17.3 C
fpolis
17 C
fpolis
quarta-feira, 25 maio, 2022

Cresce o número de empresas em SC, o marco das ferrovias e jornada premiada dupla

Últimas notícias
Cresce o número de empresas em SC, o marco das ferrovias e jornada premiada dupla

Cresce o número de empresas. O Estado registrou um saldo de 110.946 novos negócios no período que corresponde a 1º de janeiro até 30 de setembro de 2021, segundo dados apresentados pela Junta Comercial de Santa Catarina. O número, que é resultado de 161.688 constituições e 50.742 baixas, representa um crescimento de 29,62% em comparação a 2020, uma vez que, no mesmo período do ano passado, Santa Catarina contou com um saldo positivo de 85.589 registros mercantis. Já em relação a 2019, a alta é de 49,62% (74.149).

Ferrovia, antes tarde do que nunca. O Marco das Ferrovias segue para votação na Câmara dos Deputados e a expectativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que representa mais de 35 mil empresas e 148 associações empresariais no estado, é que este assunto tenha celeridade. Aprovado no Senado, o substitutivo ao projeto que cria o marco legal das ferrovias brasileiras (PLS 261/2018). O texto trata de novos instrumentos de outorga para ferrovias em regime privado, com participação mínima do Estado e contém ainda definições técnicas para harmonizar a legislação do setor. Segundo o diretor de infraestrutura da Facisc, Antônio Guimarães Neto, Litinho, esta notícia era bastante aguardada pelo setor produtivo porque o Brasil tem um grande déficit em ferrovias, “A participação do modal ferroviário é apenas 20%. O Governo Federal estima que com os investimentos que estão previstos e daqui uns 15 anos, a participação das ferrovias aumente para 35%”.

Prêmio Nacional. Destaque especial a jornalista Eonir Malgaresi, repórter da TV da Epagri, que foi a escolhida para representar Santa Catarina no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu. Ela foi premiada na categoria Profissional de Comunicação. O anúncio foi feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em evento. A entrega do prêmio aconteceu quarta-feira, 13. A premiação faz parte das comemorações dos 15 anos do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).

Prêmio Internacional. O doutorando Anderson Albino Gomes, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, ganhou o prêmio de melhor trabalho apresentado em um evento internacional on-line, que ocorreu de 4 a 8 de outubro. Gomes recebeu o Prêmio Fundape-SBBq de melhor pôster em Biologia Molecular apresentado por um estudante de pós-graduação. Com o título “Development of SARS-CoV-2 Spike protein binding peptides for covid diagnosis”, o estudo faz parte de um projeto, iniciado em 2020, para criar um novo kit de detecção do coronavírus.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Prefeitos e deputados do MDB pedem reunião para dar apoio a Moisés

Acabou a paciência com o presidente estadual Celso Maldaner e com o pré-candidato ao governo Antídio Lunelli depois da...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }