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Celesc vai cobrar por recarga em eletropostos para poder manter o corredor elétrico

A partir de 23 de setembro deste ano a Celesc vai passar a cobrar pelo uso de suas estações de recarga de veículos elétricos em Santa Catarina. Após quase 10 anos de serviço gratuito, essa mudança ocorre, segundo a empresa, para garantir a manutenção e a expansão do corredor elétrico no Estado, visando dar maior disponibilidade e confiabilidade das estações de recarga.

O pagamento será realizado exclusivamente por meio do aplicativo “Eletroposto Celesc”, disponível nas lojas de aplicativos. As tarifas estão divididas em duas modalidades:

Estações Rápidas: R$ 2,49/kWh + R$ 5,00 (taxa de desbloqueio)

Estações Semirrápidas: R$ 2,19/kWh + R$ 2,50 (taxa de desbloqueio)

Como exemplo, para carregar completamente um carro elétrico que consome cerca de 40 kWh, o custo em uma estação rápida será de aproximadamente R$ 104,60. Já em uma estação semirrápida, o valor seria de R$ 89,10.

Uma taxa de ociosidade de R$ 1,00 por minuto será cobrada quando o veículo permanecer estacionado na estação de recarga após a bateria estar completamente carregada.

No entanto, há uma tolerância de 10 minutos para que o motorista desconecte o carro e libere o espaço. Após esse período, a taxa começa a ser aplicada para que se incentive a rotatividade nos eletropostos, garantindo que mais usuários possam usar as estações sem longas esperas.

O SISTEMA

Em 2015, a Celesc foi a pioneira na criação da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em Santa Catarina. Desenvolvido em parceria com a Fundação CERTI, o projeto “Eletropostos Celesc” partiu de uma iniciativa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e foi criado para fomentar o mercado de veículos elétricos e estabelecer um corredor elétrico sustentável no estado.

Num primeiro momento, foram instaladas 7 estações nas cidades de Araquari, Florianópolis e Joinville, criando um corredor elétrico de 300 km. Na segunda fase, em 2018, a rede foi expandida para 1.500 km com a instalação de 23 novas estações, cobrindo quase 75% do território catarinense.

Na fase 3 (2023), foram instaladas 20 novas estações, incluindo uma ultrarrápida, totalizando 66 estações em 35 municípios, com 89 conectores.

Em 2021, foram feitas 3.064 recargas e já em 2023 esse número passou para 20.206, representando um crescimento de quase 560%. O consumo de energia também saltou de 29.648 kWh para 246.686 kWh no mesmo período.

O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, ressaltou que “a introdução das tarifas garantirá que os catarinenses possam contar com uma infraestrutura robusta e em constante crescimento, reforçando o compromisso da Celesc com a inovação e o desenvolvimento sustentável, lembrando que a Celesc ofereceu o serviço gratuito por quase dez anos, contribuindo com o desenvolvimento do setor e a cultura do carro elétrico. A Celesc é pioneira no assunto”.

Já o gerente do projeto do Corredor Elétrico Catarinense, engenheiro Marco Gianesini, destacou que “a tarifa é fundamental para garantir que a rede continue crescendo e oferecendo um serviço de qualidade, ampliando a mobilidade sustentável em Santa Catarina”.

Para realizar a recarga em um eletroposto, o usuário deve seguir as instruções no aplicativo “Eletroposto Celesc” e o pagamento pode ser feito por cartão de crédito e voucher.

 

 

 

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