O investimento em mídia no Brasil registrou um avanço de 19% nos primeiros três meses de 2022, frente ao mesmo período de 2021, confirmando assim a escalada do mercado publicitário. O dado faz parte da nova edição do painel Cenp-Meios, coordenado pelo Cenp, Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário. O volume movimentado no primeiro trimestre do ano ficou na casa dos R$3,4 bilhões, contra R$2.8 bilhões de 2021.
O número reitera a relevância do mercado publicitário e todo seu ecossistema. É uma atividade que se destaca mesmo diante de um cenário ainda desafiador, com residual de pandemia, queda de poder de compra, guerra da Europa e uma economia, que avançou 1% no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o último trimestre do ano passado (IBGE).
“Fechamos 2021 com aumento expressivo de quase 40% e não arrefecemos. Temos um segundo semestre promissor, com eventos como Copa do Mundo e retorno total das atividades com crescimento da economia. Como sempre digo, a publicidade é a indústria que movimenta a indústria e estamos prontos para esse novo momento. Há otimismo de elevação de investimentos e já celebramos esse percentual.”, afirma Luiz Lara, presidente do Cenp.
Os dados de 2022 foram fornecidos por 303 agências de publicidade de todo o país, participantes do painel que, por sua metodologia, tem precisão total de informações. Em 2021, o volume de agências foi menor, 298.
Vale destacar que ao longo de 2021, investimentos em mídia via agências totalizaram R$ 19,7 bilhões, em 2020, no auge da pandemia, foram R$ 14,2 bilhões.