A comunicação digital da Celesc tornou-se um case nacional. Na última sexta-feira, dia 17, a equipe de comunicação externa da estatal catarinense reuniu-se, em vídeo conferência, com representantes da Copel, distribuidora de energia elétrica do Paraná, que solicitaram o encontro.
Participaram da reunião o assistente de relações institucionais da presidência, jornalista Marcelo Tolentino, a assessora de comunicação estratégica, jornalista Heda Wenzel, além de Bruna Rodrigues e Jenifer Gasperin, que integram o time da Partners, empresa terceirizada.
Os profissionais da empresa paranaense elogiaram o trabalho realizado pela Celesc, principalmente no Instagram, e tiraram dúvidas sobre as estratégias de conteúdo.
Nos últimos três meses, o Instagram da Celesc teve mais dois milhões em impressões, sendo quase 500 mil em contas alcançadas.
No mesmo período são quase 15 mil contas engajadas, isto é, interagindo com os conteúdos por meio de comentários e compartilhamentos, por exemplo. Um único vídeo chegou a ter mais de 150 mil contas alcançadas. Tudo isso sem investir em tráfego pago.
Segundo Tolentino, a virada de chave do digital da Celesc está em entender a natureza das redes sociais, que servem, essencialmente, para entretenimento e relacionamento.
Ele explica que foi preciso ter uma postura disruptiva, buscando uma pegada de “infotenimento” e diversificando os formatos, com mais vídeos (reels) e fotos. Menos cards.
“Estamos vivendo uma crise de atenção, onde as pessoas estão sendo muito bombardeadas de conteúdo. Mais que comunicar é preciso encantar. Foi preciso embalar os conteúdos de forma diferente, usando trilhas em alta, trends, humanizando as redes com mais histórias de transformação e usando mais provas sociais (clientes falando dos benefícios)”, destaca o jornalista Marcelo Tolentino, especialista em marketing político digital.