Junho 10, 2021

Copa América - Manifestação da ACAERT sobre investigação das emissoras de TV

Copa América - Manifestação da ACAERT sobre investigação das emissoras de TV

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT divulgou nesta quinta-feira, 10, uma nota em que endossa manifestação da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - Abert que repudia a possibilidade de investigação de emissoras de TV detentoras dos direitos de transmissão dos jogos da Copa América.

Segundo a associação, tal ato representaria uma inexplicável violação à liberdade de programação das emissoras, que não são organizadoras do evento esportivo. Por fim, a ACAERT apoia o argumento que as emissoras de TV estão cumprindo o dever constitucional dos veículos de comunicação social de levar cultura e entretenimento para a população, de maneira livre, aberta e gratuita.

 

Confira na íntegra as notas:

ACAERT:

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT endossa manifestação  da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - Abert que repudia a possibilidade  de investigação de emissoras de TV detentoras dos direitos de transmissão dos jogos da Copa  América. 

Tal ato representaria uma inexplicável violação à liberdade de programação das emissoras,  que não são organizadoras do evento esportivo. A ACAERT apoia o argumento que as  emissoras de TV estão cumprindo o dever constitucional dos veículos de comunicação social  de levar cultura e entretenimento para a população, de maneira livre, aberta e gratuita. 

Ao mesmo tempo em que reconhece a atuação do Ministério Público Federal em fiscalizar e  manter a ordem pública, no sentido de evitar atos que possam causar riscos ao combate da  pandemia da covid-19 no país. 

É necessário, no entanto, o entendimento do MPF sobre a exata participação das emissoras  quem detêm os direitos de transmissão da Copa América. Desta forma, todos os direitos  constitucionais serão reconhecidos e preservados.

Silvano Silva

Presidente ACAERT

 

ABERT

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) manifesta sua preocupação com a possibilidade de investigação de emissoras de TV detentoras dos direitos de transmissão dos jogos da Copa América.

Em um momento tão delicado de saúde pública, é inquestionável o cuidado do Ministério Público Federal – dentro do papel de agente fiscalizador e mantenedor da ordem pública – de apurar eventuais riscos que atos e ações, sejam de natureza desportiva ou não, possam causar no combate à pandemia.

No entanto, qualquer ação de fiscalização direcionada aos veículos de comunicação, que, sabidamente, não são organizadores e não possuem qualquer ingerência na realização do evento, configura flagrante violação à liberdade de programação das emissoras.

A divulgação do evento pelas emissoras de TV que detêm os direitos de transmissão se limita a cumprir o dever constitucional dos veículos de comunicação social de levar cultura e entretenimento para a população, de maneira livre, aberta e gratuita.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Onze 3

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!