10.3 C
fpolis
10 C
fpolis
sábado, 21 maio, 2022

Com menos um, três são homologados candidatos às prévias do MDB

Últimas notícias

[ad_1]

Com menos um, três são homologados candidatos às prévias do MDB

DIVULGAÇÃO/MDB

A Comissão Eleitoral nomeada pela executiva estadual do MDB, homologou os nomes do deputado estadual Valdir Vital Cobalchini, do senador Dário Elias Berger e do prefeito Antídio Aleixo Lunelli, de Jaraguá do Sul, conforme a ordem de inscrição, que se encerrou na quinta (10), às 23h59min.

O advogado Paulo César Rodrigues, de Laguna, como era esperado, desistiu de participar das prévias ao governo, no próximo dia 19 deste mês, e deixou o caminho aberto para políticos tradicionais se enfrentarem na disputa.

Fora da escolha, o presidente estadual, deputado federal Celso Maldaner, afirmou que “as prévias vão garantir a participação das bases nas definições do partido para as eleições de 2022. O MDB mais Perto das Bases sempre foi o nosso lema”.

O caminho à frente é tortuoso, pois dificilmente qualquer um dos três possíveis resultados não deixará fraturas e provocará defecções, a mais certa a saída de Dário rumo ao PSB, se perder a indicação no voto interno.

O desgaste de Antídio, sob ataque em função de episódios ocorridos em sua vida pessoal, antes de ser prefeito, será outro desafio, uma campanha que teria, como primeiro passo, não o convencimento do eleitor, mas uma série de explicações.

Cobalchini está no jogo em nome da bancada estadual, ou seja, pode ir à frente ou passar a bola para o govenador Carlos Moisés (sem partido), caso este se filie ao MDB, algo que não enfrentaria tanta resistência por representar a vontade de quem tem voto, parlamentares estaduais e a maioria dos prefeitos.

A insistência nas prévias, provocada por Antídio, e, segundo Celso Maldaner, feitas só em função de Dário, causou um estrago nas vísceras da sigla, desnecessário se a maior legenda do Estado tivesse aprendido com as lições de 2018, o maior fracasso eleitoral de quase duas décadas de vitórias.

 

O currículo enviado pelo MDB:

 

Valdir Vital Cobalchini: Líder da bancada do MDB, Cobalchini está no seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa. O deputado já presidiu o Diretório Estadual do partido e chefiou a Secretaria de Estado da Infraestrutura.

 

Dário Elias Berger: Natural de Bom Retiro, Dário foi vereador em São José e duas vezes prefeito da cidade. Em 2004 elegeu-se prefeito de  Florianópolis, sendo reeleito no pleito seguinte. Em 2014, Berger foi eleito senador pelo MDB.

 

Antídio Aleixo Lunelli: Nascido em Corupá, Lunelli foi o eleito pela primeira vez em 2016 para assumir a prefeitura de Jaraguá do Sul. Em 2020 ele se tornou o primeiro prefeito reeleito da cidade. Antídio ocupa também a presidência da Associação de Prefeitos do MDB.

[ad_2]

Source link

Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Os “semideuses” da era digital e a guerra pelo poder

Os “semideuses” da era digital e a guerra pelo poder “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”, escreveu Belchior na linda...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }