A tecnologia caminha rapidamente e influencia vários aspectos da vida em sociedade como trabalho, relacionamentos, diversão e comunicação. À medida que o tempo passa, alguns hábitos vão sendo adquiridos ao passo que outros acabam se renovando. Mas e como ficam atividades como exercícios físicos e esportes?
Afinal, muitos serviços podem ser simplificados, mas os exercícios continuam sendo imprescindíveis para manter uma boa saúde física e mental. O foco nesse caso é ampliar a eficácia e desempenho dos esportistas. E o desenvolvimento de programas online que ajudam nesses quesitos vem ajudando tanto atletas quanto pessoas que desejam adquirir hábitos saudáveis, mas não sabem por onde começar.
Alguns programas como o Stravia permitem que o usuário acompanhe seu desenvolvimento em vários esportes como natação e corrida, exibindo dados como calorias gastas por atividade e batimentos cardíacos, algo que até bem pouco tempo atrás era possível fazer apenas em uma academia. A tecnologia GPS monitora rotas e traça os melhores percursos que também podem ser disponibilizados para outros usuários locais.
Programas de simulação de esportes como o Zwift, um simulador de ciclismo, também ganham espaço. Com ele o usuário pode escolher seus percursos e pedalar virtualmente em qualquer cidade que queira, seja Nova York, Rio de Janeiro ou Paris. E para isso, basta uma bicicleta ergométrica, o aplicativo instalado em algum aparelho de tv, computador ou celular e a internet.
Até mesmo atividades que necessitavam de presença física vem recebendo influência da tecnologia pouco a pouco. É o caso do poker, que antes só podia ser jogado por pessoas que estivessem na mesma mesa. O esporte também vem ganhando mais espaço online.
Tal fato só foi possível graças ao desenvolvimento de simuladores que permitem que a dinâmica do jogo original fosse mantida em suas partidas online. Com as competições rodando mais rapidamente, um grande volume de jogadores passou a participar ativamente de torneios virtuais.
O poker chega às plataformas online. Imagem: Reprodução
Outra proposta que só foi possível graças a inovação tecnológica é a de juntar os amigos e criar seu próprio grupo privado de poker virtual. Um exemplo são os Club Games Privados, onde os amigos podem disputar o pote sem a necessidade de se deslocar de casa, o que é bastante oportuno nos tempos atuais.
Isso só mostra uma tendência para um mundo cada vez mais conectado e online. Acima falamos sobre pedalar nas ruas de Nova York dentro de sua própria casa. Mas há duas tecnologias que estão mudando a forma como enxergamos o mundo: a realidade virtual e a realidade aumentada.
A primeira cria um ambiente 3D através do uso de óculos VR e faz com que o usuário se sinta dentro do espaço. Com isso é possível visitar locais distantes sem sair do lugar e sentir-se dentro do ambiente através de outras interações como som e temperatura ambiente, dentre outras. Já a realidade aumentada necessita apenas de um smartphone que irá incluir no cotidiano aspectos virtuais. O jogo Pokemon Go é um bom exemplo da tecnologia.
Fazer compras ou ir ao banco deixam de ser obrigação para se tornar escolhas
O mercado na palma da mão. Imagem: Reprodução
Não importa o país onde mora ou se as compras são semanais ou mensais: fazer compras de itens necessários para o dia a dia faz parte de qualquer rotina. Essa atividade pode ser prazerosa para muitas pessoas, mas demanda um bom tempo. Mas atualmente, graças aos aplicativos de delivery, é possível encomendar produtos, conferir promoções e agendar um horário de entrega. A praticidade do uso aliado à necessidade de evitar aglomerações fez com que o uso desses serviços crescessem mais de 94% em 2020.
A tecnologia que vem contribuindo para isso é a inteligência artificial, já que com ela, os aplicativos e sites podem detectar as preferências do cliente e com uma base, ir indicando produtos e serviços que podem ser úteis, podendo também agendar entregas periódicas.
Outra atividade que era comum até bem pouco tempo atrás era ir a uma agência bancária para resolver alguma pendência. Só que isso demandava muito tempo de filas. Nos últimos tempos esse hábito vem sendo mudado. Afinal, porque desperdiçar tanto tempo em uma fila de banco quando é possível receber, transferir, pagar contas e investir rapidamente através do computador ou celular?
Hoje em dia é possível até mesmo abrir uma conta sem se deslocar a uma agência física. Há no mercado vários bancos digitais que trazem facilidades como isenção de taxas e não cobrança de anuidade nos cartões. De olho no crescimento dessas instituições, os bancos tradicionais como Bradesco e Itaú, começaram a adaptar seus serviços para segurar seus clientes, oferecendo também alguns benefícios.
Recentemente o Banco Central também lançou o PIX, um meio de pagamento instantâneo que agiliza ainda mais as operações que agora podem ser feitas 24 horas por dia. Um grande avanço para quem precisava esperar um final de semana para efetuar alguma transferência ou pagamento que agora cai na hora em sua conta.
Como podemos perceber, as atividades tradicionais estão passando por uma reciclagem e várias se adaptam aos novos tempos. São infinitas as possibilidades quando pensamos que esses avanços foram alcançados em tão pouco tempo, e que serviços hoje considerados essenciais não existiam há uma década. Continuamos evoluindo a passos largos.
*Foto: Zwift, simulador de ciclismo/ Reprodução.