e a responsabilidade sobre a realização do Carnaval e suas consequências, mas está nas mãos de cada cidadão a decisão sobre se expor ou não as situações de risco.  O temor das autoridades da área da saúde, inclusive da OMS, é de que o surto de contaminações que tomou conta da Europa atinja o Brasil, após as aglomerações típicas da ‘maior festa brasileira’. Entre a minha opinião e a sua, fique com análise de um especialista, pois a realização do Carnaval vai depender de uma avaliação da realidade epidemiológica e da cobertura vacinal de cada localidade.  

 

Aqui no Estado. O superintendente de Vigilância em Saúde do governo de Santa Catarina, Eduardo Macário, declarou que é cedo para dizer se será ou não possível realizar as tradicionais festas de carnaval em 2022. Segundo Macário apenas na segunda quinzena de janeiro vai ser possível ter um “termômetro” do comportamento da população e da pandemia por meio de uma análise do o saldo de casos e óbitos após as comemorações de final de ano (fique alerta as festas de final de ano também apresentam risco).  A liberação do carnaval de rua dependerá de que as taxas de novos casos e mortes continuem em baixa e que a vacinação tenha avançado.

 

Na Capital. A prefeitura de Florianópolis liberou a realização do carnaval de rua e os desfiles de blocos e escolas de samba na ilha. Os desfiles devem acontecer na Passarela do Samba Nego Quirido, o sambódromo da capital catarinense.  A Prefeitura de Florianópolis deve liberar a realização da festa de réveillon 2022 com adaptações no formato tradicional, não há previsão de montagem da estrutura de um palco para shows com bandas para evitar a aglomeração de pessoas. Está previsto o show pirotécnico com balsas na Beira-Mar Norte e na Ponte Hercílio Luz, mas segundo declarações do Prefeito Gean Loureiro a liberação vai depender da situação da pandemia.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Impactos da interdição na BR-470

Impactos da interdição na BR-470. Em nota oficial, a Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) expressa

Impactos da interdição na BR-470

Impactos da interdição na BR-470. Em nota oficial, a Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) expressa