9.3 C
fpolis
9.3 C
fpolis
sexta-feira, 1 julho, 2022

CNN lança plataforma que torna mais acessível a análise de pesquisas eleitorais

Últimas notícias

A CNN Brasil começou a usar na segunda-feira, 13, um agregador de pesquisas para oferecer ao público análises mais realistas do cenário eleitoral, a partir do cruzamento de dados de todas as pesquisas divulgadas sobre o tema. O primeiro produto a usar a nova estratégia de informação é o “CNN 360º”, que vai ao ar a partir das 16h.

A iniciativa conta com a parceria do Instituto Locomotiva para uso de sua plataforma de meta-análise que utiliza métodos estatísticos sofisticados de ponderação de todas as pesquisas. O objetivo do estudo desses dados é obter um resultado o mais próximo possível da realidade sobre a corrida eleitoral.

O Instituto se baseia no fato de que nenhuma pesquisa eleitoral é igual a outra. Ainda que várias sejam aplicadas ao mesmo tempo, elas estão sujeitas a fatores que influenciam no resultado e no quanto cada uma consegue refletir as verdadeiras intenções de voto. A metodologia do Locomotivas dá mais peso às pesquisas com maior amostra de entrevistados e maior abrangência territorial, priorizando as que têm a metodologia melhor avaliada e feitas por institutos que tiveram mais acertos no passado.

A plataforma ficará disponível para pesquisa no site da CNN Brasil. Entre os recortes que serão usados para análises e geração de notícias no site e na TV estão as pesquisas sobre intenção de votos total e por gênero, estimuladas e espontâneas, nacionais e por região; rejeição estimulada e espontânea; avaliação do governo; e comparativo histórico dos resultados.

Os principais institutos e empresas de pesquisas analisadas pela plataforma Locomotivas são: MDA, Ipespe, Poder Data, Datafolha, Futura, Datatempo, Ibope/Ipec, Vox Populi, Quaest, Paraná Pesquisas, Atlas, Ideia Big Data, Gerp, FSB, IstoÉ/Sensus e RealTime Big Data.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Semana movimentada

Destaques da semana na Coluna de Janine Alves
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }