Com a morte de Claudia Cardinale na última terça-feira (23), quem ama o cinema clássico busca na memória quais as grandes divas ainda estão entre nós. Sofia Loren acaba de fazer 91 anos e Brigitte Bardot também chegará aos 91 no próximo domingo (28). A francesa abandonou a profissão aos 40 anos e vive em reclusão, militando desde então pela causa animal; a italiana filmou o simpático “Rosa e Momo”, em 2020, sob direção do filho Edoardo Ponti. Elas são as estrelas remanescentes da era de ouro do cinema europeu, intérpretes e musas eternas.
Em 1991, Sophia foi declarada “um dos tesouros do cinema” e assim recebeu um Oscar Honorário por sua contribuição à sétima arte. Já Brigitte , recusou o interesse do produtor e diretor Kyle Newman em fazer um filme sobre sua vida: “não acredito que exista uma atriz capaz de interpretar-me, pois ninguém tem a minha personalidade”, declarou BB, a primeira e única.
Cláudia Cardinale tinha 87 anos e uma carreira com mais de cento e cinquenta filmes. Além de belíssima, a italiana – nascida na Tunísia – fez grandes filmes entre os quais alguns dos mestres italianos Federico Fellini e Luchino Visconti. Seu último trabalho no cinema foi em 2022, na produção tunisiana “The Island of Forgiveness”.
Meus destaques na rica filmografia de Cláudia ( muitos disponíveis em streaming):
- Rocco e seus irmãos (1960)– Luchino Visconti
- A Garota com a valise (1961) – Valério Zurlini
- Oito e Meio (1963)– Federico Fellini
- O Leopardo (1963) – Luchino Visconti
- Era uma vez no Oeste (1968) – Sérgio Leoni
- Fitzcarraldo (1982)– Werner Herzog
Além do sucesso como atriz, Cláudia Cardinale lutou pela igualdade de gênero e pela independência financeira feminina. Vítima de um estupro na adolescência, falava abertamente sobre os horrores da violência contra as mulheres e tornou-se embaixadora da boa vontade da UNESCO para a Defesa dos Direitos da Mulher, em 2020.
Ciao, bella Cardinale!

_____________________________________________________
ESTREIAS DA SEMANA
House of Guinness – 8 episódios – 2025 – Netflix
Essa série retrata a dramática e épica história da família Guinness, uma das mais importantes e duradouras dinastias não só do universo cervejeiro, mas de toda Europa. Situada entre Nova York e Dublin no século XIX, a trama acompanha os herdeiros do patriarca Benjamin Guinness, o responsável pelo sucesso da empresa e da bebida que levou seu sobrenome. Com a morte de Benjamin, toda dinâmica da família muda e o impacto do testamento desencadeia uma série de consequências para seus herdeiros, os quatro filhos adultos e para os funcionários e clientes da fábrica. Precisando trabalhar juntos para manter vivo o legado do pai, os irmãos precisam enfrentar os altos e baixos de tocar uma empresa à altura do nome e da responsabilidade.
Desobedientes – 8 episódios – 2025 – Netflix

A série se passa em uma cidade bucólica, mas nem tudo é o que parece. Em meio a suspense e mistérios, algo estranho envolve a instituição Tall Pines. Após uma tentativa de fuga, dois adolescentes da escola se unem a um policial local para desvendar a verdade e os segredos perturbadores por trás desse lugar e de sua chefia.
Guerra dos Tênis: Adidas Vs. Puma – 3 episódios – Disney

A trama explora a lendária rivalidade entre duas marcas icônicas de artigos esportivos, nascida da disputa familiar entre os irmãos Adi e Rudi Dassler. A série revela como esse conflito pessoal impulsionou a inovação, transformando a indústria dos tênis e a cultura esportiva. Com entrevistas de especialistas aborda as origens da separação e mostra seu legado para a indústria da moda.
Código Preto – direção: Steven Soderbergh – 2025 – HBO MAX
O casal de agentes espiões Kathryn e George se vê diante de um dilema. Dentro de casa, a vida matrimonial é tranquila e apaixonada, os dois respeitando os segredos e as discrições da profissão. Quando, porém, alguém parece ter vazado informações confidenciais e perigosas da inteligência, Kathryn é a principal suspeita. A missão de George, agora, é descobrir se sua esposa é a verdadeira traidora, testando a confiança de seu casamento. De maneira extraoficial, George precisa ser discreto e encarar um dos maiores testes de sua carreira e vida pessoal: ser leal ao seu país ou ao seu relacionamento. Os protagonistas são dois nomes importantes no cinema: Cate Blanchett e Michael Fassbender.
_____________________________________________________
ESPECIAL
Ciclo Truffaut por completo

Um ciclo para quem quer rever ou conhecer a obra de um dos mais importantes cineastas franceses da história: François Truffaut. Um filme por dia: As duas inglesas e o amor, Os incompreendidos e Jules e Jim, entre outros.
*Paradigma Cine Arte – até 11 de novembro – sessão das 20h30
_____________________________________________________
THE END



















