Também na sessão de terça-feira, 7, o deputado estadual Jessé Lopes (PL) subiu na tribuna para mostrar uma foto de uma mulher nua com uma criança em um evento da Udesc. Segundo o deputado, a imagem foi retirada do site do Centro de Arte, Design e Moda (Ceart) daquela universidade.
Por causa de inúmeros eventos como este, Jessé Lopes decidiu dar entrada na Alesc com um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) pedindo que a Udesc seja transformada em uma universidade filantrópica no mesmo modelo das universidades conveniadas ao sistema Acafe.
Uma universidade filantrópica é uma instituição de ensino superior privada que reinveste seu excedente financeiro na própria instituição e na oferta de bolsas de estudo, com o objetivo de ampliar o acesso à educação de qualidade sem visar o lucro.
Para ser reconhecida como tal, precisa comprovar atividades de assistência aos carentes, não gerar lucros e não remunerar seus dirigentes, recebendo em troca benefícios fiscais e o título de entidade beneficente.
Na sua fala, o deputado do PL disse que “sabe por que que acontece esse tipo de coisa aí só em universidades públicas? Porque a iniciativa privada não investe em porcaria, porque a iniciativa privada só investe em coisas que trazem prosperidade”.
Segundo Lopes, a Udesc “virou um mar de oportunidade para fracassados, pra sacanagem e pra fracassados”. Ele disse também que “a Udesc tá se tornando e se transformando no mesmo pulgueiro que a UFSC”.
Já na postagem que fez na sua rede social, Jessé Lopes escreveu que “o que acontece em nossos espaços públicos tem que ser fiscalizado, doa a quem doer. Enquanto eu for parlamentar, não vou permitir que o dinheiro do contribuinte financie espetáculos toscos e afrontosos para agradar uma minoria barulhenta. Contem comigo para resgatar nossa universidade e nosso ensino público, esses espaços devem ser habitados por quem tem competência e capacidade de contribuir para a melhoria de toda a sociedade”.
Veja um trecho do pronunciamento de Jessé Lopes (PL) na Alesc:









