Julho 19, 2021

CASACOR TOUR – da luxuosidade ao requinte da simplicidade

CASACOR TOUR – da luxuosidade ao requinte da simplicidade
Foto Vanessa Alves

Era uma casa muito engraçada... Toda estilosa, arquitetada

Ninguém podia deixar de ir lá não, porque era o topo da decoração

Ninguém podia ficar sem rede... postando stories além parede

Ninguém podia não compartir, toda beleza que havia ali

E era feita com muito esmero, pelos melhores, não exagero...

 

Eu não exagero mesmo, a CASACOR 2021 está um escândalo de bonita! Inaugurada ontem para o público, a mostra, que segue até 29 de agosto, está imperdível.

Não sei se é por causa dessa época pandêmica, mas essa edição tem um quê de especial, de esperança, de espetáculo.

Quanto tempo não encontrava tanta gente que eu gosto, todo mundo com um sorriso no rosto, coberto por máscara, mas que vazava pelos olhares. Olhares de admiração, de exclamação, de contentamento.

Os profissionais felizes, apesar dos desafios e do ano atípico que vivemos, por realizarem uma mostra que fala de amor, de superação, de lar, de acolhimento, de reinvenção, de estar junto - com segurança -, de memória, de meio ambiente, de brasilidade, de respiro, de sentir. 

CASACOR é tudo isso, 21 ambientes cheios de personalidade e propostas das mais diferentes, mas com um ponto em comum: tudo é lindo de morrer! Ou melhor, de viver! Viva a beleza, viva a arte, viva as cores e os sentimentos que elas carregam. Viva as pessoas que se entregam!

 

Agora, um pouco do que você vai ver por lá, por aqui ;-)

 

 

Fiquei hipnotizada por esse quadro. O clique é meu mesmo e a obra do Cassiano Cruz está bem na entrada, na Bilheteria.

 

Bom, pelo release que recebemos dá pra sentir a dificuldade que foi realizar a mostra em meio a pandemia... Até chegar no dia da abertura oficial, foram muitas as incertezas. Mas, tomada a decisão de realizar a CASACOR 2021, foi a vez de correr atrás para se adequar às necessidades e cuidados especiais que o momento pede.

 

 

 

"Estamos preparados para os novos desafios e vamos garantir a todos uma mostra segura", ressalta a diretora Francis Bernardo, na foto ao lado do marido Luiz Bernardo.

O elenco, composto por veteranos e estreantes, foi desafiado a interpretar e materializar nas suas ambientações o tema "A Casa Original", proposto pela organização da CASACOR. 

A mostra ocorre no formato híbrido, ou seja, presencial ou digital. O acesso ao tour virtual pelos espaços pode ser feito no portal www.casacor.abril.com.br.

Mais do que uma vitrine para a arte dos profissionais envolvidos na criação dos projetos, a CASACOR - uma referência no mercado da arquitetura, design e paisagismo - potencializa a geração de negócios para as marcas patrocinadoras e parceiras na concretização desta exposição, que busca inovar a cada ano.

Quem visita a mostra encontra a oportunidade de atualização sobre o que existe de mais atual em acabamentos, padrões construtivos, design de mobiliário, tecnologia e soluções inteligentes em automação residencial e corporativa.

 

Bilheteria on-line

 

Toda a visitação deste ano será controlada para distribuir melhor a circulação do público na CASACOR SC. Por isso, a organização do evento sugere que os interessados em visitar a exposição façam a compra do ingresso antecipadamente pela internet, no link casacorsantacatarina.byinti.com.

E bora passear pelos ambientes!

*****

 

Camadas brasileiras   Fotos do ambiente Marco Antonio

Vamos aos ambientes que convidam e conversam... Vou começar pela querida Juliana Pippi, que toda mostra arremata prêmios com seus projetos.

 

 

 

Nesta edição Ju projetou o Living Camadas Brasileiras, um ambiente movimento, de criações e fabulações do mundo que é visto, tocado e praticado. "A minha inspiração foi a profundidade brasileira."

 

 

Por isso, o reflexo deste Brasil aparece em muitas composições, texturas, materiais e cores para possibilitar múltiplas sensações naqueles que adentrarem no espaço.

 

*****

 

 

Pra Lá de Marraquech  Fotos do ambiente Lio Simas

 

 

Não posso deixar de contar que me apaixonei pelo Wine Bar da linda designer de interiores, Alessandra Casagrande. O exótico Pra Lá de Marraquech é um espaço sofisticado, caloroso, colorido e cheio de memórias sensoriais.

 

 

Destaque para o projeto luminotécnico incrível do ambiente, feito pela NTZ Iluminacão, que inspira conversas mais intimistas, regadas a um bom rótulo.

 


O ambiente, que funciona como uma das operações de gastronomia durante a CASACOR SC, traz toda a riqueza, a cultura e a exuberância da "Paris do Saara", que foram transpostas para o projeto, quase cenográfico.

Para além do nome do ambiente - encontrado nas palavras de Caetano Veloso na música Qualquer Coisa -, Alessandra defende uma arquitetura estimulante e motivacional.

 

 

 

"Foi a partir das restrições impostas pela pandemia que tivemos a ideia de conceber um espaço que nos transporte para um outro lugar e cultura. Os estímulos provocados pelas cores, texturas e detalhes enriquecedores, nos levam para além deste tempo acinzentado que vivemos. Pra Lá de Marrakech foi concebido para despertar as boas sensações", explica.

*****

 

Meu coração queima!   Fotos Vanessa Alves

Jeferson Branco leva borogodó e provocação pro seu Estúdio Manifesto da CASACOR. Amendoeira, rede de palha, filtro de barro, prato Duralex, espelhinho de moldura laranja e armários azul calcinha. Essa é a casa brasileira que o arquiteto Jeferson Branco representa no seu Estúdio Manifesto.

 

No espaço de 51m² batizado de meu.coração,queima, cabe um Brasil inteiro em peças que decoram e causam questionamentos propostos pelo arquiteto que aos 27 anos vive sua segunda participação na mostra.

 

Seu projeto busca na casa popular brasileira a inspiração em elementos de decoração tradicionais que fazem contraste com acabamentos de alto padrão. O ambiente traz uma provocação sobre a desigualdade social por meio de uma linguagem de design high-low. Marcas ou produtos de alto valor se misturam a acessórios e acabamentos de baixo custo de maneira proposital.

 

*****

 

 

Sala íntima da arquiteta    Fotos Fábio Jr Severo

 

 

Com Anna Maya não tem erro! Olha que ambiente maaais lindo! Veterana na CASACOR Santa Catarina, ela criou um espaço de muitas referências pessoais e profissionais nesta edição que é a sua 12ª participação.

"A casa original", tema proposto para a edição 2021, ganhou uma interpretação genuína no projeto da Sala Íntima da Arquiteta.

 

 



"Transportei para cá o meu espaço de trabalho em casa", ressaltou. Tem a ver com a temática, mas também faz total relação com as vivências de Anna. "O original está na autenticidade do projeto, feito a partir das minhas referências de viagens, de arquitetura, de arte e nas histórias de vida", revela. (essa foto é da Mariana Boro)

Por isso, a ideia de apresentar um living integrado ao home office, um ambiente que, aliás, ganhou tanta notoriedade e se tornou tão necessário no contexto atual de pandemia.

 

 

Mais do que uma área de trabalho e estudo, a sala é um convite ao despertar criativo e às pausas necessárias para aqueles momentos de respiro.

*****

 

 

Loft Naturalle   Fotos Fábio Jr Severo

 

O Arquiteto Michael Zanghelini buscou na ancestralidade dos materiais naturais a inspiração para o Loft Naturalle. A madeira e o mármore, em versões naturais e sofisticadas, compõe o maravilhosos espaço criado para a terceira participação do profissional na CASACOR / SC.

 

Para dar significado a esta volta às origens, elementos naturais como o mármore, madeira e couro ganham destaque numa composição com peças de design, objetos de valor afetivo e obras de arte. É a potência da arquitetura feita para aguçar sentidos e promover encontro. Em evidência a estética natural, mas com soluções tecnológicas, sem esquecer também do uso inteligente de todos os recursos aproveitados no projeto.

 

Michael vem desde a primeira participação na mostra imprimindo a relação direta com a natureza, o que ela representa e, principalmente, de onde vem e para onde vai.

 

"Estou falando da natureza e suas características. Respeitei a madeira natural, o mármore e seus recortes, as cores que foram surgindo... As pessoas também fazem parte da natureza, como esses elementos, cada uma à sua maneira. É um lugar de harmonia, para todos os fragmentos da natureza", aponta o caminho de suas criações.

*****

 

 

Lounge de entrada e Bilheteria  Foto Lio Simas

 

 

Para que o acesso à mostra respeite o distanciamento social, um feixe de luz conduz a fila até a entrada. Já no átrio, o projeto da Ana Lins e Iara Rosas direciona o público ao Espaço da Água, onde pode higienizar as mãos em pias funcionais. 

 

*****

 

 

Rooftop 20 | 21    Foto Lio Simas

 

 

O Rooftop 20 | 21, da arquiteta Ana Trevisan, nos seus 400m² de área, valoriza uma atmosfera cosmopolita e contemporânea para apresentar espaços que estimulam e convidam à convivência ao ar livre. Tudo, emoldurado pela vista das encostas verdes e da baía de Santo Antônio de Lisboa. No jardim, destaque para as espécies que exaltam a tropicalidade, explorando texturas, cores e flores.

 

 

Quem cria nasce todo dia

 

Também projetado por Ana Trevisan, o estacionamento de 270m² foi transformado em uma praça para receber aqueles que chegam na mostra. Os cubos dispostos fazem uma analogia com o momento presente, onde precisamos nos refugiar em nossas casas. 

 

 

Os bancos sinuosos, peças assinadas pelo arquiteto Jaime Lerner, fazem um convite a uma pausa. Combinações de espécies nativas e tropicais ambientam o jardim. E como dizia Jaime Lerner: "Quem cria nasce todo dia", e assim a vida segue seu fluxo.

*****

 

 

Espaço Plural    Fotos Lio Simas

 

 

Como o próprio nome diz, o Espaço Plural, de Beto Gebara e Marila Filártiga, contará com múltiplas atividades, mas totalmente contextualizadas ao momento. Vai abrigar o bistrô e a choperia em um ambiente amplo, que permite o distanciamento e proporciona segurança. Na composição que potencializa os serviços oferecidos pelos parceiros do projeto, destaque para os valores de uma cultura regenerativa, que proporcionam impactos positivos ao meio ambiente e também à sociedade.

*****

 

 

Café +UM    Foto Lio Simas

 

 

O café, projetado pelo Emanuella Wojcikiewicz Studio, é outra operação gastronômica na mostra e traz uma arquitetura de tons claros, poética e leve, para momentos de serenidade na hora do consumo dos alimentos ou mesmo de uma leitura. O estilo japandi entra como referência, sendo potencializado com recursos da arquitetura brasileira: o uso de madeiras de reflorestamento, concreto armado e vegetação nativa. A cor cria seu manto através da luz neon, criando uma ambiência sensorial.

 

*****

 

 

Casa Pormade

 

A Casa Pormade traduz uma casa contemporânea, com ambientes amplos e integrados para viver e compartilhar bons momentos diários. Chama a atenção o hall intimista e com uma proposta de "wine lounge", que se abre para uma ampla área social com living, jantar e cozinha. Os tons de branco e preto, usados por Fabio Vitorino Arquitetura e VK Arquitetos, harmonizam naturalmente com os painéis amadeirados e toques pontuais de dourado.

 

*****

 

 

Loft 2021    Foto Lio Simas

 


O ambiente da arquiteta Fernanda Eicke surge com a proposta de firmar aquilo que destacamos em nossos projetos: conforto, funcionalidade e atemporalidade. Em primeiro lugar: o respeito ao bem estar de quem irá usar o espaço. O Loft 2021 é composto por um estar, cozinha gourmet, dormitório com office integrado, sala de banho e área externa.

 

*****

 

Casa Yugen DECA

 

Yugen, palavra que dá nome ao espaço, destaca um importante conceito da estética tradicional japonesa. É expressão de profundidade, do que não pode ser traduzido, do incompreensível e do abstrato que transita da filosofia à arte. Do resultado da contraposição da sombra com os intervalos de luz, a Casa Yugen, de Gabriel Bordin, faz um convite não verbal ao espaço em que se pode vislumbrar a beleza do mistério do universo e de nossa condição humana.

 

*****

 

  

Casa de Aromas     Foto Lio Simas

 

 

Em um ambiente monocromático onde não se distinguem cores e estilos, é notável a harmonia entre os elementos usados. Na Casa de Aromas, do arquiteto Leandro Sumar, o objetivo é despertar e instigar sensações, seja  visual ou olfativa, através das fragrâncias. A estrutura metálica aparente vai ao encontro dos acabamentos sofisticados. As molduras em gesso e as pedras brutas naturais completam o cenário.

*****

 

 

Loft Íris     Foto Lio Simas

 

 

O Loft Íris, de Maria Graziella Oliveira e Allan Chierighini, é uma homenagem ao olhar, que nos últimos tempos se tornou símbolo de esperança. Com o olhar nos comunicamos durante toda a pandemia. Por isso, 'íris' é como o espelho da alma. Não por menos, inspirou a concepção deste projeto exclusivo, idealizado no conceito dos lofts americanos dos anos de 1950, valorizando ambientes amplos, cada espaço foi projetado no conceito multifuncional para uma casa original. 

*****

 

 

 

Respiro    Foto Lio Simas

 

 

No living gourmet Respiro, de Mariana Maisonnave, a arquitetura é emocional e de muita sensibilidade. O projeto é basicamente uma homenagem a seu pai, que venceu a COVID-19. Por isso a ideia de se fazer uma reflexão sobre o respirar, tão vital. Na materialização deste espaço, Mariana instiga os visitantes à necessidade de uma pausa e tomada de consciência, para o encontro do equilíbrio. Ao buscar o fundamental, o minimalismo se materializa na presença de peças essenciais. O projeto promete uma verdadeira experiência sensorial. 

 

*****

 

 

Cosmopolitan Loft  Foto Lio Simas

 

O Cosmopolitan Loft, da Mariana Pesca Arquitetura, foi pensado para uma mulher contemporânea, universal, empoderada e dona de si. Por isso um projeto que agrega o que ela precisa para viver com conforto e tecnologia. A singularidade do ambiente de 78m² aparece no uso comum da madeira no teto, painéis e mobiliários, numa simbiose com as artes. Atente ainda para outras novidades, como a pink box criada no banheiro e o closet programado por uma assistente virtual.

*****

 

Veredas Autoria Design   Foto Lio Simas

 

A sala de estar e jantar com 70 m² faz uma homenagem a uma das maiores obras da literatura nacional: Grande Sertão Veredas. A associação está presente na cor da tinta, Grandes Sertões e nas peças assinadas por designers brasileiros Aristeu Pires, Ronald Sasson, Maria Cândida Machado, Arthur Casas, Alfio Lisi e Lairana. O ambiente de Natália Xavier é um convite ao Brasil e toda a sua riqueza e beleza natural.

*****

 

 

Quarto Suna Reveev  Foto Lio Simas

 

O quarto Suna, que significa "areia" em japonês, busca calma e fluidez. Celebra a beleza imperfeita, a impermanência da vida. Neste projeto, de Osvaldo Segundo & Arquitetos Associados ressalta aos olhos o contemporâneo aliado às raízes culturais, o minimalismo combinado ao tradicional, e o senso estético puro embasado à função. Descanso para o olhar, respiro para a mente, corpo relaxado, paz no coração. Uma mistura de muitas sensações, a partir de um item que é o centro das atenções: a cama ergonômica, inteligente e também peça de design.

 

*****

 

 

Casa dos Pássaros  Foto Lio Simas

 

 

Buscamos voar como os pássaros, nos libertando das amarras e extravasando no movimento que o corpo e a mente permitem. Assim, encontrando a imensidão da vida. Eis a inspiração do projeto da Casa dos Pássaros, do arquiteto Tufi Mousse, um grande lounge com sala de estar e cozinha com layout totalmente integrado. Por meio da arquitetura é possível materializar este estado em forma de espaço, ambiente e casa. As paredes em ripas profundas, estruturadas para gerar apoio às memórias da casa, trazem a sensação do infinito ao olhar de um pássaro que busca o horizonte.

 

*****

 

 

ATrajetória!   Fotos Lio Simas

 

 

E por último, o ambiente de Vanessa Buonomo e Gabriela Bosco Dutra! O que realmente tem valor nessa vida? Momentos de desafios e superações. É a partir deste cenário que surge a galeria Trajetóriah, ressignificando o que importa. Os espaços de circulação da mostra levam a alegria das cores e da arte para dentro de casa, bem como o aconchego da madeira e das tramas.

 

 

 

Para deleite dos passantes, uma variedade de obras de diferentes artistas de rua. No projeto aparece também o valor agregado da sustentabilidade, que já está no DNA do trabalho realizado pelo escritório.

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Onze 10

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!