Em uma parceria com moradores e instituições, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) promoveu uma limpeza o mangue e de praias em Florianópolis nesta quinta-feira, 02/10.
Entre as entidades envolvidas, a Associação dos Pescadores do João Paulo (APPAAJP), Associação de Moradores do Monte Verde, João Paulo e Saco Grande e o Instituto Sueco-Brasileiro de Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável (ISBE) recolheram lixo eletrônico, embalagens e sacolas plásticas, restos de panos, apetrechos de pesca, pneus, bitucas de cigarros e isopor no trecho conhecido como praia do Barcela, e do manguezal do Saco Grande, que compõem a Estação Ecológica de Carijós, unidade de conservação de proteção integral da natureza com grande importância ecológica para o município.
“O que me surpreendeu foi a quantidade de lixo que recolhemos num trecho tão pequeno, incluindo a presença de resíduos muito poluentes e que fazem muito mal para a natureza, como isopor, bitucas e lixo eletrônico”, destaca a bióloga Lara Chula Martins, que integra a equipe do Projeto Socioambiental em desenvolvimento pela CASAN.
Já Julita Hoepers Ferraz, cofundadora do Instituto Sueco-Brasileiro de Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável (ISBE) e uma das organizadoras do evento, afirma que “as praias do João Paulo e do Barcela são espaços de convivência, lazer e de sustento para os pescadores tradicionais. Cuidar desses locais depende da redução do lixo e da poluição, da proteção da fauna marinha e do fortalecimento da cultura pesqueira tradicional.”



















