20.9 C
fpolis
20.9 C
fpolis
quarta-feira, 25 maio, 2022

CNN Brasil faz um ano e vai muito bem

Últimas notícias
CNN Brasil faz um ano e vai muito bem

Quando começou a montagem da franquia da CNN, no Brasil, havia uma certa desconfiança de que ela teria uma linha editorial posicionada politicamente. A união de um empresário mineiro, fora do ramo da comunicação, com o ex-vice-presidente da Record, Douglas Tavolaro, seria o maior indicativo disso.

Porém, antes mesmo de completar um ano de operações, ontem,15, a CNN desfez qualquer suposição: é uma emissora de forte atuação em jornalismo, com informação e opinião da maior qualidade.   

Além de tudo, tem uma redação ágil, longe de ser engessada, que, ontem mesmo, mostrou serviço ao colocar em primeira mão a bombástica entrevista com a médica Ludhmilla Hajjar, logo após ela ter dito não ao convite para ser Ministra da Saúde. Os demais canais estavam informando que ela havia recusado, enquanto na CNN ela explicava, ao vivo, todos os motivos, inclusive as inacreditáveis ameaças que recebeu.

A CNN tem se caracterizado por apuração rápida e certeira dos fatos, com frequência testemunhando com repórteres os principais fatos a qualquer momento. Está tão presente que, na semana passada, o Jornal Nacional usou (e creditou) uma declaração de Jair Bolsonaro só dada à CNN em frente ao Palácio da Alvorada.

 

Segredo

Um dos segredos do sucesso da CNN é o time de âncoras e repórteres, que mistura gente jovem, sem vícios da carreira, e pessoal experiente. Tem bons comentaristas também.

No visual, a franquia deu um novo alento ao vídeo, com artes, cenários, enquadramentos e caracteres que inovaram e fizeram os demais canais de notícias correr atrás do modelo.  

A GloboNews, que é a líder de audiência do segmento de notícias no cabo, tem tentado reagir à agilidade da concorrente, mas com mais dificuldades de movimentar sua estrutura. Assim como mexe no cenário, cada vez mais vermelho, para contrabalançar a imagem da concorrente. E usa bastante a estrutura da Globo, colocando dezenas de comentaristas durante o dia, alguns já demonstrando cansaço de estrada e pelo longo isolamento.

A CNN tem flancos abertos no final de noite e nos fins-de-semana, devido ao tamanho da equipe, mas não compromete o pacote geral.

Na avaliação final, que bom para os telespectadores terem o privilégio de escolher o seu canal de informação.

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Moisés almoçará com prefeitos tucanos

Em mais uma ofensiva para garantir apoios para o projeto à reeleição, o governador Carlos Moisés (Republicanos) almoça, nesta...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }