Abril 28, 2021

CPI da Covid quer prefeito de Chapecó como convidado

CPI da Covid quer prefeito de Chapecó como convidado
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE CHAPECÓ

Entre os mais de 180 requerimentos de convocação e convites para participar da CPI da Covid no Senado, um chama a atenção além daqueles que miram no atual e nos ex-ministros da Saúde de Jair Bolsonaro: o do senador Ciro Nogueira (PP-PI), vice-líder do governo na casa, que sugere convidar o prefeito João Rodrigues (PSD), de Chapecó, para a defesa do tratamento precoce e do uso da cloroquina.

João, que recentemente fez apologia à forma de combate à pandemia, sem comprovação científica, como resultado para explicar o decréscimo de casos graves da doença no município, seria, ao lado da médica Nise Yamaguchi, porta-voz de uma das teorias de apoiadores de Bolsonaro, o que nos leva à constatação de que muita coisa, que ainda precisa ser aprovada, deverá gerar polêmica e desviar o foco dos trabalhos.

A CPI foi criada para investigar os repasses de recursos do governo federal e as ações no combate à pandemia, porém deriva para o objetivo de comprometer prefeitos e gover4nadores, em ação com caráter eleitoral, para tirar a mira do canhão do Palácio do Planalto.

Tanto que, na passagem da governadora interina Daniela Reinehr por Brasília, houve uma visita dela ao gabinete do senador Jorginho Mello (PL) e o assunto inevitável era uma convocação do governador, ora afastado, Carlos Moisés da Silva para dar explicações sobre como aplicou a verba enviada pela União.

 

Ele irá

Se vier o convite oficial, o prefeito João Rodrigues avisa que participará da CPI.

Seria uma volta ao Congresso e uma maneira de ficar mais próximo ainda do presidente Jair Bolsonaro, que aplaudiu a divulgação da João nas redes sociais, quando do anúncio do fechamento de leitos da enfermaria para tratamento no Centro de Eventos. 

 

Melhor que a encomenda

Na lista de desejos dos senadores governistas, aparece um pedido de Eduardo Girão (PODE-CE), que, além de informações de estados e municípios sobre o que receberam do Ministério da Saúde, pede a convocação da subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo.

Foi ela que isentou Moisés em um inquérito no STJ e ainda deu pitaco pesado em cima do relatório da CPI dos Respiradores, ao sustentar que não houve omissão nem atitude comissiva do governador no episódio do pagamento antecipado dos R$ 33 milhões por 200 ventiladores, junto à Veigamed, sem garantia de entrega.

 

O porquê

É que a subprocuradora-geral apura outros desvios nos estados e, na última segunda, denunciou o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e mais 17 por suposto envolvimento em um esquema de corrupção ligado ao enfrentamento da pandemia.

Moisés não entrou na lista negativa nem dela nem da Polícia Federal, tampouco no Superior Tribunal de Justiça, onde não restou ao ministro Benedito Gonçalves arquivar a investigação.

 

Memoriais

A defesa do governador Carlos Moisés da Silva juntou a investigação da Polícia Federal e o pedido da subprocuradora-geral da República, além do arquivamento determinado pelo ministro Benedito Gonçalves, nos memoriais enviados aos desembargadores do TJ e aos deputados estaduais que compõem o Tribunal Especial de Julgamento.

O advogado Marcos Fey Probst ainda frisou a relevância das declarações do delegado Luis Felipe Del Solar Fuentes, Diretor da DEIC, e esclarecimentos prestados pelo presidente do TCE, conselheiro Adircélio Moraes Ferreira Filho, que tratou do assunto viabilidade de pagamento antecipado de forma genérica em uma ligação telefônica com Moisés, para reforçar que o governador não foi omisso nem conhecia a existência da irregularidade antes de comunicado pelo então secretário Helton Zeferino (Saúde).

 

JULIO CAVALHEIRO/SECOM


NO ALTO VALE

No frenético ritmo de visitas nesta quarta (28), a governadora interina Daniela Reinehr passou por Rio do Sul, Blumenau e Chapecó. Na Capital do Alto Vale (foto), onde repassou mais de R$ 20 milhões em emendas impositivas dos deputados estaduais, Daniela teve a companhia de três dos 28 prefeitos da região, César Cunha (Agronômica), Gervásio Maciel (Ituporanga) e Solange Schlichting (Salete), além da vice de Rio do Sul, Karla Bastos Miguel, e de nenhum parlamentar. A justificativa deve ter sido a transmissão pela internet do evento, embora um outro assunto deva ter afastado pelo menos o deputado Milton Hobus (PSD), que preferiu a presença na sessão da Assembleia. Tudo por conta de uma história que virou meme nas redes sociais.

 

Motivação

O lamentável episódio onde um suposto agente da Lamborghini italiana, travestido de representante latino-americano da famosa montadora, pretendia montar carros elétricos na região do Alto Vale do Itajaí, embaçou o evento para muitos.

A companhia europeia processa o indivíduo por se passar por integrante da marca, Daniela apagou as referências a Gilson Pierri, que mora na Barra do Trombudo, distrito de Rio do Sul, e a quem recebeu em audiência sem saber se tratar de um falso signatário da proposta. O mesmo caminho foi seguido por Hobus na internet. Melhor esquecer tamanho constrangimento.

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Roberto Azevedo tem 36 anos de profissão. Estudou jornalismo na UFSC, de Florianópolis, e direito na FURB, de Blumenau. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, chefe de Redação, editor-chefe, gerente e diretor de Jornalismo, na RBS TV de Blumenau e Florianópolis, na TV Record de Florianópolis, na Rede TV Sul! e na TVBV (Barriga Verde, BAND); comentarista na RIC TV Record e na Record News, e colunista no Diário Catarinense (onde também foi editor de Política) e no Notícias do Dia, tendo blogs nas versões digitais das edições. Atuou nas rádios União de Blumenau e União FM de Florianópolis, e na Rádio Record da Capital catarinense. Além de ter uma coluna no Portal Making Of, desde setembro de 2016, faz comentários sobre política e economia na Rádio Cidade em Dia FM, de Criciúma, e na TVBV (BAND), de Florianópolis.
  • Youtube
MOF 3

Comentários

Onze 5

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!