Novembro 28, 2017

Claiton Selistre lança livro sobre os bastidores do jornalismo

Na noite de ontem, jornalistas e grandes feras da mídia de Santa Catarina se reuniram no lançamento do livro de Claiton Selistre "Anotações de um Jornalista: bastidores de rádios, TVs, jornais e Copas do Mundo". Na foto, o também diretor do Portal Making Of, Luiz Carlos Pereira, Juliana Sales, proprietária do Outback, Claiton Selistre e Rolim, da editora Insular.

 

Profissionais da NSCTV, SBT, Band, Diário Catarinense, Notícias do Dia, Hora de Santa Catarina, Portal Making Of e outros veículos foram prestigiar o lançamento da obra do colega que é referência na construção da comunicação catarinense. Entre os presente Roberto Alves, JB Telles, Miguel Livramento, Luiz Carlos Prates, Anselmo Prada, Laine Valgas, Rafael Faraco, Paulo Brito, Roberto Azevedo, Grazi Ubiali, Néri Pedroso, Maria Odete Olsen e Mário Medaglia - que recebeu o primeiro autógrafo da noite no Outback.

 

"Para o Outback é muito valioso apoiar nomes importantes da nossa imprensa, ainda mais quando se é uma referência no jornalismo catarinense. Valorizamos a celebração, a cultura. Sempre estaremos a disposição para esse tipo de apoio, pois são eventos e obras assim que movem nossa comunidade", enfatizou a proprietária do Outback Florianópolis, Juliana Sales.

 

 

 

Um breve histórico e alguns trechos

Claiton Selistre nasceu no histórico município gaúcho de Santo Antônio da Patrulha e em Porto Alegre estudou Jornalismo na UFRGS, onde teve seu primeiro trabalho, ainda como estudante, na Folha da Tarde em 1970. E a carreira prosseguiu nas rádios Guaíba e Gaúcha, TV2 Guaíba, jornal Correio do Povo e na sucursal do Jornal do Brasil. Já em Santa Catarina atuou na RBS TV, rádio CBN Diário e TV Com. Hoje, com três filhos e quatro netos, é sócio do Portal Making Of e consultor em Comunicação. “Como já me disseram, jornalista nunca para”, justifica sua nova atividade depois de tantos anos de trabalho, pois, sempre em busca da inovação, a mídia toda está convergindo para a internet e, no futuro, não haverá separação entre rádio, jornal e TV.

São mais de 40 anos de carreira do jornalista no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e suas passagens por vários países. Desde a simples reportagem às mais importantes e influentes funções de direção nas principais empresas jornalísticas do sul do país, o autor do livro abre o jogo.

“Gostaria de deixar um depoimento sobre os pontos que nortearam as muitas decisões que precisei tomar e que podem, quem sabe, ajudar a quem quiser viver a vida de jornalista ou melhor entendê-los.”

***

“Nesse mundo em que o digital detonou os processos tradicionais de comunicação, é mais difícil distinguir os maus dos bem-intencionados, em qualquer nível. Há uma única certeza: que é preciso ficar atento ao que se acompanha em qualquer plataforma e identificar os sinais de rompimento ético. Eles são visíveis ou, se não forem, no momento serão um dia. A maior certeza do Jornalismo é que a verdade prevalece, mais cedo ou mais tarde.”

***

“O objetivo nas próximas páginas é contar algumas histórias curiosas, divertidas e até trágicas que testemunhei. (...) Então, o importante que presenciei no Rio Grande do Sul de 1970 a 1988, depois por mais 26 anos em Santa Catarina e em missões jornalísticas pelo mundo afora, vai estar aqui.”

 

Abaixo, alguns registros do fotógrafo Tiago de Oliveira

 

Com Anselmo Prada, geretne de programação da NSC TV

 

Recebendo os cumprimentos do amigo Luiz Carlos Prates

 

Com o colunista do Portal Making Of, Roberto Azevedo

 

Momento selfie com a apresentadora Maria Odete Olsen, da Record News

 

Com a colunista do Notícias do Dia, Néri Pedroso

 

Queridona Grazi Ubiali, repórter do SBT

 

Com o apresentador da NSC TV, Rafael Faraco

 

E Fernando Machado, apresentador do SBT

*****

 

 

Na balada      Foto Rubertti Erhardt

A empresária Flávia Tirloni, toda fashion, curtiu o show do Gusttavo Lima que bombou a Fields na última sexta-feira. 

*****

 

 

De Floripa para Punta del Leste   Foto Divulgação

DJ Tiago Mathias, de Florianópolis, acaba de ser escolhido para se apresentar na festa de pré-reveillon do 300 Cosmo Club, que acontece em Punta Del Leste, no Uruguai, no dia 30 de dezembro. A meta é atrair público qualificado do país vizinho para Jurerê Internacional, onde fica o club.

*****

 

 

Encantos natalinos      Foto Daniele Lottermann

Faltando menos de um mês para o Natal, a loja mais linda da cidade se renova mais uma vez. Neste ano, a proprietária da  P.Q.nos Detalhes, Zenaide Vanelli, investiu pesado nos enfeites artesanais, muito tecido, cerâmica e peças confeccionadas no próprio atelier. Localizada em São José e com mais de 20 anos de tradição em encantar, a P.Q.nos Detalhes atelier é uma loja especializada em produtos para artesanato e decoração. 

*****

 

 

Swing e Balada

Assinado pelos grupos de entretenimento All e Delphin, o evento recebeu quase oito mil pessoas, que viram passar no palco as atrações: Os Travessos, o fenômeno da vez no pagode, Dilsinho, a banda Turma do Pagode e o cantor Nego do Borel.

Abaixo, alguns registros de Marlon Silva

 

Camila Urrutia, Carol Nagel e Andréa Nunes

 

Leiz (Turma do Pagode) e Dilsinho 

 

Pamela Pacheco e Anna Wilpert

 

Lucas Pedroso e Os Travessos 

*****
 

 

Cervejas artesanais 

Neste sábado (02), a Loja Mestre-Cervejeiro.com de Florianópolis realiza sua aguardada comemoração de fim de ano, no Itacorubi.  Dezenas de taps de chopes estarão disponíveis aos mais variados paladares.

O público será animado pelo som das bandas Marcola & os Blue Notes, Charlie Y Los Hombres e Dezadose e, para a harmonização ideal, foram selecionadas as apetitosas comidas dos foods trucks Zinga, Chef na Van e MasBah Churrasco. Além disso, as lojas vizinhas Made in Roça, Kretzer, Tratto e Delli estarão participando do agito.

A animada festa de fim de ano da Loja Mestre-Cervejeiro.com de Florianópolis promete superar o público de aproximadamente 2 mil pessoas que acompanhou o evento em 2016, na movimentada travessa da Rodovia Ademar Gonzaga. Os sócios-proprietários Norton Rodrigues dos Santos e José Eduardo Lobato de Siqueira estimam o consumo de 2 mil litros de chopp ao longo do dia.

 

O evento ocorre das 12h às 20h, ocupando a rua Jornalista Manoel Menezes, no Itacorubi, em frente à loja, e o acesso é gratuito. Amantes de cervejas artesanais já têm diversão garantida neste primeiro fim de semana de dezembro.

*****

 

Folia solidária

Pelo quarto ano consecutivo, aqueles que receberam convites VIP para curtir o Folianópolis foram incentivados a participar da ação Cortesia Solidária, que arrecada fundos para instituições beneficentes da região. No momento da retirada dos abadás, foi realizada uma doação de R$ 20,00 por pessoa, para cada noite de evento, valor considerado simbólico por muitos, mas que faz toda a diferença para a população mais carente.

Esse ano, foi arrecadada a quantia de R$ 20.400,00 (vinte mil e quatrocentos reais), que será 100% revertida para o Centro de Educação e Evangelização Popular - CEDEP, que atende mais de 500 crianças e jovens na comunidade do Monte Cristo, um dos bairros mais violentos da Capital. A instituição oferece atividades esportivas, culturais e pedagógicas, gerando oportunidades para a formação de uma sociedade melhor.

*****

 

 

Floripa Iluminada
 

Cerca de 3000 luminárias do sistema de iluminação pública já foram substituídas por modelos mais modernos e econômicos em Florianópolis. As substituições fazem parte do projeto  Floripa Iluminada, da Prefeitura Municipal, que está há cerca de três meses cumprindo um cronograma que vai beneficiar  16 mil pontos de luz na capital em 1500 ruas de 48 bairros. Segundo a SQE LUZ, empresa contratada para realizar as obras, os bairros que já foram beneficiados são: Tapera, Morro das Pedras, Pântano do Sul, Costa de Dentro, Armação do Pântano do Sul, Açores, Carianos, Ratones e Santo Antônio de Lisboa. Os demais bairros que fazem parte do projeto receberão as melhorias até 2018.
(imagem ilustrativa – Credito: Divulgação)

 

 

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários