O CNN Entrevistas desta semana recebe o filósofo e ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos Roberto Mangabeira Unger, que conversou com os jornalistas Julliana Lopes e Caio Junqueira no estúdio da CNN em São Paulo. O filósofo avalia haver uma crise na esquerda em todo o mundo, não apenas no Brasil. “O contraste entre esquerda e direita perdeu o seu significado. Temos que reconstruí-lo”, afirmou.
Em relação à política brasileira, Mangabeira Unger diz que o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luís Inácio Lula da Silva “são sócios na mesma escuridão”. Para o filósofo, o governo está perdido. “E qual é a alternativa? A alternativa é um trumpismo brasileiro? Bolsonaro e os bolsonaristas estiveram no poder. O que é que fizeram para organizar o capitalismo popular? O que fizeram para tirar a maioria dos trabalhadores da fragilidade? O que fizeram para a renovar qualitativamente o ensino brasileiro? Nada!”, diz.
O filósofo, que também é professor da Escola de Direito da Universidade Harvard (EUA), ressaltou não ver má intenção em nenhum dos dois políticos, que seriam “vítimas das ideias e das práticas dominantes”. “Eu conheço ambos, acho que ambos genuinamente gostariam de fazer melhor”.
A atração será exibida neste sábado, 23, às 21h.