Depois de dois adiamentos por causa dos incêndios em Los Angeles, hoje ( 07) acontece a cerimônia do Critics Choice Awards (CCA), a maior associação de críticos de cinema e jornalistas de TV dos Estados Unidos e Canadá. Atualmente, mais que o Globo de Ouro, os CCA são considerados um termômetro para o Oscar.
Infelizmente, Fernanda Torres ficou fora da lista de candidatas à Melhor Atriz, mas “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, concorre ao Melhor Filme em Língua Estrangeira. Nossos adversários são “Emilia Pérez “, o polêmico musical franco-mexicano ,“Tudo que Imaginamos como luz”, da diretora indiana Payal Kapadia, Flow”, animação da Letônia vencedora do Globo de Ouro, a cinebiografia irlandesa “Kneecap – Música e Liberdade” e o longa do diretor iraniano dissidente, Mohammad Rasoulof, que representa a Alemanha, “A semente do fruto sagrado”.
Eu diria que não há um franco favorito, desde que “Emilia Pérez” caiu em desgraça por uma série de fatores já apontados aqui na última edição. Então, nossas chances aumentam. Seja como for, a importância de “Ainda estou aqui” para o cinema brasileiro e para nossa memória já não depende de prêmios. O filme de Walter Salles, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva sobre como sua mãe enfrentou os anos de chumbo, depois de seu pai, Rubens Paiva, ter sido sequestrado, torturado e morto durante a ditadura militar, já cumpriu sua maior missão: não deixar que esqueçamos o que não deve ser esquecido, única forma de impedir que se repita.
Hoje à noite, estarei atenta e forte na torcida por “Ainda estou aqui” durante a cerimônia transmitida pelo canal TNT e pelo streaming MAX. Vale se apegar a amuletos, rezas, benzeduras, o que cada um acreditar e, olha…lembrando o velho Zagalo, por pouco muito pouco “Ainda estou aqui” não tem 13 letras !
Boa sorte, buena suerte, buona fortuna, bonne chance, good luck, glück auf … ao cinema brasileiro!
_____________________________________________________
Melhor Ator
Adrien Brody – O Brutalista
Timothée Chalamet – Um Completo Desconhecido
Daniel Craig – Queer
Colman Domingo – Sing Sing
Hugh Grant – Herege
Ralph Fiennes – Conclave (*) – Não vi todas as atuações concorrentes, mas acho que já passou da hora de um ator dessa qualidade ganhar um Oscar. O favorito parece ser Adrien Brody, ganhador do Globo de Ouro.A ver.
Melhor Atriz
Cynthia Erivo – Wicked
Karla Sofía Gascón – Emilia Pérez
Angelina Jolie – Maria Callas
Mikey Madison – Anora
Demi Moore – A Substância
Marianne Jean-Baptiste (*) – Hard Truths – Torço pela azarão da categoria, a britânica de origem santa-lucense já premiada pelo belíssimo “ Segredos e Mentiras” (1996) que andava sumida. A favorita ? Demi Moore por “A Substância”, provavelmente.
Algumas categorias de produções para TV
Melhor Série de Drama
O Dia Do Chacal (Peacock | Disney+)
A Diplomata (Netflix)
Evil (Paramount+)
Industry (HBO | Max)
Entrevista com o Vampiro (AMC | Max)The Old Man (FX | Disney+)
Slow Horses (Apple TV+)
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (FX | Hulu | Disney+) – Apesar de gostar muito de ‘Slow Horses’, já torci pelo remake de “Shógun” no Globo de Ouro (venceu) e continuarei torcendo agora. Produção impecável, roteiro e elenco excelentes. Favorita na categoria: Shógun !
Melhor Série de Comédia
Abbott Elementary (ABC | Disney+)
Professor de Inglês (FX | Disney+)
Hacks (HBO | Max)
Ninguém Quer (Netflix)
Alguém em Algum Lugar (HBO | Max)
St. Denis Medical (NBC)
What We Do in the Shadows (FX | Disney+)
Only Murders in the Building (Hulu | Disney+) – Torço pela série mistura de comédia e investigação, com um elenco super carismático: Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez. Favorita? Não sei bem, talvez “Hacks” que venceu o Globo de Ouro.
Melhor Série Limitada
Bebê Rena (Netflix)
Disclaimer (Apple TV+)
Masters of the Air (Apple TV+)
Mr Bates vs the Post Office (PBS)
True Detective: Night Country (HBO | Max)
Nós Tivemos Sorte (Hulu | Disney+)
Pinguim (HBO | Max)
Ripley (Netflix) – Gosto muito do formato minisséries e tivemos ótimas em 2024, como “Pinguim”, por exemplo. Torço por “Ripley”, mais uma versão da história escrita por Patricia Highsmith. Favorita ? “Bebê Rena”.
Melhor Série em Língua Estrangeira
Acapulco (Apple TV+)
Citadel: Honey Bunny (Prime Video)
La Máquina (Hulu)
The Law According to Lidia Poët (Netflix)
Pachinko (Apple TV+)
Senna (Netflix)
Squid Game (Netflix)
My Brilliant Friend (HBO | Max) – Uma coisa que poucas pessoas sabem é que “Senna”, a série brasileira que não fez o sucesso esperado no Brasil, concorre ao Critics Choice Awards. Mas, torço pela produção italiana baseada na trilogia de Elena Ferrante. A série apresentou em 2024 sua última temporada e merece uma homenagem. Acho ainda que faltam na lista duas interessantes e divertidas séries argentinas : “Meu querido zelador” e ‘Nada”.
_____________________________________________________
A serpente de Essex – minissérie – 06 episódios – Apple TV
Essa produção é de 2022, mas só agora com acesso à Apple a descobri. Para quem gosta de drama de época é um achado. Misturando mistério, romance proibido e conflito entre ciência e religiosidade, a trama é centrada na personagem de Claire Danes, Cora Seaborne, viúva recente de um marido abusivo que se muda para o interior da Inglaterra para dedicar-se à paleontologia. Na aldeia, onde permeia a superstição sobre uma serpente marinha, ela conhece Will Ransome, o vigário e líder da comunidade que tenta desmistificar o tal monstro. Casado e com filhos, os dois lutam contra a atração que surge entre eles. Há outros personagens interessantes na trama, como a melhor amiga de Cora que é também babá de seu filho, o médico pesquisador que é apaixonado por Cora e as jovenzinhas locais reprimidas em seus desejos por medo do pecado. Ransome é vivido por Tom Hiddleston.
Paradise – 8 episódios – Disney Plus
O ator Sterling K.Brown, conhecido por seu papel em “This is Us”, juntou-se ao mesmo criador da série familiar nessa produção de gênero bem diferente da anterior. Ambientada numa localidade tranquila, onde vivem algumas das pessoas mais ilustres do mundo, “Paradise” é um suspense com base na investigação do assassinato do presidente dos Estados Unidos. Os primeiros episódios já disponíveis agradaram os amantes de thrillers com reviravoltas. A conferir.
A Ordem – direção: Justin Kurzel – 2024 – Prime Vídeo
A trama se passa em 1983, quando uma série de crimes violentos aterroriza o noroeste do Pacífico. Um agente do FBI suspeita que os crimes são obra de um grupo de terroristas internos, supremacistas brancos que planejam uma guerra contra o governo dos EUA. No elenco estão Jude Law e Nicolas Hoult ( visto recentemente em Jurado nº 2, do Clint Eastwood).
Queer – direção: Luca Guadagnino – 2024 – MUBI
Esse drama histórico é baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee, um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
O papel de Lee rendeu várias indicações a prêmios de melhor ator a Daniel Craig.
_____________________________________________________
Alô, cinéfilos, alerta promoção! Até o dia 11/02 acontece a Semana do Cinema, com ingressos promocionais a R$ 10,00 para qualquer filme em várias redes.
Alegria do amor – direção: Márcia Paraíso – Brasil -2025
Em um quilombo no sertão do Ceará, Dulce é testemunha ocular do assassinato do seu companheiro, Davi, executado por jagunços a mando de uma empresa mineradora estrangeira. Ameaçada, Dulce vai para São Paulo, onde denuncia com o apoio de ONGS, o crime e o envolvimento da multinacional.
Criada em uma missão religiosa, Dulce recebe uma surpresa: uma mulher chamada Beatriz a procura , em São Paulo, dizendo ser mãe.
Abandonada quando bebê, ela descobre então que tinha um irmão gêmeo, que hoje é sua irmã Marisa, dona de um karaokê que é um refúgio para o público LGBTQIAP+, um universo absolutamente novo para Dulce. As duas irmãs cobram de Beatriz revelações sobre o pai desconhecido e partem juntas de volta ao sertão, com duas missões: celebrar a vitória do território quilombola e encontrar o pai que jamais soube da existência das filhas.
No elenco estão Sandra Corveloni, Suely Franco e Renata Gaspar
*Em Florianópolis, em cartaz no Cine Show Beiramar, às 19h30
Meu Bolo Favorito – direção: Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha -2024
No Cine Paradigma [Florianópolis] está em cartaz essa delicada produção Irã-Suécia-França-Alemanha.
Aos 70 anos, Mahin vive sozinha em Teerã desde a morte do marido e a partida da filha para a Europa. Um chá da tarde com amigas quebra a rotina solitária e a faz revitalizar sua vida amorosa, mas à medida que Mahin se abre para um novo romance, o que começa como um encontro inesperado rapidamente evolui para uma noite imprevisível e inesquecível.
_____________________________________________________
*Fotos: Divulgação/Reprodução
THE END