Portal Making Of

Concurso Catarinense de Coquetelaria – grande final acontece amanhã

Valendo vaga para a etapa nacional, cinco bartenders estão disputando a grande final do Concurso Catarinense de Coquetelaria. Guilherme Zanoni, Filipi Lourenço, João Boaventura, Jorge Linhares de Araújo e João Klauck (foto de capa) foram os classificados na seletiva que ocorreu em Florianópolis, no dia 30 de outubro, apresentando drinks autênticos e cheios de criatividade.

A final regional acontece junto com a terceira edição do Festival Raízes e o vencedor irá representar Santa Catarina em etapa nacional que ocorrerá em março de 2024 na Cidade Maravilhosa.

Assim como na seletiva, as criações devem ter insumos produzidos em Santa Catarina, respeitando os sabores regionais e preservando a biodiversidade, história e cultura catarinenses. Para a representante da Abrachefs em Santa Catarina, a renomada chef Janete Borges, “este quesito do regulamento é fundamental para impulsionar o turismo gastronômico do Estado”.

E se na etapa classificatória o resultado já surpreendeu, quando os participantes destacaram produtos catarinenses como a maçã, cerveja artesanal, mel, espumante, entre outros, a final promete ainda mais surpresas.

Os finalistas se enfrentam amanhã (21), a partir das 14h, no bar da Verve Destilaria, dentro do Raízes – do solo à mesa, o maior congresso de gastronomia do Sul do País, que vai movimentar a cidade de Lages.

O ganhador se junta a Henrique Brasio, vencedor da 3ª edição do Concurso Catarinense de Gastronomia. A dupla vai representar Santa Catarina na etapa nacional do concurso, que será realizada em março de 2024, no Rio de Janeiro.

A 2ª edição do Concurso Catarinense de Coquetelaria tem patrocínio da Destilaria Verve, apoio do Grupo Reunidas e Bossa Bar e é uma realização Abrachefs.

*****

*****

The best

A diva da gastronomia, Chef Dani Santos, está promovendo a última oficina de delícias de 2023! Entre as maravilhas que ela ensinará estão Camarão Tailandês, Terrine de salmão defumado, Sorvete de avelã, Cuscuz marroquino e mais! O worshop é amanhã, terça-feira, e só tem mais duas vagas pra você arrasar nas ceias de final de ano!!! Da uma olhada no @chefdanisantos

*****

Lançamento

Um sucesso o lançamento do livro escrito pela advogada Iriana Koch, “A Saga de Domênico e Lucia de Mattarello”, na livraria Catarinense do Beiramar Shopping na última quinta-feira. Toda a renda do lançamento foi destinada para a Amucc, entidade de Florianópolis que auxilia pacientes com câncer e organiza as campanhas outubro rosa e novembro azul.

Iriana, que viajou para Portugal e fez um tour literário na Europa, recebeu diversas amigas e amigos para conhecer mais sobre a genealogia. Da esquerda para a direita: Luana Speck, Angela Engel, Bianca Manara, Iriana Koch, Michele Monguilhott, Jane Santiago e Priscila Alexander. (Foto Victor Ezegram)

*****

Viva ele!

Na noite de sexta-feira, 17 de novembro, Eula Maciel e Edson Busch Machado estiveram acompanhados de queridos amigos, incluindo o empresário José Maurício Coelho e a advogada Michelle Rossetto, no Franz Cabaret. O motivo da reunião foi celebrar o aniversário de 71 anos do curador de arte e diretor do Instituto Internacional Juarez Machado. A animação da noite ficou por conta do especial de Tim Maia, apresentado pela banda Baile do Ninja.

*****

Lanterna Mágica e Filhas de Eva

Neste domingo, as Filhas de Eva, fanfarra formada por mais de 40 mulheres e pessoas não-binárias, se apresentam no encerramento do Festival Lanterna Mágica de Cinema, na Freguesia do Ribeirão. O evento é gratuito e aberto ao público. O som começa às 17h, em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa.

“O tema da equidade nas mais diversas áreas da cultura ainda está longe de ser superado. Ainda temos line-ups de festivais de música e programações de festivais de cinema apenas com nomes de homens. Por outro lado, temos e sempre tivemos mulheres incríveis produzindo arte, compondo, regendo, dirigindo filmes. Poder estar neste festival é poder celebrar nossa potência, com todo brilho, balanço, purpurina e boca no trombone”, comenta Eva Figueiredo, matriarca da fanfarra que se formou em janeiro deste ano.

O grupo traz no repertório compositoras mulheres e homenageia intérpretes da música brasileira como Gal Costa e Rita Lee. Além disso, toca marchinhas tradicionais, samba-reggae, axé, funk e ritmos latino-americanos. Eva também realiza a direção musical ao lado de Maria Paz, percussionista chilena e regente das percussões.

Por meio da criatividade e encantamento, Filhas e Filhes de Eva tem o propósito de empoderar e valorizar mulheres e pessoas não-binárias no cenário da música instrumental. Com seus gritos e batuques, sopros e movimentos corporais, convida toda a gente para brincar e performar, ocupando todos os espaços.

Lembrando que o Festival Lanterna Mágica acontece de quinta a domingo agora!

*****

Natal na Ilha

Ainda não vi a decoração natalina de Floripa, mas sei que amanhã as luzes prometem dar um toque todo encantado na cidade. Dizem que a fusão de cores, luzes e adornos natalinos já está encantando moradores e turistas em várias localidades em Santa Catarina. A Prefeitura Municipal, em parceria com a Quantum Engenharia, encarregada da iluminação pública em municípios como Florianópolis, São José, Palhoça, São Francisco do Sul e Joinville, apresentou uma decoração mais interativa e em Florianópolis, a abertura oficial do Natal e a cerimônia de acendimento das luzes estão agendadas para esta terça-feira, dia 21, às 19h30. Após o evento, a Camerata Florianópolis assumirá o palco!

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Strike do empreendedor

Um treinamento para acelerar negócios, lucrando mais e destravando a mente empreendedora

Um encontro icônico e histórico

Degustação histórica na Villa Francioni marcou o último domingo (17) com a visita dos primeiros enólogos da vinícola – Gustavo Gonzales, da vinícola Robert Mondavi