Agosto 05, 2021

CLOONEY VINERY

CLOONEY VINERY
Tiffany Rose / WireImage

O ator George Clooney comprou uma propriedade na Provença e se mudou de mala e cuia para o local. A intenção dele (e a esposa Amal) é produzir vinho rosé na região reconhecida por produzir o melhor rosé do mundo. A notícia provocou burburinho na pacata Brignoles, no Var. A propriedade chamada Domaine Le Canadel tem 172 hectares e fica a meia hora do Château Miraval, que pertence a Brad Pitt e Angelina Jolie – hoje objeto de uma disputa judicial.

Clooney já tinha ligação com o ramo de bebidas, sendo um dos fundadores da tequila Casamigos, vendida há quatro anos para a Diageo (dona da Johnnie Walker e outras marcas) pela bagatela de US$ 1 bilhão.

_____

 

OUTROS FAMOSOS

 
Santo/Divulgação

Não é apenas Clooney. Vários famosos possuem marcas próprias, ou tem se associado a projetos, emprestando a imagem para promover bebidas dos mais diversos estilos. A coluna selecionou alguns exemplos:

Adam Levine, vocalista da banda inglesa Maroon 5 (acima) é um dos nomes por trás da Santo. A bebida é uma mistura de tequila com mezcal. O também cantor Justin Timberlake lançou em 2009 a tequila Sauza 901, que é tridestilada. Entre os rappers, outros bons exemplos são o canadense Drake que tem uma marca de whisky premium chamada Virginia Black e Snoop Dogg que virou acionista e embaixador da marca brasileira de cachaça Cuca Fresca.


Kendal/Cameron

A coluna já havia comentado do envolvimento do ator Ryan Reinolds no setor de gin; falou do whisky produzido pela banda Metallica; apresentou o rum do Motorhead, e informou da investida do cantor Jon Bon Jovi no mundo dos vinhos.

E o movimento etílico-artístico não para. A modelo e atriz Kendall Jenner (acima) está lançando a tequila 818, enquanto Cameron Diaz, já aposentada no cinema, virou garota propaganda da própria marca de vinhos orgânicos: a Avaline.

 
Dos Hombres/Divulgação

Por fim – mas não menos importante – os atores Bryan Cranston e Aaron Paul, da série Breaking Bad, lançaram a própria marca de mezcal: Dos Hombres. (foto).

_____

NO BRASIL

Por aqui são vários os famosos que empreenderam no setor ou fizeram parcerias, emprestando a imagem de sucesso.

Entre os músicos, Leonardo e Eduardo Costa lançaram em 2015 a marca Cabaré. A parceria foi com o engenho paulista Don Tápparo que aproveitou o embalo para lançar outros produtos (acima) com as cantoras Maiara e Maraísa e Marília Mendonça. A propósito, a três sertanejas são sócias em outro projeto etílico: o chopp Potiguar.

 
Vallontano/Divulgação

Paula Toller, ex-vocalista da banda Kid Abelha, é outra artista que empreende no ramo de bebidas. Desde 2016 tem uma parceria com a Vallontano. O projeto inicial, com 3 mil garrafas de espumante, foi sendo ampliado gradativamente e o LaToller virou produto de linha da vinícola gaúcha.

Outro músico que investiu no mercado de bebidas foi Marcelo Bonfá, baterista da banda Legião Urbana. Produz em Santo Antônio do Rio Grande (MG) a cachaça Perfeição, elaborada com cana orgânica. Em Morretes (PR) Mozart, ex-zagueiro da Seleção Brasileira de futebol, toca um alambique mega premiado, que exporta até para os Estados Unidos.

O narrador Galvão Bueno empreende na área de vinhos desde 2006, produzindo na campanha gaúcha e Itália. Já o goleiro Marcos, ex-Palmeiras e Seleção Brasileira, investiu forte na produção de cerveja.

 
João Alvarez/Divulgação

O filho do humorista Mussum, utilizou a imagem e o famoso termo “Cacilds”, cunhado pelo pai, para divulgar a cervejaria da família. 

Quem também estampa um rótulo é o músico Cumpadi Washington que firmou parceria com a a cervejaria paulista Hoffen ainda em 2015.

Por aqui, a banda Dazaranha já produziu cerveja em parceria com a Insana. Foi para marcar os 22 anos da banda.

_____

 

NOVAMENTE O GIN

Coluna vem falando há tempos sobre o crescimento vertiginoso do gin no mercado nacional. No mês passado a revista Isto É dedicou duas páginas ao assunto, explicando como a bebida originalmente vinculada a trabalhadores pobres, conquistou glamour e uma enorme fatia de mercado.

_____

 

DIA DOS PAIS

Mercado de bebidas costuma dizer que o Dia dos Pais é considerado a segunda melhor data do ano para o setor. Quem fatura mais são as indústrias de destilados, vinhos, cervejas e acessórios.

_____

 

NOVIDADE

Pra encerrar... A catarinense Lohn Bier (pertencente à Ambev), produziu a primeira cerveja com com 100% de ingredientes de Santa Catarina. A TodaNossa é uma Brazilian Pale Ale feita com lúpulo cultivado na serra catarinense, uma levedura cervejeira encontrada no litoral pelos pesquisadores René Aduan e Ana Carolina de Carvalho, e cevada plantada no meio-oeste e malteada no Vale do Itajaí. São apenas 2 mil litros que vão ser engarrafados e vendidos diretamente pela Lohn, e pelo e-commerce da Ambev.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Jefferson Douglas da Silva

Jefferson Douglas da Silva

Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, atuou por mais de 25 anos em jornais e emissoras de televisão de Chapecó, Blumenau, Joinville e Florianópolis. Foi repórter, editor, apresentador e gestor de equipes de TV, entre elas a chefia de redação da RBS TV. Tem experiência em assessoria de comunicação e relações públicas nas áreas governamental e privada. Conhece em detalhes a rotina de cantinas que produzem vinho colonial no Oeste do estado e alambiques do Vale do Itajaí. Fez cursos de coquetelaria (Senac) e produção artesanal de cerveja (Escola Superior de Cerveja e Malte). Apaixonado por vinhos, estuda o assunto desde 2001.

Comentários

Onze 12

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!