Maio 16, 2019

CIASC promove evento para debater uso de tecnologia no setor público

CIASC promove evento para debater uso de tecnologia no setor público

O Centro de Automação e Informática do Estado de Santa Catarina – CIASC promoveu ontem, 15, uma palestra com o tema " Blockchain: Visão geral e casos de uso no setor público", ministrada por Fernando Galdino, arquiteto de soluções de governo da Oracle. O presidente do órgão, Sérgio André Malicescki, abriu o evento ressaltando a importância de todos estarem atentos ao uso de novos tipos de tecnologia, como elas interferem o dia-a-dia em diversos segmentos e como irão determinar novas perspectivas de futuro dentro do setor público.

Na definição, o Blockchain pode ser colocado como uma tecnologia que permite que quaisquer informações de valor sejam armazenadas dentro dela de forma segura e imutável. Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, ele não funciona como um banco de dados tradicional e também não o substitui. Porém, pode facilitar e otimizar a realização de transações, processos e compartilhamento de informação de forma muito mais rápida.

Em referência ao uso da tecnologia dentro do setor público, Galdino explicou que a característica mais forte e favorável à aplicação do Blockchain é a transparência. "Uma vez que a informação entra na plataforma ela fica lá para sempre, não há como tirar, você tem o histórico, a rastreabilidade. É um grau de transparência enorme que pode beneficiar a população e o setor público", afirmou o palestrante.

Ainda sobre a temática da palestra, foi possível debater sobre qual tipo de blockchain mais recomendado para soluções de governo: público ou permissionado. A escolha dessa especificação dependerá do objetivo final do uso da tecnologia. Para Galdino, a maioria das necessidades do setor público tende para uma rede permissionada, onde é possível escolher quem participará e poderá interagir sem tirar da população o direito de acompanhamento dos processos realizados.

"Um ponto importante é que muitas pessoas associam o blockchain às criptomoedas, mas no caso do poder público elas não existem e a tecnologia é apenas usada como armazenamento de informações", explica.

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!