Enderson Moreira, o terceiro técnico do Avaí no ano, faz sua estreia na noite desta sexta-feira (9), às 19h15min, contra o Operário-PR. É a última esperança do Leão da Ilha para virar o jogo e voltar a brigar pelo acesso à Série A. O futebol azurra fracassou até o momento sob o comando de Eduardo Freeland, o executivo de futebol que chegou ano passado para dar qualidade ao grupo em suas decisões e trazer resultados em campo. Nada disso aconteceu. Um erro atrás do outro.
Repetidos
A dispensa de Willian Pottker e Ademilson é um belo exemplo, além da demissão de todos os técnicos que contratou no período. Quando saem dois jogadores que vinham sendo aproveitados e tinham contratos longos, é sinal que algo não estava funcionando bem. A responsabilidade foi colocado nos ombros de Gilmar Dal Pozzo, e dispensado. Mas não é bem assim. Alguém tem que ser cobrado por estes erros, que podem trazer muitos prejuízos financeiros ao clube.
Quem paga?
O torcedor do Avaí está preocupado e com razão com os últimos acontecimentos na Ressacada. Quando Dal Pozzo assumiu o comando há três meses, os salários estavam atrasados. A diretoria à época disse que havia problema com o fluxo de caixa. Mais tarde chegou aporte da Liga Forte. A situação financeira, porém, é sempre uma preocupação e deveria ser também do Conselho Deliberativo, num momento em que o clube avança com a recuperação judicial.
Decisão
Figueirense tem uma decisão contra o Londrina, apertado pelo fato de estar fora do G-8. Só a vitória interessa e nesse clima de decisão tenta lotar o Scarpelli e criar clima favorável para continuar respirando na competição. Voltam os titulares, mas o Londrina, também candidato a uma vaga, vem para não perder. Claudinei Oliveira, técnico do Tubarão, conhece o Figueira e o Scarpelli. É vencer ou vencer.
Promoção
A direção do Figueirense promove ações em torno dos jogos decisivos em Florianópolis contra Londrina neste domingo e São José no outro fim de semana. É a última carroça em busca da classificação. Mas precisa lotar o Scarpelli para empurrar a equipe rumo à vitória. Promoção de ingressos e tem chope em dobro para o torcedor. Tudo vale a pena, mas o importante é a tijme mostrar que pode chegar lá.
Frustrados
O VAR no Brasil é uma piada. Árbitros frustrados que queriam estar no gramado e atrapalham nas refrigeradas salas de vídeo. Enxergam o que ninguém vê. Usam mal os recursos da tecnologia. Daniel Nobre Bins (RS) complicou a arbitragem de Rafael Rodrigo Klein, que não teve a coragem de confrontá-lo, na expulsão de Gregore, do Botafogo contra o Bahia. Wagner Ridway , no jogo Palmeiras x Flamengo, teve interferências ruins. Até achou um gesto lamentável do Abel Ferreira. Deixem os árbitros de campo trabalhar, incompetentes do VAR.
Superação
Quando ninguém acreditava, o sonho das meninas do futebol feminino do Brasil pode se tornar realidade. Sábado (10) a Seleção Brasileira faz a final dos Jogos Olímpicos contra os Estados Unidos a partir do meio-dia. Quem sabe com a conquista da inédita medalha de ouro. Ninguém acreditava no grupo após a demissão da sueca Pia Sandhage. A solução estava em casa. Há um ano assumiu Arthur Elias, 42 anos, que estava no Corinthians com trabalho de cinco anos de sucesso.
Veja o que ele disse quando assumiu o cargo: ” Tenho certeza de que poderemos em pouco tempo mudar a realidade do futebol feminino no Brasil. A minha missão é trazer resultado a curto prazo nos Jogos Olímpicos. A seleção brasileira precisa voltar a ser protagonista mundial e esse é o nosso objetivo”. Bem isso que tá vivendo agora. O resultado é confiar no trabalho e para isso mostrou competência. Vamos todos torcer pelo ouro, pois a prata já está na mão.
O Estadual Não profissional, espécie de quarta divisão de Santa Catarina, tem oito participantes, que jogarão em formato eliminatório a partir de oito de setembro. Os detalhes foram definidos no Conselho Técnico, realizado na Federação Catarinense de Futebol. A Grande Florianópolis terá dois representantes: Náutico, do Balneário dos Ingleses pega o Floresta, de Pomerode, enquanto o Bela Vista, de Barreiros, pega o Serbi, de Joinville. Emoções à vista.
Auge
O futebol masculino do Brasil não está na final, mas teremos um forte representante: o árbitro Ramon Abatti Abel (FIFA-SC) vai comandar a final do futebol masculino dos Jogos Olímpicos entre França x Espanha, sexta-feira (9/8), às 13 horas, no lendário Parque dos Príncipes, em Paris. Ramon representa o auge da arbitragem catarinense, que cresceu demais na gestão do falecido Marcos Antônio Martins.
Ramon teve destacada atuação nestas Olimpíadas. A final será o quarto jogo de trabalho do catarinense. Foi o árbitro principal de Estados Unidos e Zâmbia, na abertura. Foi quarto árbitro no confronto entre Israel e Paraguai, pelo Masculino. Dirigiu na terceira rodada o duelo entre Marrocos e Iraque (mas).
Catarinense B
Vamos conhecer no fim de semana os dois novos integrantes da Série A do Campeonato Catarinense. Santa Catarina, equipe de Rio do Sul, está bem perto. Venceu o primeiro jogo por 1 x 0 e recebe o Camboriú no Estádio Alfredo João Krieck para confirmar o acesso. A equipe do técnico Sargentim faz uma campanha invicta e merece a conquista. No outro confronto, o Juventus de Jaraguá do Sul ganhou do Caravaggio e vai tentar manter a vantagem no Sul do Estado. Teremos jogo duro.
Criciúma
Um desafio importante no sábado, 16h, no Castelão diante do Fortaleza para subir na tabela. Está na 12ª colocação e tem futebol para evoluir. Vem fazendo grande campanha e com futebol de qualidade. Mostrou na vitória sobre o Atlético-MG e tem ainda um jogo a menos que os demais.
Rebaixamento
Chapecoense e Brusque estão numa luta ferrenha contra o rebaixamento na Série B e a dupla tem novos desafios no fim de semana em jogos que são sempre uma incógnita. A Chapecoense visita o Ituano e precisa da vitória para respirar na competição. Vencer e torcer contra o Botafogo-SP e as demais equipes ali embaixo. O Brusque joga nesta sexta-feira (9) contra o Mirassol. Desafio de pegar uma equipe que briga no G-4.
Vale ouro
Ana Patrícia e Duda estão na final do vôlei de praia dos jogos olímpicos ao passarem pela dupla australiana Mariafe e Clancy no tie-break. Muita emoção. Vale tanto quando a medalha do vôlei de quadra feminino, que vai disputar o bronze depois de ficar nos EUA. A final será contra a dupla canadense Melissa e Brandie nesta sexta-feira (9), às 17h30min.
Vinícius Eutrópio
O técnico Vinícius Eutrópio, professor da CBF Academy, foi o convidado do Debate da Pan na quinta-feira (8). Destacou a importância do início do trabalho em qualquer clube que troca seu comandante. Qualquer desafio precisa ter grupo comprometido. Nesta fase de Avaí e Chapecoense, que trocou de técnico e promove a estreia de Tcheco, é preciso sempre valorizar os atletas que estão no clube. Recuperá-los para buscar o resultado. Qualquer grande mudança é prejudicial. Muito cuidado nessa hora. Alerta de quem conhece.