16.3 C
fpolis
16.3 C
fpolis
quinta-feira, 30 junho, 2022

Ciúmes: o que você sabe sobre o medo de perder?

Últimas notícias
Ciúmes: o que você sabe sobre o medo de perder?
Foto Patric Jacques

Você conhece alguém muito ciumento? Para a psiquiatra Julia Trindade, sentir ciúmes é algo natural e todo mundo, de alguma forma, sente isso.

“O ciúmes nada mais é que o medo de perder, de perder a exclusividade do outro. Num relacionamento ele pode até ser um tempero, mas em excesso pode trazer muito prejuízo”, explica a psiquiatra.

 

Quando o ciúmes é demais na relação?

Para Julia, o ciúmes em excesso num relacionamento pode ser percebido quando as pessoas começam a se isolar, não deixam o outro sair e também não querem, ficam escutando conversas e sempre achando que a qualquer momento irá acontecer uma traição.

“Existem situações que falam muito mais da pessoa ciumenta do que a outra envolvida na relação”, ressalta a psiquiatra. Julia comenta ainda que esse medo de não ter um amor, de ser traído a qualquer momento faz com que a pessoa tenha comportamentos descontrolados.

E aí, entra uma questão: esses descontroles, podem ter relação com algum transtorno mental? A resposta é sim, claro que podem.

*Em alguns transtornos mentais, como o Transtorno Borderline (muito importante entender sobre perfis Bordeline também), o medo de perder o outro e o ciúmes podem aparecer de maneira intensa. Existe ainda um tipo de transtorno obsessivo, também conhecido como ciúme obsessivo, no qual a pessoa tem muito medo e acha que a qualquer momento será traída.*

“Ciúme em excesso não é normal e não faz parte do relacionamento”, enfatiza Julia. A psiquiatra reforça ainda que não é bom naturalizar o ciúme e nem deixar de fazer o que se gosta em função do outro. Caso contrário, isso será maléfico para a relação.

Por isso, a recomendação é manter um diálogo saudável e caso precisar, buscar uma ajuda profissional qualificada. Uma ajuda que te auxilie a enxergar o problema ou transtorno que existe em você ou o transtorno que está “com você”. 

*****

 

Pássaros da Costa Rica   Foto Darline Santos

 

Acontece até o dia 14/11, no K-Platz Markt, em São José, na Grande Florianópolis, a Exposição Pássaros da Costa Rica, do fotógrafo Rafael Bornhausen, que começou a ter interesse pela fotografia em 2015 e desde então, dedica um tempo de suas viagens para fotografar as belezas e espécies de pássaros de cada lugar que visita. Na foto, o fotógrafo Rafael Bornhausen e a namorada Larissa H. Vasconcellos.

*****

 

Emocionado     Foto Fabricio Almeida

Eugenio Neto, que há trinta anos trabalha com eventos de grande porte no Sul  do Brasil, estava emocionado na abertura do Start Up Summit, no Centrosul, na quinta-feira, (14), que marcou  a retomada dos eventos presenciais no local. Ele, que presta serviços desde a inauguração do empreendimento, em 1998, com a sua empresa de locação de equipamentos de imagens e transmissões, a Neto Eventos, não trabalhava por lá há um ano e meio.

Durante a pandemia, em parceria com Cristiano Vicenti, ele criou a Fabula Live, hoje um dos maiores estúdios do país para eventos on-line, provando que carrega o DNA dos bastidores sejam eles presenciais ou virtuais. Que momento!

*****

 

Pensando no que fazer em plena terça?

No Casario 283 o Chef Bernardo Bulcão Viana preparou novos pratos principais que enchem os olhos e fazem a boca salivar. O POLPETONE IN PASTA, está levando muitos paladares à loucura. Imagina um polpetone recheado com blend de queijos maçaricado, servido com bavette italiana ao molho de tomate caseiro, já deu água na boca?

Aí você pode escolher um drink especial também, ou acompanhar com um vinho delicioso, que super combina com esse prato.Se preferir, no lugar da massa pode colocar a Summer Salad, folhas verdes com pêra grelhada, castanhas, lascas de parmesão e redução de mostarda e mel, e aí o polpetone recheado, também fica delicioso. Reserve sua mesa e um lugar no estômago pra tanta delícia!

*****

 

Cinema é 10!

 

Pensando em novas formas de mostrar para o público que já é hora de voltar a frequentar os cinemas (com toda segurança), a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), e a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operados de Multiplex (Abraplex) se uniram e criaram a campanha “Cinema é 10”, que vai garantir ingressos a R$ 10 para cinéfilos de todo o Brasil nas próximas duas quartas-feiras, 20 e 27.

 

A Cinesystem, que figura entre as cinco maiores exibidoras do país e tem como foco principal proporcionar experiências únicas para seus clientes, já confirmou a adesão de todos os seus Multiplex, incluindo o do Villa Romana Shopping.

 

“Temos muita confiança de que os cinemas são seguros e já é hora de retomar esse hábito tão importante para famílias de todo o país. Criamos alguns dos protocolos mais rígidos do mercado e, hoje, quem nos visita sempre deixa como feedback uma impressão positiva e tranquila”, conta Sherlon Adley, diretor comercial e de marketing da Cinesystem. 

Para quem quiser participar é muito fácil. Basta escolher o filme e horário desejado, nos dias 20 e 27 de outubro, e realizar a compra do ingresso em qualquer cinema da rede Cinesystem ou pelo site www.cinesystem.com.br

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Raphinha, Neymar, os mais caros e contratações

1 – Esperando por Chelsea e Barcelona Thiago Silva, com a camisa do Chelsea, poderá ser parceiro de Raphinha, ex-Avaí,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }