Portal Making Of

Romance, drama, espionagem, música… estreias para todos os gostos!

Irene Azuela na série "Como Água para Chocolate" (Foto: Divulgação)

Confesso que nem sempre é fácil encontrar filmes e séries para indicar na coluna por falta de bons títulos. Esta semana, finalmente, as plataformas de streaming trazem alguns lançamentos interessantes. Fiz uma seleção bem eclética, tentando atender a todos os gostos. É só escolher e dar o play! Bom proveito.

 

Max

Como água para chocolate – 1ª temporada – 2024

O filme, baseado no romance de Laura Esquivel, fez grande sucesso em 1992, sob direção de Alfonso Arau. Agora, a famosa atriz Salma Hayek tornou-se produtora da série que chega para contar a história de Tita de la Garza, uma jovem que vive no México marcado pela revolução do início do século XX.

Na trama acompanhamos a trajetória de Tita desde o dia de seu nascimento, conhecemos momentos marcantes de sua vida e, principalmente, seu verdadeiro amor por Pedro, com quem é proibida de casar. Filha mais nova de uma grande família, ela vê seu amado casar com sua irmã mais velha, enquanto fica responsável por cuidar de Elena, a mãe dominadora.  Sob um clima pesado no país e também em suas relações familiares, Tita encontra em suas receitas, temperos e sabores uma forma de se expressar além das palavras e lutar por seu amor. (Veja o trailer)

Obs.: O filme de 1992 continua disponível.

 

Netflix

Pedro Páramo – direção: Rodrigo Prieto – 2024

Baseado no aclamado livro de Juan Rulfo, de 1955, a trama acompanha um homem que procura o pai, Pedro Páramo, em uma cidade dominada pela violência e pela fúria de uma decepção amorosa. O protagonista é Manuel Garcia-Rulfo [ o mesmo sobrenome do autor do livro é mera coincidência]. O ator mexicano é conhecido pela série “O Poder e a Lei”, da Netflix.

Obs.: Há uma versão de “Pedro Páramo”, de 1967,com John Gavin.

 

Casamento às cegas – 1ª temporada – Argentina

Mais um país se rende ao sucesso do reality que começou nos Estados Unidos e estendeu-se ao Brasil, Suécia, Alemanha, Japão, França, México… Depois da última edição, produzida nos países árabes, onde os preceitos religiosos e morais assexuaram a série, agora chega uma versão com sangue latino. Los hermanos prometem uma boa performance no formato em que homens e mulheres, dispostos a encontrar sua alma gêmea, se conhecem através de cabines e só se conhecerão fisicamente depois de decidir se querem casar um com o outro. Uma ideia louca que deu certo em termos de audiência… Na Argentina, o programa será apresentado por Wanda Nara e Darío Barassi (foto).

 

A Diplomata – 2ª temporada – 2024

A 1ª temporada dessa série de intriga internacional fez bastante sucesso, mas a segunda demorou tanto a chegar que deu pra esquecer em que estágio parou. Keri Russel interpreta uma diplomata dos EUA que precisa lidar com as dificuldades da carreira de embaixadora no Reino Unido e um casamento conturbado com um político influente.

Obs.: A 1ª temporada continua disponível.

 

Saudade fez morada aqui dentro – direção: Haroldo Borges -2024

Esse longa brasileiro acompanha Bruno , de 15 anos, que mora em um bairro humilde e deve superar as adversidades de uma doença degenerativa que o levará à cegueira. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela perda de visão, o filme converte o destino trágico do seu protagonista em um relato de aprendizagem coletiva. Agora, Bruno tem que aprender com as diferenças a enxergar a vida com outros olhos.

 

A Flor do Buriti – direção: Renée Messora, João Salaviza -2023-Brasil

Outra produção nacional de tema profundo: em  1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar, durante a ditadura brasileira. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô continuam a caminhar sobre a sua terra sangrada, reinventando a cada dia infinitas formas de resistência.

“A flor de buriti” recebeu o prêmio de Melhor Equipe na mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, em 2023. Elaborado a partir de um processo coletivo junto aos Krahô, o filme conta com a participação de Sonia Guajajara, atual ministra dos Povos Indígenas, e tem como corroteiristas os indígenas Ilda Patpro Krahô, Francisco Hyjnõ Krahô e Henrique Ihjãc Krahô.

 

Disney Plus

Only murders in the building – 10º episódio – final da 4ª temporada –

A quarta temporada da divertida série que mistura comédia e investigação exibe seu 10º e último episódio esta semana. Mas, os fãs da produção podem se alegrar porque a série foi renovada para mais uma temporada. O trio formado pelos ótimos atores Martin Short, Steve Martin e – quem diria – Selena Gomez, moradores do condomínio de luxo, Arcônia, estão sempre envolvidos em desvendar assassinatos para seu podcast. E todos acontecem no Arcônia! A série fez tanto sucesso nos EUA que atraiu participações poderosas, como a de Meryl Streep!

Momento fofoca: a propósito de Meryl Streep, fala-se nos bastidores que ela – depois de terminar um longo casamento – estaria tendo um romance com Martin Short, que ficou viúvo há alguns anos. O affair teria acontecido durante as gravações de “Only Murder”. Eu jamais imaginaria esse casal, mas são dois queridos e espero que sejam felizes!

 

A música de John Williams – documentário – 2024

Todo mundo concorda que a música ajuda a contar uma história? Eu, sim, e admiro os criadores de trilhas que ressaltam sentimentos do filme, sem tomar conta da cena, sem excessos. John Williams é um desses gênios. O documentário Music By John Williams sobre o lendário compositor responsável por trilhas icônicas como Star Wars Tubarão, traz imagens inéditas de bastidores e depoimentos de diretores do porte de George Lucas e Steven Spielberg. Me diga aí , quem não fica tenso até hoje só de ouvir a trilha de “O Tubarão” ?

_____________________________________________________

Destaque no cinema

Megalópolis – direção: Francis F. Coppola – 2024

O lendário diretor da trilogia “O Poderoso Chefão” levou quarenta e dois anos entre a ideia e a realização de ‘Megalópolis’, tendo gasto US$ 120 milhões do próprio bolso no projeto. A obra dividiu opiniões no Festival de Cannes, com a crítica mais contra que a favor. No Brasil, onde participou há poucos dias da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Coppola- agora ciente do fracasso financeiro do filme- reforçou que o resultado monetário não importa. Como da primeira vez que ele faliu a própria produtora, a Zoe Trop, fez – em minha opinião – um de seus filmes mais brilhantes, “ O Fundo do Coração”, levo fé no novo ‘ fracasso’.

Essa distopia  segue uma Nova York destruída após um acidente que traz visões conflitantes do futuro. De um lado, está o ambicioso idealista arquiteto  Cesar , interpretado pelo super ativo, Adam Driver. Do outro está seu grande inimigo, o prefeito da cidade, Frank Cicero , Giancarlo Esposito, conhecido pela série ‘ Breaking Bad”.

Francis, aos 85 anos, talvez pretendesse encerrar sua carreira fazendo de ‘ Megalópolis’ um grande sucesso, mas, como não aconteceu, espero que ele continue dirigindo para alegria de seus fãs, como eu.

_____________________________________________________

Agende-se!

Nesta edição, o Festival traz dezenove filmes exibidos nos principais festivais internacionais, como Cannes, Veneza e San Sebastián. O Varilux deste ano homenageia também o ator Alain Delon, ícone do cinema francês, que morreu em agosto deste ano.

Em Florianópolis haverá exibições nas salas:

  • Villa Romana Shopping
  • Cineshow Beira Mar, no Beiramar Shopping
  • Cine Multi, Open Shopping Rio Tavares
  • No Paradigma Cine Arte haverá uma semana a mais de exibições, indo até o dia 27.11.

 

Em Balneário Camboriu :

As exibições acontecerão na Art house bc.

_____________________________________________________

Antes de encerrar…

Adeus a Teri Garr ( 1944 – 2024)

A atriz morreu na última terça-feira (29/10). Nas manchetes sobre sua morte, ela foi mais lembrada por seu papel como mãe de Phoebe/Lisa Kudrow, na série “Friends”, e por “Tootsie”( 1983), ao lado de Dustin Hoffman, interpretação pela qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Apesar de não ser considerada uma estrela de primeira grandeza, Teri fez outros filmes importantes como ‘ Contatos Imediatos de 3º Grau’, de Steven Spielberg, e a comédia popular “Debi e Lóide”. Mas, para mim, seus melhores filmes foram “O Fundo Coração”, de Francis F. Coppola, já mencionado lá em cima, e uma das comédias mais divertidas que já vi na vida, ‘ O Jovem Frankestein’, de Mel Brooks. Foram ao todo, 140 participações no cinema e na TV.

Discreta, a atriz lutava contra a esclerose múltipla desde 2002. Morreu aos 79 anos, em sua casa, em Los Angeles. Descanse em paz, Teri.

_____________________________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução

 

THE END

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: