20.4 C
fpolis
20.4 C
fpolis
quarta-feira, 29 novembro, 2023

CASAN mantém trabalho para recuperar sistemas de abastecimento nesta segunda

Conserto de tubulação rompida em Vidal Ramos. (Foto: Acervo CASAN)
Últimas notícias

Após um fim de semana de fortes chuvas pelo estado, as equipes da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) continuam as atividades de conserto e monitoramento para recuperar o fornecimento de água.

A região mais prejudicada no momento é a do Vale do Itajaí. Em Rio do Sul, o abastecimento está comprometido nos bairros Taboão, Brehmer, Progresso, Santa Rita, Valada São Paulo, Rainha, Fundo Canoas, Miranda e Jardim Alexander, com equipes se dirigindo para fazer o conserto de redes e de bombeamento. Devido à enchente, as atividades presenciais da Agência da CASAN da cidade foram paralisadas. Nas demais cidades do sistema integrado, Agronômica e Aurora, o abastecimento já está sendo retomado e vai normalizar até a noite.

O sistema integrado de Ascurra, Rodeio e Apiúna também está com o tratamento de água reduzido. O motivo é o acúmulo de materiais na entrada do poço da captação, com equipes se mobilizando para a limpeza ainda hoje. Em Atalanta, o abastecimento foi paralisado devido a uma queda de energia que afetou o bombeamento. Um novo gerador será instalado hoje para retomar o fornecimento. Em Agrolândia, uma adutora passou por processo de limpeza no fim de semana. Manobras e consertos estão sendo realizados pela CASAN para retomada do abastecimento.

Em Trombudo Central, o fornecimento está comprometido em bairros mais altos e afastados como Lorenal, Bracatinga I e II e Cidade Alta. No município de Pouso Redondo, o bairro Aterrado Torto ainda registrou problemas de abastecimento pela manhã, mas os reservatórios e a captação estão normalizadas. Em Taió, os esforços estão concentrados em consertos de cavalete e na limpeza da agência. Em Vidal Ramos, Petrolândia, Rio do Oeste e Laurentino, a ETA e os reservatórios também estão operando normalmente, com abastecimento comprometido apenas em regiões mais distantes, a ser normalizado durante o dia.

Na Serra Catarinense, Urubici está com a captação principal de água paralisada e a adutora de água bruta foi danificada pelo nível do rio Capoeiras. O abastecimento deve acontecer parcialmente até o meio-dia, com equipes mobilizadas para consertar a tubulação. A previsão é que o fornecimento de água retorne gradualmente a partir da noite de hoje.

Em São Joaquim o fornecimento de água está paralisado para o bairro Santa Isabel, por problemas no poço ocasionados pela chuva. A Companhia providencia a chegada de um caminhão-pipa e de uma equipe especializada no conserto de poços para resolver a situação. Na mesma região, o município de Ponte Alta ainda está com abastecimento comprometido, devido à alta turbidez da água do rio. As operações da ETA foram retomadas de madrugada e o sistema terá recuperação gradativa durante o dia.

Na região Oeste, uma das mais atingidas na última sexta-feira, com pelo menos 15 municípios afetados, o abastecimento está praticamente recuperado. Somente Mondaí ainda exige maiores trabalhos das equipes, com normalização prevista até o final do dia.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Expectativa de vida sobe para 75,5 anos após queda na pandemia

A expectativa de vida ao nascer no Brasil, em 2022, ficou em 75,5 anos, segundo dados das Tábuas da...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }