Portal Making Of

Cerveja e diversidade

Cerveja e diversidade
Foto: AB-INBEV/Divulgação

Com certeza você lembra de algum comercial de cerveja. O enredo é sempre parecido: calor, copo suado, mulheres bonitas e um toque de humor. Pois a visão publicitária que dominou o mercado nas últimas décadas parece estar com os dias contados. De olho num público cada vez mais diversificado e politizado a AB-Inbev norte-americana lançou bibliotecas de material fotográfico para substituir fotos que retratam uma “falta de diversidade” em anúncios publicitários e reportagens sobre o setor. A empresa diz que o projeto Elevate está procurando disseminar fotos de mulheres, orientais, negros e hispânicos apreciando cerveja, ao invés de apenas homens brancos. As fotos – como a acima – estão disponíveis sem royalties para designers, empresas de marketing, empresários e jornalistas. 

_________________________________________

 

RECALL DE CERVEJA

Uma cervejaria canadense teve que recolher todo um lote de cerveja sem glúten e sem álcool porque o produto chegou ao mercado com inexplicáveis 3,4% de teor alcoólico. A Glutenberg pediu desculpas aos consumidores e jura que recolheu a maior parte do lote ainda nos distribuidores.


Foto: Glutenberg/Divulgação

_________________________________________

 

REFRIGERANTE BRISADO

Semana passada a coluna comentou a repercussão no mercado cervejeiro depois que uma startup canadense anunciou a produção de uma cerveja à base de folhas caules e raiz de cannabis. Pois o setor continua aquecido. A norte-americana California Dreamin levantou impressionantes US$ 2,3 milhões de investidores para ampliar a produção de refrigerante de cannabis. A bebida tem sabores de frutas, não leva açúcar ou conservantes e é considerada uma alternativa à cerveja e outras bebidas com baixo teor alcoólico. O mercado inicial são distribuidores licenciados da Califórnia, mas a demanda vem aumentando nos Estados Unidos e já há até embalagens “certificadas para crianças”. No rol dos financiadores do projeto da California Dreamin estão Paul Buchheit, criador do Gmail e a aceleradora Y Combinator, que ajudou no desenvolvimento de Airbnb e Dropbox. Uma demonstrações de que a indústria de bebidas pode ter que rever suas estratégias em breve, como bem aponta e revista The Drink Business.  

_________________________________________

 

LATINHA CHIQUE 

Como se diferenciar na gôndola do supermercado, e conquistar o consumidor de cerveja que tem cada vez mais opções? A alemã Beck’s tentou resolver o problema inovando na embalagem. A latinha tradicional foi substituída por uma lata de alumínio escovado em formato de taça de espumante e o rótulo gravado à laser. A intenção da cervejaria é se destacar no ponto de venda e ocupar espaço em ambientes mais refinados como galerias de arte. Por enquanto a lata chique é encontrada apenas na Alemanha.


Foto: BECK’S/Divulgação

_________________________________________

 

ÁLCOOL NA COCA 

A primeira bebida alcoólica produzida pela Coca-Cola chegou ao mercado japonês este mês. A Lemon-Do é uma bebida gaseificada sabor limão, vendida em latas e que tem versões com 3%, 5% e 7% de teor alcoólico. A ideia é competir num mercado dominado pela Kirin, que produz chuhai e highball, duas bebidas à base de suco de frutas ou refrigerante e com baixo teor alcoólico. Se o desempenho convencer, o Lemon-Do pode ser levado para outros países.


Foto: Coca-Cola/Divulgação

_________________________________________

SHOT

Qual o futuro das cervejarias artesanais? O crescimento dos últimos anos é sustentado? E como cativar novos consumidores? Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Abracerva), fez algumas reflexões sobre o tema nessa quinta-feira (31). Leitura obrigatória para quem empreendeu, ou pretende empreender no segmento.

Começa nessa sexta-feira (03) a 2ª. edição do Passeio Ipa Festival, em Balneário Camboriú.  Seis cervejarias artesanais devem apresentar suas criações e restaurantes do local vão oferecer pratos que harmonizam com esse estilo de cerveja. Os valores variam de R$ 19,90 a R$ 42, já incluindo a cerveja.

De olho no mercado colombiano – um dos dez principais mercados importadores do vinho brasileiro – seis vinícolas gaúchas participam da 13ª Expovinos neste fim de semana em Bogotá: Arbugeri, Casa Perini, Miolo, Mioranza, Salton e Santini. No ano passado as vinícolas brasileiras exportaram o equivalente a US$ 15 milhões, crescimento de 17,3% em relação ao ano anterior.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

HATER – PERO NO MUCHO

Ryan Reynolds costuma dar um toque bem-humorado nas campanhas de divulgação do Aviation Gin. Na última ação, não foi diferente: com uma ironia ao melhor

TOP 100

O Rabo de Galo, um dos maiores clássicos dos botequins paulistanos, entrou para a seleta lista da Associação Internacional dos Bartenders (IBA). Menos de 100

LA BELLE DE JOUR

O cantor e compositor Alceu Valença acaba de ganhar uma homenagem muito especial. Um dos seus maiores sucessos serviu de inspiração para uma linha de

FUNCIONÁRIO PADRÃO

Cervejarias e destilarias mundo afora contam com excelentes destiladores, fenomenais master blenders, mestres cervejeiros incríveis e outros técnicos gabaritados que elaboram bebidas da mais alta

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA…

A destilaria catarinense Kalvelage conquistou mais um prêmio internacional: double gold no San Francisco World Spirits Competition. A competição de destilados criada em 1980 é

TROPICÁLIA

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração

BEBIDA TECH

Você experimentaria uma cerveja concebida e produzida por uma inteligência artificial? Pois pesquisadores do Instituto Australiano de Machine Learning (em parceria com Deep Liquid e

Destaque da semana: TRIO DE RESPEITO

As festas de fim de ano costumam combinar – e muito – com espumantes. Pois a Coluna traz hoje três excelentes dicas para o consumidor

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.

VINHO, NEGÓCIOS Y OTRAS COSITAS MÁS

Bento Gonçalves recebeu no mês passado o maior evento vinícola da América Latina. A Wine South America é uma feira de vinhos realizada anualmente e

HATER – PERO NO MUCHO

Ryan Reynolds costuma dar um toque bem-humorado nas campanhas de divulgação do Aviation Gin. Na última ação, não foi diferente: com uma ironia ao melhor

TOP 100

O Rabo de Galo, um dos maiores clássicos dos botequins paulistanos, entrou para a seleta lista da Associação Internacional dos Bartenders (IBA). Menos de 100

LA BELLE DE JOUR

O cantor e compositor Alceu Valença acaba de ganhar uma homenagem muito especial. Um dos seus maiores sucessos serviu de inspiração para uma linha de

FUNCIONÁRIO PADRÃO

Cervejarias e destilarias mundo afora contam com excelentes destiladores, fenomenais master blenders, mestres cervejeiros incríveis e outros técnicos gabaritados que elaboram bebidas da mais alta

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA…

A destilaria catarinense Kalvelage conquistou mais um prêmio internacional: double gold no San Francisco World Spirits Competition. A competição de destilados criada em 1980 é

TROPICÁLIA

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração

BEBIDA TECH

Você experimentaria uma cerveja concebida e produzida por uma inteligência artificial? Pois pesquisadores do Instituto Australiano de Machine Learning (em parceria com Deep Liquid e

Destaque da semana: TRIO DE RESPEITO

As festas de fim de ano costumam combinar – e muito – com espumantes. Pois a Coluna traz hoje três excelentes dicas para o consumidor

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.

VINHO, NEGÓCIOS Y OTRAS COSITAS MÁS

Bento Gonçalves recebeu no mês passado o maior evento vinícola da América Latina. A Wine South America é uma feira de vinhos realizada anualmente e