18.3 C
fpolis
18.3 C
fpolis
domingo, 29 maio, 2022

Crise hídrica! Vai faltar água?

Últimas notícias
Crise hídrica! Vai faltar água?

O Brasil amarga a maior crise hídrica dos últimos 91 anos. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, os reservatórios das regiões Centro-Oeste e Sudeste, atuam com apenas 23,01% de sua capacidade. Santa Catarina também segue em estado de alerta. 

Com a diminuição das chuvas, inclusive no período em que deveriam ter ocorrido com mais frequência e volume, as termelétricas a carvão são acionadas para auxiliar o sistema país afora, já que as hidrelétricas não conseguem sustentar o consumo, causando o encarecimento da conta de energia e provocando rodízios no abastecimento de água, na tentativa de diminuir o uso e evitar apagões e a suspensão do fornecimento de água por longos períodos.

Estudos feitos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp mostram que nas últimas décadas há um déficit de chuvas, com relação direta ao aquecimento global. Em outro estudo mais recente e inquietante, pesquisadores temem que até o fim do século 21, as chuvas no hemisfério sul diminuam em até 30%.

Não adianta ligar para São Pedro pedindo chuva e fechar os olhos para o desmatamento, as queimadas, a destruição desenfreada da natureza. O meio ambiente devolve os cuidados recebidos com abundância e a falta desses cuidados com a escassez ou os temidos desastres ambientais. Se a exploração e o lucro pretendido é no curto prazo, as consequências também chegam no curto prazo. Na última semana, o temor do Presidente Jair Bolsonaro era a crise de desabastecimento provocada pela falta de fertilizantes. Ele que fique atento, pois a crise de desabastecimento também poderá ser provocada pela falta de água e energia (das hidrelétricas) provocada pelo apagão das políticas públicas.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Jesse Koz e Shurastey serão homenageados com pintura e dog park em BC

O influenciador Jesse Koz e o cão Shurastey, que morreram em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, na...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }