18.1 C
fpolis
17.9 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

Dário se cansou do MDB

Últimas notícias
Dário se cansou do MDB
DIVULGAÇÃO

O caminho da filiação no PSB escolhido por Dário Berger é mais do que um desfecho no desgaste acumulado na relação entre o senador e ex-prefeito de Florianópolis com o MDB.

Dário não queria as prévias antecipadas para definir o candidato ao governo, cobrava respeito à biografia dele, principalmente sobre as vitórias políticas, o que o colocava à frente dos outros dois postulantes, o deputado federal Celso Maldaner, presidente da sigla, e o prefeito Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul.

Deu no que deu, e a provável entrada no PSB, com direito à foto, na sede em Brasília, com o presidente nacional Carlos Siqueira, o ex-governador Márcio França, de São Paulo; e o ex-deputado Cláudio Vignatti, presidente estadual da legenda, foi o resultado do que muitos esperavam: Dário buscou um caminho para ser candidato ao governo.

O senador segue uma tendência de neoapoiadores do petista Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, como o ex-governador e presidenciável Geraldo Alckmin, esperado de braços abertos entre os socialistas.

 

Alinhados

Para Dário (então no MDB) e o irmão Djalma (então no PSB), ex-deputado e prefeito de São José, estar ao lado de Lula não é novidade alguma, tanto que, da relação política, até cargo de secretária de Ação Social na administração josefense foi assegurado à filha do ex-presidente, Lurian.

Dário costumava fazer uma comparação de que havia uma regra de mudança mundial com pessoas que batalharam para chegar ao poder quando ele estava na prefeitura de Florianópolis, Lula no Planalto e Barack Obama na presidência dos EUA, comparação que rende controvérsias até hoje.   

Detalhe: Djalma Berger presidiu o PSB em Santa Catarina, uma espécie de partido-satélite dos Berger, em 2008.

 

Característica

Dário não esquenta muito em partido, com a filiação no PSB estará na sétima sigla, se considerar que, antes de ser vereador pelo PL, em São José, foi filiado ao PTB e ao PDS.

Os demais foram: PL (1987-1991); PFL (1991-2003); PSDB (2003-2007) e MDB (2007-2022).

 

MDB aguarda

O presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner, disse que o partido aguarda a desfiliação de Dário, que não foi assinada ainda, já que o senador quer um prazo para se decidir até o dia 10 do mês que vem.

Caso se confirme a saída, Celso confirma que estará cancelada a prévia da sigla, marcada para o dia 19 de fevereiro, e que o prefeito Antídio Lunelli será o candidato emedebista ao governo.

Perguntado sobre o futuro, Celso declarou que pensa em ser “governador, vice e senador”, tudo a que tem direito, mas que o momento exige a prioridade para o MDB e não para projetos pessoais, além de elogiar Antídio, que, segundo o presidente, não tem marcas políticas e desgastes “como eu e o Dário”.   

Roberto Azevedo
Roberto Azevedo tem 37 anos de profissão. Estudou jornalismo na UFSC, de Florianópolis, e direito na FURB, de Blumenau. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, chefe de Redação, editor-chefe, gerente e diretor de Jornalismo, na RBS TV de Blumenau e Florianópolis, na TV Record de Florianópolis, na Rede TV Sul! e na TVBV (Barriga Verde, BAND); comentarista na RIC TV Record e na Record News, e colunista no Diário Catarinense (onde também foi editor de Política) e no Notícias do Dia, tendo blogs nas versões digitais das edições. Atuou nas rádios União de Blumenau e União FM de Florianópolis, e na Rádio Record da Capital catarinense. Além de ter uma coluna no Portal Making Of, desde setembro de 2016, faz comentários sobre política e economia na Rádio Cidade em Dia FM, de Criciúma, e na TVBV (BAND), de Florianópolis.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Com vibração de Gean, Topázio e Bornhausen se filiam no PSD

Partido que já definiu o apoio ao ex-prefeito Gean Loureiro, pré-candidato do União Brasil ao governo, o PSD estendeu...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }