17.9 C
fpolis
17.9 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

CHOCOLATE DE CERVEJA

Últimas notícias
CHOCOLATE DE CERVEJA
Foto: Jefferson Douglas da Silva/Divulgação

Cerveja combina com…? Se depender da criatividade de empreendedores catarinenses, combina com tudo e mais um pouco.

Empurrados pelo bom momento do mercado cervejeiro empresas estão criando uma série de produtos inspirados na bebida. Tem aplicativos; roteiros turísticos; roupas e acessório; energético feito com malte de cevada e até amendoim saborizado com lúpulo.

Um dos empresários que aposta neste mercado é o blumenauense Marlon Correia. Se antecipando ao Festival Nacional da Cerveja do ano passado ele e a sócia Lilian (que é chocolatier) produziram uma variedade de doces com adição de insumos cervejeiros. O carro chefe é um chocolate ao leite com lúpulo Citra, que garante um sabor herbáceo e levemente amargo. Há ainda um chocolate com crocante de malte, e outro com malte de cevada e flor de sal do Himalaia. Os produtos são vendidos em empórios, lojas de artigos cervejeiros e na sede da chocolateria, em Blumenau.  

Como se vê, oportunidades nesse segmento não faltam. A coluna aproveita e compartilha um link com outras ideias para quem quer empreender nesse ramo. A propósito, o material produzido pelo Empório da Cerveja e alojado no G1 é um grande depositório com reportagens bacanas sobre o universo cervejeiro e oportunidades de empreendedorismo no setor. #FicaADica

____________________

 

CERVEJA E MEDITAÇÃO


Foto: Stella Artois/Divulgação

Que tal relaxar com uma cerveja? A Stella Artois avançou uma casa e está propondo uma meditação de 20 minutos – acompanhada de uma loira gelada.

A ação de marketing é inspirada no APP Headspace, que oferece meditação guiada. A cervejaria convidou o ator Luke Evans (Velozes e Furiosos, Hobbit, A Garota do Trem…) para narrar uma espécie de podcast. São vinte minutos em que Evan conta histórias pessoais, bastidores de filmes, piadas e vai orientando como degustar de forma adequada a cerveja.

A ideia é incentivar o consumidor a desacelerar e aproveitar a cerveja com calma. Para complementar a experiência sensorial a Stella Artois recomenda consumir a cerveja ao longo dos 20 minutos do podcast, em um cálice. e em – exatos – 12 goles. Seria o tempo e a forma perfeitos para tornar a experiência relaxante a prazerosa. Há uma amostra do Stella Space (como é conhecida a iniciativa) no Youtube. Quem preferir acessar o podcast completo – e testar a meditação guiada na prática – é preciso baixar o aplicativo Inscape, na Apple Store. A gravação, obviamente, é em inglês.

____________________

 

AINDA SOBRE TECNOLOGIA


Foto: Reprodução

Coluna comentou na semana passada a preocupação com a queda na oferta de mão de obra para a colheita de uva na França. Mudanças no calendário escolar tem afastado jovens estudantes, que realizavam o trabalho temporário durante as férias de verão.

Pois o Conselho Interprofissional do Vinho de Bordeaux (CIVB) criou um game gratuito onde o desafio é administrar uma vinícola. O game Château Academy (disponível para IoS e Android e desktop) testa a habilidade dos jogadores em comprar ferramentas, maquinários, contratar funcionários, colher e industrializar a uva.

O público alvo são adolescentes entre 14 e 20 anos. Por trás da iniciativa, o CIVB está tentando atrair e fidelizar o público mais jovem que, em breve, pode trabalhar ou investir no setor.

____________________

 

SHOT

As inscrições para o Concurso Brasileiro de Cervejas, em 2019, ainda não iniciaram. Enquanto isso a organização do evento está divulgando os bastidores do concurso deste ano. Vídeo produzido a pedido da Ablutec e Science of Beer está disponível no Youtube e mostra a impressão de alguns jurados internacionais sobre a organização do concurso, e os comentários deles sobre a qualidade da cerveja brasileira.

 

A Bud Light, cerveja oficial da Liga de Futebol Norte-Americano (NFL), criou uma ação de marketing especial para os torcedores do Cleveland Browns. A empresa distribuiu geladeiras cheias de cerveja pela cidade. Elas estão trancadas em bares da cidade e vão ser abertas simultaneamente assim que o Browns vencer a primeira partida oficial da temporada. A ideia é distribuir a bebida de graça para os torcedores comemorarem a primeira vitória do time.

 

E os norte-americanos criaram uma data para homenagear o rum: 16 de agosto é Dia Nacional da bebida. Produzida desde o século XVII por escravos em plantações de açúcar, era associada a piratas e marinheiros mas vem ganhando status no país. Os Estados Unidos tem bares exclusivos para a bebida, como o Rum House, em Nova York e um evento oficial. O National Rum Day Fest, ocorre nesta quinta-feira em um hotel de Miami, com degustação de 20 marcas da bebida.

Uma empresa inglesa inventou um acessório que funciona como uma espécie de colar, para liberar as mãos de quem toma um vinho ou coquetel. O pra lá de estranho wine buddy, está sendo vendido a 4 libras. E parece que faz sucesso principalmente entre o público mais jovem, informa o portal iNews.

Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Com vibração de Gean, Topázio e Bornhausen se filiam no PSD

Partido que já definiu o apoio ao ex-prefeito Gean Loureiro, pré-candidato do União Brasil ao governo, o PSD estendeu...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }